Olá, boa noite :) Vocês sabem qual a diferença entre Educação e Educação Básica, existem estes 2 cursos na Universidade do Minho, e estou indecisa entre os dois, se me puderem ajudar, agradeço! :)
Olá BC18, eu também como estou inclinada em me candidatar em Educacao na Uminho e não sabia em que consistia o curso então perguntei e procurei e o que posso dizer é que Educação básica é mais virada para o ensino, ou seja se quiseres ser professora da primária e assim..
Por outro lado, a Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.
As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:
a)
Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.
b)
Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mais precisamente, o processo de gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.
c)
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.
E é isto, espero ter ajudado (: