Educação social ou serviço social ?

Brbs97

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Olá ! estou com dúvidas no curso que quero escolher .
será que alguém me pode explicar a diferença que há entre educação social e serviço social ?
quais as saídas profissionais de cada curso ?! obrigado

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Não frequento nenhum desses cursos, no entanto, através do conhecimento que em mim foi investido através de uma célere pesquisa no Google, creio poder ajudar. Expor-te algumas coisas sobre ambos os cursos, pelo menos. Porque a escolha depende unica e exclusivamente da tua pessoa e da tua vocação.

1. Serviço social: constitui-se como um mecanismo primordial, e amplamente reconhecido, na resposta a necessidades e problemas sociais, complexos e transversais, no planeamento, avaliação e execução de políticas sociais, bem como na construção de estratégias integradas de reconstituição da coesão social e de efectivação do desenvolvimento humano e territorial (segundo a página da Universidsde de Coimbra relativa a este curso).
Saídas:

- Segurança Social (planeamento e intervenção comunitária; menores em risco; adopção; execução, planeamento e avaliação de políticas sociais; emergência social; estudos e avaliações, entre outros);
-Autarquias (intervenção comunitária; acção social escolar; habitação; estudos e projectos de intervenção social local, entre outros);
-Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Associações de Desenvolvimento Social e Comunitário;
-Saúde (intervenção em contexto hospitalar; projectos de prevenção; comportamentos de risco, entre outros);
-Educação (Serviços de Psicologia e Orientação; acção social escolar; centros de formação, entre outros);
-Justiça (Instituto de Reinserção Social – adultos e menores delinquentes; estabelecimentos prisionais; gabinetes de apoio a vítimas);
-Trabalho e Emprego (centros de emprego; empresas e serviços públicos e privados; empresas de inserção e cooperativas, entre outros);
-Docência e Investigação (ensino superior).

2. Educação social:
(Não encontrei nenhuma descrição relativamente ao intuito do curso, todavia, creio que seja possível compreender do que este trata através das suas saídas profissionais).
Saídas:

-Serviços orientados para apoio a pessoa idosa (exemplos: lares, apoio domiciliário, centros de dia, universidade sénior);
Serviços de ação socioeducativa relativos a contexto comunitário/familiar (exemplos: câmaras municipais, juntas de freguesia);
-Terceiro sector, que inclui organizações da sociedade civil de interesse público (exemplos: associações culturais/sociais/recreativas de natureza social solidária, organizações não governamentais);
-Serviços de promoção e proteção à infância/juventude (exemplos: centros de acolhimento temporário, lares de infância e juventude, lares especializados, comissão de proteção de crianças e jovens);
-Serviços orientados para pessoa com incapacidade/deficiência (exemplos: centros de atividades ocupacionais para pessoas com incapacidades específicas nas áreas; intelectual, motora e similares, intervenção precoce);
-Serviços socioeducativos relativos a contexto escolar ou afim (exemplos: escolas, atelier de tempos livres, ludotecas, instituições particulares de solidariedade social com valência educativa, centros de formação e educação de adultos);
-Serviços de (re)inserção social (exemplos: estabelecimento prisional, centro educativo, centro de apoio/acolhimento a imigrantes);
-Serviços na área da saúde (exemplos: hospitais e centros de saúde).

Honestamente acho que são cursos relativamente parecidos, mas enquanto que a educação social tem uma vertente que, como o nome indica é mais educativa, o serviço social surge como um mecanismo de apoio para concretizar questões políticas e jurídicas relativas à esfera social.

Espero ter ajudado e que corra tudo bem!

coelho2000

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá, eu pretendo candidatar-me a um destes cursos mas gostava de saber mais sobre cada um e se alguém tiver aí que esteja em alguém destes cursos me diga o que está a achar sff, quero ir para Leiria,Lisboa ou Santarém mas tenho muito medo de não conseguir entrar

gabriol

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2018
Olá boa tarde a todos,

Alguem me consegue ceder o projeto e relatorio de estagio de Serviço Social?

gostava de ter umas luzes do que posso fazer.

Cumprimentos.