Educação

sofia rocha

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antropologia
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ola, sou aluna do 12 ano de humanidades, e como varias pessoas ando confusa com os cursos etc. alguém me sabe explicar no que consiste o curso de educação na universidade do minho e quais as saidas profissionais? obrigada
 

Gomes

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ola, sou aluna do 12 ano de humanidades, e como varias pessoas ando confusa com os cursos etc. alguém me sabe explicar no que consiste o curso de educação na universidade do minho e quais as saidas profissionais? obrigada
Olá Sofia :)
A Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.

As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:

a) Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.

b) Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mais precisamente, o processo de gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.

c) Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.

O curso articula muito bem a teoria com a prática, existe a preocupação de em cada UC os alunos aprofundarem os conhecimentos com trabalhos práticos e de campo, que muitas vezes implica a visita de instituições e entrevistas de profissionais da área. Já no 3º ano, cada aluno deve escolher um contexto para realizar o seu projeto, que vai desenvolver ao longo do ano. Primeiro estuda o contexto e posteriormente concebe um plano de intervenção, que posteriormente implementa e avalia, sempre com a ajuda de um acompanhante na instituição onde é acolhido e um professor da Universidade. O curso enfatiza muito os trabalhos em grupo e individuais de natureza reflexiva, permitindo que cada aluno assuma um papel ativo na sua formação.

Já no segundo ano do mestrado em Educação (que quem quiser pode frequentar após terminar a licenciatura em Educação ou outras) fará um estágio com a duração de um ano, que culminará no desenvolvimento do respetivo relatório.
Portanto, este é um curso que procura alicerçar a teoria com a prática, formando profissionais de Educação conscientes das problemáticas e desafios atuais. Terminei este ano a Licenciatura em Educação e gostei bastante de a frequentar.

Mais dúvidas diz :)

Mais informações podes consultar aqui:
http://www.ie.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=168
 
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sofia rocha

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Olá Sofia :)
A Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.

As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:

a) Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.

b) Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mas precisamente a importância e estratégias da gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.

c) Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.

O curso articula muito bem a teoria com a prática, existe a preocupação de em cada UC os alunos aprofundarem os conhecimentos com trabalhos práticos e de campo, que muitas vezes implica a visita de instituições e entrevistas de profissionais da área. Já no 3º ano, cada aluno deve escolher um contexto para realizar o seu projeto, que vai desenvolver ao longo do ano. Primeiro estuda o contexto e posteriormente concebe um plano de intervenção, que posteriormente implementa e avalia, sempre com a ajuda de um acompanhante na instituição onde é acolhido e um professor da Universidade. O curso enfatiza muito os trabalhos em grupo e individuais de natureza reflexiva, permitindo que cada aluno assuma um papel ativo na sua formação.

Já no segundo ano do mestrado em Educação (que quem quiser pode frequentar após terminar a licenciatura em Educação ou outras) fará um estágio com a duração de um ano, que culminará no desenvolvimento do respetivo relatório.
Portanto, este é um curso que procura alicerçar a teoria com a prática, formando profissionais de Educação conscientes das problemáticas e desafios atuais. Terminei este ano a Licenciatura em Educação e gostei bastante de a frequentar.

Mais dúvidas diz :)

Mais informações podes consultar aqui:
http://www.ie.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=168

muito obrigada pela informação :)
 

Gomes

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28 Junho 2015
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sabes me dizer nas condiçoes de acesso qual a percentagem da media de secundario e dos exames
Olá! Não encontrei informação sobre este ano, penso que ainda vá ser divulgada. Mas seguindo a linha dos anos anteriores penso que a percentagem será distribuída assim: 60% média do ensino secundário 40% prova de ingresso (Português ou História ou Biologia e Geologia).
 

sofia rocha

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Curso
antropologia
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uc
Olá! Não encontrei informação sobre este ano, penso que ainda vá ser divulgada. Mas seguindo a linha dos anos anteriores penso que a percentagem será distribuída assim: 60% média do ensino secundário 40% prova de ingresso (Português ou História ou Biologia e Geologia).
muito obrigada pela informaçao
 

Gomes

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28 Junho 2015
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tenho uma dúvida. educação dá na mesma para seguir ensino ou têm de ser mesmo educação básica?
A Licenciatura em Educação forma Técnicos Superiores de Educação/Formação. Este curso não forma professores.

A Licenciatura em Educação Básica permite a progressão para mestrados que habilitam para a docência (do pré-escolar ao 2º ciclo).
 

AS25

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3 Junho 2016
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Curso
Ciências Farmacêuticas
Qual o melhor curso de educação básica na zona de Lisboa? O da Eselx é bom? Vejo muitas alunas a queixarem-se no Facebook mas não conheço mais nenhum na zona de Lisboa a não ser no ensino privado e tinha ideia de que era bem conceituado.