Eleições Europeias 2019 - Desta vez eu voto!

Estás a pensar votar na próximas Eleições Europeias?

• Sim

Votes: 156 56.1%
  • Não

Votes: 23 8.3%
  • Ainda não decidi/Não posso votar ainda

Votes: 99 35.6%

• Total voters
    278

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
O debate de ontem foi muito produtivo. Falou-se de Europa, que é o que importa nestas eleições (política interna também tem que ser discutida, mas vamos deixá-la para o momento próprio).
Os comentadores disseram a seguir, e eu concordo plenamente: algum daqueles partidos vai eleger deputados. Creio que há, entre os portugueses, alguma insatisfação com os partidos do arco do regime. Não é que eles não sejam importantes, mas está mais que claro que (45 anos depois), já esta na hora de se renovarem. A entrada de novas forças políticas pode impulsionar isso.

Nunca é tarde para apelar ao voto nas eleições europeias mais importantes da história. Nas legislativas, não tenho grandes dúvidas: vai haver alterações nunca antes vistas em democracia no nosso parlamento. Vai passar a ter mais forças políticas e vai ter que forçar a mais consensos. Não baixemos a guarda e estejamos atentos a todos os pormenores, quer nacionais, quer europeus.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Nós Cidadãos e Iniciativa Liberal (principalmente este último) chamaram-me atenção.
Concordo. A juntar a isso, a Iniciativa Liberal tem feito um trabalho muito interessante de comunicação nas redes sociais.

Os comentadores disseram a seguir, e eu concordo plenamente: algum daqueles partidos vai eleger deputados.
E isso só vai ser positivo. Desde que não seja o André Ventura.

Nunca é tarde para apelar ao voto nas eleições europeias mais importantes da história. Nas legislativas, não tenho grandes dúvidas: vai haver alterações nunca antes vistas em democracia no nosso parlamento. Vai passar a ter mais forças políticas e vai ter que forçar a mais consensos. Não baixemos a guarda e estejamos atentos a todos os pormenores, quer nacionais, quer europeus.
#DestaVezEuVoto 🗳 🇪🇺

deltabit

Membro Veterano
Matrícula
31 Janeiro 2016
A unica forma de algum destes partidos ganhar é a malta jovem contrariar as gerações mais velhas que continuam a votar no clube.

• Like
Reactions: davis

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
E isso só vai ser positivo.
A unica forma de algum destes partidos ganhar é a malta jovem contrariar as gerações mais velhas que continuam a votar no clube.
Eu também acredito que sim. Partidos não são clubes. O arco do regime tem feito muita asneira, e tem que ser penalizado por isso. Em democracia, quem o pode fazer somos nós.
E isso pode levar a que eles se renovem, se abram e voltem a ser produtivos para o país.

• Like

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
@davis, aproveito para perguntar, não terás por acaso conhecimento de algum sítio onde se mantenha uma lista de debates e respectivos participantes? É que já vejo tantos espalhados que não sei quais seguir. De facto, o debate de que mais gostei foi o dos pequenos partidos. (Alguns) são uma lufada de ar fresco pelo discurso novo que fazem. Para mim, a maior vantagem é estarem desprendidos dos interesses instalados (embora estes se instalem relativamente depressa...)

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis, aproveito para perguntar, não terás por acaso conhecimento de algum sítio onde se mantenha uma lista de debates e respectivos participantes? É que já vejo tantos espalhados que não sei quais seguir. De facto, o debate de que mais gostei foi o dos pequenos partidos. (Alguns) são uma lufada de ar fresco pelo discurso novo que fazem. Para mim, a maior vantagem é estarem desprendidos dos interesses instalados (embora estes se instalem relativamente depressa...)
Também acho que esse debate foi mais interessante, pelos motivos que referes e também já identificados em cima pelo @LBlackMoon .

No que toca aos debates na TV, o que tenho conhecimento é isto:

SIC:
  • 1 de Maio na SIC / SIC Notícias: Debate entre Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS), João Ferreira (CDU), Marisa Matias (BE) e Marinho Pinto (PDR):
  • 7 de Maio na SIC / SIC Notícias: Debate Rui Tavares, do Livre; Ricardo Arroja, da Iniciativa Liberal; Paulo Almeida Sande, do Aliança; Paulo Morais, do Nós Cidadãos!; Francisco Guerreiro, do PAN; André Ventura, do Basta!; e Luís Júdice do PCTP/MRPP.

RTP1:
  • 29 de Abril na RTP1 às 22h: “Debate europeias” com a presença de antigos eurodeputados:
  • 6 de Maio na RTP1 às 22h: “Debate europeias” com a presença dos mandatários dos partidos com assento em Bruxelas e Estrasburgo:

Próximos debates:
  • 13 de Maio na RTP1: Debate entre todos os 12 candidatos de partidos sem assento parlamentar.
  • 20 de Maio na RTP1 às 21h: Debate entre Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS), João Ferreira (CDU) e Marisa Matias (BE), emitido a partir do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

RTP3:

Estão a fazer debates aos pares com os cabeças de lista:
  • 2 de Maio: Marisa Matias (BE) e Nuno Melo (CDS):
  • 3 de Maio: João Ferreira (CDU) e Paulo Rangel (PSD):
  • 4 de Maio: Nuno Melo (CDS) e Pedro Marques (PS):
  • 6 de Maio: João Ferreira (CDU) e Pedro Marques (PS):
  • 7 de Maio: Nuno Melo (CDS) e Paulo Rangel (PSD):
  • 8 de Maio: Marisa Matias (BE) e João Ferreira (CDU):
  • 9 de Maio: Marisa Matias (BE) e Pedro Marques (PS):

Faltam 3 ainda.

TVI:
  • 8 de Maio: debate a caminho das europeias com Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS), João Ferreira (CDU), Marisa Matias (BE) e Marinho Pinto (PDR):

-- // --

Estou a preparar pelo menos 2 artigos no Uniarea para esta recta final da campanha de apelo ao voto:

1) Guia Detalhado do voto antecipado (42% dos alunos do ensino superior são deslocados (+113 mil), pelo que acredito que muitos não consigam ir a casa vota no fim de semana de 26. Além disso, o voto antecipado este ano foi super simplificado (finalmente...! 🙏), pelo não há mesmo motivo para não votar. A partida coloco este no site amanhã.

2) Tudo o que precisas de saber sobre as eleições europeias (como votar, como funcionam as eleições, quem são os candidatos, onde posso ler os programas de cada um, etc.). Não estava a pensar meter aqui os vídeos de debates, mas não é mal pensado. 🤔 Devo publicar este artigo na próxima 3ª ou 4ª feira.

Se tiverem ideias de mais conteúdos que vos possam ser úteis ou como podemos continuar a apelar ao voto nestas últimas 2 semanas até às europeias estejam à vontade.

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
É pena que esse link do debate da TVI comece a meio do debate...Não tive oportunidade de o ver e queria.

Anyway, há uns dias fiz o tal compasso político que meteram aí e, ao contrário do que se tem visto pela malta daqui, deram-me partidos de esquerda em primeiro lugar. Os quatro primeiros foram PS, BE, PAN, LIVRE...por esta ordem.

Pelos programas de cada partido, pelo AMA do reddit do Rui Tavares, e pelo que o mesmo mostrou no debate da SIC (mostrou-se sempre bastante preparado e nota-se que é uma pessoa que faz as coisas), devo votar no LIVRE. O Nós Cidadãos também me parece ser um projeto interessante, though.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Regozijo em saber que conviverias bem com o MRPP no Parlamento Europeu, Davis.. 😂😂😂
Confesso que comentei isso só tendo em mente os partidos não representados que segundo as sondagens têm possibilidade de eleger um. 😅Felizmente como o MRPP não é um deles, nem o PNR.

-- // --

Como prometido, fica aqui o tudo o que precisam de saber sobre voto antecipado:

É especialmente útil para alunos deslocados que não consigam/queiram ir a casa nesse fim de semana.

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Confesso que comentei isso só tendo em mente os partidos não representados que segundo as sondagens têm possibilidade de eleger um. 😅Felizmente como o MRPP não é um deles, nem o PNR.
Estava a brincar contigo :p
Debate que para mim importa é com partidos fora do sistema e com este já me decidi: Debates Europeias 2019 Episódio 4 - de 13 Mai 2019 - RTP Play - RTP
Foi bom? Ontem não consegui ver, porque hoje tenho uma frequênciazita. Mas quero ver se no fim de semana consigo ver.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Debate que para mim importa é com partidos fora do sistema e com este já me decidi: Debates Europeias 2019 Episódio 4 - de 13 Mai 2019 - RTP Play - RTP
Foi bom? Ontem não consegui ver, porque hoje tenho uma frequênciazita. Mas quero ver se no fim de semana consigo ver.
Só consegui ver hoje, e até nem foi mau. Discutiu-se Europa, com ideias dentro de todos os espectros possíveis.

Nota positiva: Iniciativa Liberal, Livre, Aliança, PAN.

Nota negativa: PCTP/MRPP, MAS, Nós, Cidadãos!, PTP (o rapaz não esta muito preparado...).

Não há nota possível: PURP (??!??), PNR (??!??), Basta (não apareceu) e PDR (não apareceu).

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Pessoal, quem vai votar pela primeira vez tem conselhos do que é preciso?
Já sei em quem vou votar (e sim, já não sou mais esquerdista como era no secundário)...
#Basta #PNR #NaoVamosDeixarAEuropaSerUmaUniaoSovieticaOuCubaOuVenezuela #ForaBE #ForaCDU #ForaPCTP
Basta o teu cartão de cidadão.

• Like
Reactions: 0beron and davis