Em que ocasiões se usa o traje académico?

droni

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2021
Olá, eu queria saber em que ocasiões se usa o traje académico? E se eu entrar na FCUL só irei participar em atividades da praxe com alunos da FCUL?

Última edição:
Olá, eu queria saber em que ocasiões se usa o traje académico?
Depende das Universidades. Na maioria das universidades, usa-se nos primeiros dias do ano, na Praxe (não os caloiros), e na Queima das Fitas/Semana Académica/Enterro/whatever.
Em Coimbra, nós usamos com alguma frequência. Usamos praticamente todos os dias na primeira semana de aulas, usamos na Latada, na Queima, na Praxe, quem está nas tunas usa nas atuações, quem está na associação académica usa em "cerimónias", manifestações, etc; e às vezes usamos em dias normais só porque sim.
Eu estou no 3.° ano, e no outro dia lembrei-me de tentar contar as vezes que usei, e deu pelo menos 59.

Olá, eu queria saber em que ocasiões se usa o traje académico? E se eu entrar na FCUL só irei participar em atividades da praxe com alunos da FCUL?
Depende acima de tudo da tua própria vontade. Na Universidade do Minho, para os seguidores do Código da Praxe, consta o seguinte no mesmo:
"O Traje representa a Universidade e os seus membros, e como tal deve ser respeitado e
devidamente envergado. Todos os estudantes devem usá-lo sempre que tal lhes aprouver, sendo
especialmente aconselhado o seu uso em todas as cerimónias e festividades académicas, sempre que se
pretender Praxar, quando em representação Universitária.
Não é, no entanto, necessário qualquer motivo especial para envergar o Traje, sendo prova de
uma incrível falta de Academismo pretender que deva ser usado apenas em determinados dias, ou em
ocasiões consideradas especiais. Mais ainda, será prova de séria incompetência mental perguntar a um
estudante porque está trajado, já que não é necessário motivo algum para tal.
Os caloiros podem, mais ainda devem usar o Traje Académico; no entanto, são lhes impostas
certas condições. A esse respeito leia-se o Capítulo IV, em que se trata dos regulamentos de tais
criaturas.
Reconhecendo a importância do traje para a Academia e ao longo da vida académica, cabe a
cada um seguir as normas de bem trajar e zelar para que estas sejam cumpridas por todos."

Hello
Independentemente das histórias que inventarem usas o traje quando quiseres, Normalmente eu usava 2 vezes por semana só para ir as aulas. Há ocasiões em que és obrigado a usar, nomeadamente na praxe, mas de resto usas quando queres, desde que cumpras as regras a ele associadas.
Post automatically merged:

Hello
Independentemente das histórias que inventarem usas o traje quando quiseres, Normalmente eu usava 2 vezes por semana só para ir as aulas. Há ocasiões em que és obrigado a usar, nomeadamente na praxe, mas de resto usas quando queres, desde que cumpras as regras a ele associadas.
Quanto aos alunos que podes praxar, normalmente podes da tua Universidade independientemente da faculdade.
Post automatically merged:

Depende das Universidades. Na maioria das universidades, usa-se nos primeiros dias do ano, na Praxe (não os caloiros), e na Queima das Fitas/Semana Académica/Enterro/whatever.
Em Coimbra, nós usamos com alguma frequência. Usamos praticamente todos os dias na primeira semana de aulas, usamos na Latada, na Queima, na Praxe, quem está nas tunas usa nas atuações, quem está na associação académica usa em "cerimónias", manifestações, etc; e às vezes usamos em dias normais só porque sim.
Eu estou no 3.° ano, e no outro dia lembrei-me de tentar contar as vezes que usei, e deu pelo menos 59.
Só uma correção, na Universidade de Coimbra o caloiro pode e deve usar capa e batina independentemente de ser praxista ou não.
Cumprimentos