Empregabilidade Ciência política e RI

Catarina_de_lourenco

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2023
Olá! Terminei o 12° em humanidades este ano, e estou a fazer os exames por esta altura. Desde o início do secundário que idealizei Ciência Política e Relações Internacionais como curso escolhido. Contudo, nestes últimos meses houve muita gente, nomeadamente professores, a dizerem-me que é um curso com pouca saída. Será verdade? Alguém que tenha tirado este curso que possa falar um pouco como foi a entrada no mercado de trabalho?
Obrigada:)

olá! estou a cursar ainda o curso de ciência política em lisboa, mas posso falar-te um pouco sobre esse assunto; admito que seja uma área em que não vais ter a mesma facilidade que outras (nomeadamente ligadas às tecnologias, informática, etc) em encontrar logo uma posição que te satisfaça, mas não quer dizer que não haja opções lá fora; diria que é preciso seres uma pessoa proativa (procura estágios, opções de voluntariado, tenta entrar nas assossiações de estudantes, etc), consigas alargar o teu networking a pessoas mais influentes e estar atenta às ofertas de bolsas de investigação e coisas do género; cada vez há mais agente a apostar na parte referente à análise de dados sociais (normalmente nestes cursos existem cadeiras ligadas à análise de dados com recurso ao SPSS, excel, etc); por fim, diria que é um curso que só fica completo, a longo prazo, com um mestrado/pós-graduação. espero que mais gente escreva a sua experiência sobre este assunto aqui. :)
Obrigada pelo feedback! :D

• Like
Reactions: gyiida