Encerramento das candidaturas e receber o certificado do ensino secundário no mesmo dia???

   

FutureSoftDev

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2026
Mensagens
2
Olá a todos!

Vou candidatar-me a um CTeSP no Politécnico de Leiria (IPLeiria) na 2.ª fase, mas estou com um problema sério de calendário.

Estou a terminar o secundário como aluno externo (ensino recorrente). Como as pautas dos exames nacionais só saem a 14 de julho, a minha escola secundária só me consegue emitir o Certificado de Conclusão nesse mesmo dia.

O problema é que as candidaturas da 1.ª fase do CTeSP de Leiria fecham precisamente a 14 de julho.

É normal as faculdades fecharem as vagas mesmo no dia em que saem as pautas do secundário?

Como faço para me candidatar a tempo e "despachar" o processo na 2.ª fase sem ser empurrado para a 3.ª fase (onde corro o risco de ficar sem vaga)?

O IPLeiria costuma aceitar candidaturas condicionais anexando o comprovativo da PIEPE?

Se alguém já passou por isto em Leiria, como resolveu?

Obrigado!
 
Olá @FutureSoftDev
É normal as faculdades fecharem as vagas mesmo no dia em que saem as pautas do secundário?
O acesso aos CTeSP é feito através de concursos locais em que cada instituição define o seu calendário de candidatura, pelo que não há propriamente uma regra.
Como faço para me candidatar a tempo e "despachar" o processo na 2.ª fase sem ser empurrado para a 3.ª fase (onde corro o risco de ficar sem vaga)?
Podes tentar ver com a instituição se podes submeter a candidatura com toda a restante documentação e enviar o documento depois se não conseguires ter acesso ao mesmo no dia 14 de julho. Mas só vendo junto deles.
O IPLeiria costuma aceitar candidaturas condicionais anexando o comprovativo da PIEPE?
Tens de perguntar à instituição, e sugiro que tenhas isso por escrito para prova futura caso depois mudem de ideias.
 
  • Like
Reactions: sigis