Enfermagem em Faro, Beja ou Setúbal?

AnaCSC20

Membro
Matrícula
13 Agosto 2020
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade do Algarve
Olá,
Gostava de saber da parte dos estudantes de enfermagem o que acham do curso das universidades/institutos de Faro, de Beja e de Setúbal.
Quero fazer o curso na universidade do Algarve porque sou de cá, mas não quero arriscar perder 1 ano por não ter entrado e por isso preciso de me candidatar a pelo menos mais um sítio. O problema é que não conheço nem uma cidade nem outra (beja e setúbal) e gostava de falar com pessoal que tenha feito enfermagem nestes institutos.
Penso que Beja é talvez o local mais em conta comparado com Setúbal, mas depois tenho receio de ser de difícil acesso/poucos transportes e de ser uma cidade pouco movimentada.
Se me puderem ajudar agradecia imenso!

• Like
Reactions: Filipaicrobles
Olá,
Gostava de saber da parte dos estudantes de enfermagem o que acham do curso das universidades/institutos de Faro, de Beja e de Setúbal.
Quero fazer o curso na universidade do Algarve porque sou de cá, mas não quero arriscar perder 1 ano por não ter entrado e por isso preciso de me candidatar a pelo menos mais um sítio. O problema é que não conheço nem uma cidade nem outra (beja e setúbal) e gostava de falar com pessoal que tenha feito enfermagem nestes institutos.
Penso que Beja é talvez o local mais em conta comparado com Setúbal, mas depois tenho receio de ser de difícil acesso/poucos transportes e de ser uma cidade pouco movimentada.
Beja é sem dúvida uma cidade calma, mas consegues facilmente chegar cá de autocarro. Em enfermagem temos muitas pessoas do Algarve.
Quanto ao curso e o que me levou a escolher esta universidade foi sem dúvida os estágios!!! Temos estágios TODOS os semestres e isso ajuda imenso a absorver os conteúdos.
Em enfermagem também podes fazer parte da TAEB a nossa maravilhosa tuna que integra estudantes da escola de saúde.
Post automatically merged:

Olá,
São vários estágios - é sempre no último semestre de cada ano!

Como entretanto me deram mais respostas, vou transcrever o que outras pessoas me disseram:

Daniela Caiano:
"A Escola Superior de Saúde, que incorpora o IPBeja, é um ambiente escolar totalmente equipado, preparado como qualquer outro instituto académico. Dentro da nossa escola, para além do curso superior de Enfermagem, incorpora também o curso superior de Terapia Ocupacional, o que permite que seja um ambiente mais uníssono e acolhedor. Para além destes, também existem as turmas de mestrados e os TESPs. A exigência é grande como em qualquer outro curso da área da Saúde, no entanto, como temos um papel fundamental e de valor em ambiente hospitalar, a exigência deste curso, especificamente, em Beja, é grande, tendo por isso em todos os semestres ensinos clínicos (estágios) respectivos às disciplinas leccionadas no respectivo semestre (como por exemplo, Saúde Materna, Saúde Infanto-Juvenil, Cirurgia, Medicina, entre muitos outros), o que te permite passar por todos os ramos da área da saúde e, quando finalizares o curso, teres uma ideia mais clara daquilo que queres trabalhar. Estes estágios são o ex libris do IPBeja, o que faz dele único, pois raras escolas a nível nacional têm os estágios organizados como nós e isso tem alguma representabilidade, perante Hospitais e outras instituições, tanto pela experiência, como pelo ensino teórico. Novamente, saiu uma notícia recente com a taxa deste curso nos 100%.
Relativamente às praxes, como qualquer noutro meio académico, elas existem e são importantíssimas para estimular a união entre a turma e entre os diversos cursos, a aquisição de alguns valores, o conhecimento da cidade de Beja, entre muitas outras coisas. Por experiência própria, eu adorei a praxe, foram semanas incríveis, cheias de desafios e novas coisas para aprender... Fiz lá os meus melhores amigos e as melhores madrinhas que podia ter. Ajudou, sem dúvida, na minha integração e tenho muitas saudades. Não posso revelar mais porque o que faz na praxe, fica na praxe :wink: , mas nada de comportamentos abusivos ou extremos, pois é de lembrar que estamos numa área da Saúde. Ainda tens a oportunidade de participar na TAEB, a Tuna Académica de Enfermagem de Beja. Nunca me arrependerei de ter colocado Enfermagem em Beja como 1ª opção, é preciso estudar muito, muita dedicação, empenho, persistência, gosto pela área e vais ver que tudo se faz e vais adorar o curso, assim como Beja, que tal como os outros sítios, tem vida académica, tem as "noites académicas", praxes, aprendizagens, amizades, companheirismo e o mundo todo à tua espera."

Diogo:
"O curso, no geral, é exigente, muita matéria, muito nome estranho e novo e ao longo do curso exigem que saibas tudo dos semestres anteriores de trás para a frente e até as coisas mais simples vão sendo esquecidas, se não houver estudo e prática. O primeiro ano é bem fácil, é mais de adaptação e para adquirir os conhecimentos básicos. No segundo, a coisa já começa a complicar, nos estágios, por exemplo, já ficamos com um enfermeiro só para nós e temos de começar a fazer trabalho de enfermeiro a sério.
Quanto às praxes, são exigentes fisicamente e principalmente, psicologicamente, o que talvez seja bom para mais tarde, em estágios e no trabalho, talvez seja mais fácil lidar com situações de doentes ou com colegas com quem não gostas de trabalhar. Os veteranos querem trabalho de equipa e que nos ajudemos uns aos outros: ter empatia e não ser egoísta, isto é o mais importante desta profissão. E no geral todos entendem isto, o que cria um bom clima. Os professores estão sempre dispostos a tirar dúvidas, os mais velhos ajudam sempre os mais novos com conselhos e sebentas e dentro da turma, mesmo os que não se dão tão bem, acabam por trabalhar em conjunto quando é preciso. E é isto, basicamente, com um pouco de estudo e muito café dá para terminar o curso e ir-se preparando para esta difícil profissão. Aproveita um pouco as noitadas para aliviar a tensão. Boa sorte para o futuro!"

A primeira pessoa do post anterior mostrou-se disponível para eu te enviar o contacto do Facebook, caso aches necessário, para esclareceres alguma dúvida. Espero ter ajudado! 🤗
Está mensagem pode ser te útil 😊⬆️

Última edição:
  • Like
Reactions: AnaCSC20
Beja é sem dúvida uma cidade calma, mas consegues facilmente chegar cá de autocarro. Em enfermagem temos muitas pessoas do Algarve.
Quanto ao curso e o que me levou a escolher esta universidade foi sem dúvida os estágios!!! Temos estágios TODOS os semestres e isso ajuda imenso a absorver os conteúdos.
Em enfermagem também podes fazer parte da TAEB a nossa maravilhosa tuna que integra estudantes da escola de saúde.
Post automatically merged:

Está mensagem pode ser te útil 😊
Sem dúvida que foi! Obrigada! 😁

Olá,

Olá, pertenço ao Politécnico de Setúbal, e tenho a dizer, que tanto os professores como o plano de estudos de Enfermagem São ótimos. Tens prática clínica desde o primeiro ano.