Enfermagem, Fisioterapia ou Ciências Farmacêuticas?

taniamsilva

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2017
Bem, a pouco tempo de começar as candidaturas, estou indecisa em que curso concorrer, desde pequena que sei que quero alguma coisa relacionada com saúde e por isso pensei em enfermagem, contudo com as greves constantes, sobrecarga de trabalho e salários baixos não sei se seria a melhor opção. Outro fator muito importante para mim é que os enfermeiros fazem muitas vezes noites e queria fugir disso ao máximo, e por isso pensei em ir para Fisioterapia ou Ciências Farmacêuticas (apesar de recear por causa da química). Como acham que a Fisioterapia está em Portugal? e qual o curso que tem mais saída. Que faculdades recomendam? A VOSSA AJUDA É MUITO IMPORTANTE

Olá! Eu sou de ciências farmacêuticas e posso falar pelo meu curso, de facto tem muita química, mais do que eu estava à espera até, e não é um curso fácil mas na minha opinião entre os 3 será o que terá mais saídas e mais emprego. Em relação a faculdades, sempre ouvi dizer muito bem da FFUP e agora que já aqui estive um ano deu para comprovar o que me tinham dito, o ambiente é muito bom, há muita união e espiríto de entreajuda. A localização é ótima (na baixa do Porto) e as condições também são boas. Boa sorte! :)

Olá! Eu sou de ciências farmacêuticas e posso falar pelo meu curso, de facto tem muita química, mais do que eu estava à espera até, e não é um curso fácil mas na minha opinião entre os 3 será o que terá mais saídas e mais emprego. Em relação a faculdades, sempre ouvi dizer muito bem da FFUP e agora que já aqui estive um ano deu para comprovar o que me tinham dito, o ambiente é muito bom, há muita união e espiríto de entreajuda. A localização é ótima (na baixa do Porto) e as condições também são boas. Boa sorte! :)
Muito obrigada pela tua resposta! Já agora eras boa aluna a química? Confesso que não tenho umas bases fenomenais a química, sou aluna de 13 (era melhor a física, mas engenharias não são a minha cena) e por isso não sei se me aguentava. Por isso gostava de saber o quão pior é que o secundário :tearsofjoy:

Relativamente à empregabilidade o melhor é enfermagem, existem tantas escolas de enfemagem, tanto públicas como provadas e imensas vagas elas, sobre tudo na esel, esep, esec, e acho que isso é um bom indicador. Fisioterapia não está muito fácil, e existem poucas vagas, talvez por estar demasiado saturado...sobre enfermagem o que te digo é que não é para qualquer pessoa, é preciso uma grande devoção e muita vontade de ajudar o próximo. O curso é exigente e exige estudo mas com vontade e um pouco de sorte tudo se consegue. Não tem química nem matemática, é o lado positivo, pelo menos para mim 😜 quanto a farmacêutica não te posso dizer nada

• Like
Reactions: taniamsilva
já vi que andas no esel e realmente era a faculdade para que iria, só que só consigo entrar em segunda fase. Achas que se perde muita matéria? Ainda temos acesso a praxes? como é o ambiente da escola? e os stores?
Não perdes quase matéria nenhuma. Cerca de 1 semana de aulas apenas. Tens acesso a Praxe desde que manifestes essa vontade :) A escola tem muito bom ambiente, o pessoal da-se todo bem e rapidamente te enturmas. Tal como em todo o lado ha bons e maus professores, mas rapidamente te aperceber de quem são.

• Like
Reactions: taniamsilva
Bem, a pouco tempo de começar as candidaturas, estou indecisa em que curso concorrer, desde pequena que sei que quero alguma coisa relacionada com saúde e por isso pensei em enfermagem, contudo com as greves constantes, sobrecarga de trabalho e salários baixos não sei se seria a melhor opção. Outro fator muito importante para mim é que os enfermeiros fazem muitas vezes noites e queria fugir disso ao máximo, e por isso pensei em ir para Fisioterapia ou Ciências Farmacêuticas (apesar de recear por causa da química). Como acham que a Fisioterapia está em Portugal? e qual o curso que tem mais saída. Que faculdades recomendam? A VOSSA AJUDA É MUITO IMPORTANTE
Dados e Estatísticas de Cursos Superiores
Desemprego por Curso

Primeiro que tudo acho que estes 2 sites te vão ajudar bastante

Acho importante que percebas que os 3 são áreas muito distintas.

Se aquilo que tu procuras é saúde qualquer um dos cursos te dará isso, evidentemente, se com saúde pretendes lidar diretamente com pessoas, talvez C.Farmaceuticas seja o que menos possibilita isso. E ainda mais evidente, se não pretendes fazer noites enfermagem também não será tanto assim uma opção. E claro que, dos 3 o menos lotado é C.Farmaceuticas.

É importante que olhes para o curso e penses "é isto que quero fazer". Se olhares para enfermagem e vires que "noites" não são para ti, tens sempre a enfermagem mais direccionada para a comunidade, em centro de saúde por exemplo, also, fazer noites não é tão péssimo assim, uma vez que são mais calmas que o dia ahahah
Ciências Farmacêuticas e Farmácia são cursos muito diferentes e talvez fosse importante perceberes se aquilo que tu achas que é CF é mesmo a realidade. E se química te assusta (ou não gostas) talvez farmácia não seja uma péssima opção para ti. (apesar de evidentemente tbm ter química)
Quanto a fisioterapia não tenho muito conhecimento de causa para além de que (tal como toda a saúde) está saturada...

Em relação à saída podes ver que estão +- taco a taco xD

Boa Sorte para a tua escolha. :)

Sempre pensei em ciências farmacêuticas por ser mais abrangente, mas pensei que a quantidade de química fosse semelhante. Qual é a profissão que permite progredir mais, enfermagem ou ciências farmacêuticas/farmácia?

Sempre pensei em ciências farmacêuticas por ser mais abrangente, mas pensei que a quantidade de química fosse semelhante. Qual é a profissão que permite progredir mais, enfermagem ou ciências farmacêuticas/farmácia?
Depende do que entendes como progredir :sweatsmile::sweatsmile:

Depende do que entendes como progredir :sweatsmile::sweatsmile:
A nível de salário... eu acho mesmo estas áreas todas interessantes à sua maneira, mas a saúde está toda como dizes saturada, por isso estou a ver o que me poderá dar mais oportunidades, visto que é um dos objetivos de tirar um curso superior. Claro que generalizar é um pouco injusto, porque essas oportunidades depois vêm do esforço no curso (e de claro alguma sorte), mas é sempre bom ter uma ideia

Os sites são excelentes!!

já te decidiste? :/ é que as minhas opcoes sao exatamente essas, "só" nao consigo escolher a ordem

Infelizmente não, mas estou mais tentada para pôr enfermagem no esel em primeira opção, se depois te decidires partilha aqui :)

Muito obrigada pela tua resposta! Já agora eras boa aluna a química? Confesso que não tenho umas bases fenomenais a química, sou aluna de 13 (era melhor a física, mas engenharias não são a minha cena) e por isso não sei se me aguentava. Por isso gostava de saber o quão pior é que o secundário :tearsofjoy:
Desculpa só responder agora! Nunca fui ótima aluna a química :tearsofjoy:, acho que fiquei com 14 a físico-química e tive 15 em exame, sempre me senti muito mais à vontade a biologia e para melhorar tive biologia no décimo segundo. Eu acho q desde que te esforces consegues te aguentar, pelo menos eu consegui. Só não te vás abaixo com o choque inicial porque o ritmo da faculdade é muito diferente do secundário, mas isso acontece a maioria dos cursos e não só no micf. :)

Infelizmente não, mas estou mais tentada para pôr enfermagem no esel em primeira opção, se depois te decidires partilha aqui :)

bem, já eu estou mais tentada para pôr Ciências Farmacêuticas em Coimbra. Mas para ser honesta, acho que estou prestes a cometer um grande erro...
Fisioterapia, já estive mais interessada... 3º opção :p
Enfermagem é uma profissão aliciante, adorava trabalhar em hospitais ou no INEM (sonhos de criança). Mas sem ser trabalhar no INEM, sei que iria ser bastante infeliz se passasse a vida a fazer trabalhos "sujos", não aguento mt maus cheiros (urina,fezes)... Sinto que estou a ser burra se escolher um curso com uma profissão mal paga, cansativa, dura, desvalorizada...
Com ciências farmacêuticas parece que teria uma vida "melhor", um horário regular, uma vida não tão cansativa, +algum €€... mas aquele curso parece entediante... fui à FNAC ver livros relacionados com a farmácia e tipo... esquece, aquilo é bué desinteressante, demasiada química, não me imagino nada a decorar aqueles nomes horríveis de substâncias e compostos... não sei a que me vou agarrar quando me apetecer desistir, pq CF não são o meu sonho. mas pronto acho que ganharia €€ melhor. além disso, estou a ver bué pessoas que queriam medicina e não vão entrar que estão a ir para ciências farmacêuticas... e é universidade, não politécnico, associo a mais prestígio.

Acham que é um erro eu seguir CF?

Essas também são as minhas 3 dúvidas! Estou muito indecisa
Podes me dizer como colocaste a ordem das 3?
Obrigada

Essas também são as minhas 3 dúvidas! Estou muito indecisa
Podes me dizer como colocaste a ordem das 3?
Obrigada
Olá! Estou agora no 2º ano de enfermagem e estou a adorar. Na altura, pus como primeira opção enfermagem, depois ciências farmacêuticas e em terceiro fisioterapia.

Olá. Estou indecisa entre fisioterapia, entrar em farmácia e depois pedir transferência para ciências farmacêuticas (não tenho o exame de fq. já agora, é fácil pedir transferência?) ou ir para enfermagem.
Qual é o que tem maior empregabilidade? E a nível de salários? Gostava também de informações sobre o curso em e a vida no mercado de trabalho de cada curso...o que se faz, com o que devo contar, etc.
Também pensei em Fisiologia Clínica, já agora...
Tenho mais interesse em enfermagem em centros de saúde e farmácia comunitária do que qualquer coisa hospitalar por causa dos horários e porque, sinceramente, estou cansada de lidar com atendimento constante a pessoas depois de anos e mais anos a trabalhar nisso.
Obrigada!

Olá. Estou indecisa entre fisioterapia, entrar em farmácia e depois pedir transferência para ciências farmacêuticas (não tenho o exame de fq. já agora, é fácil pedir transferência?) ou ir para enfermagem.
Qual é o que tem maior empregabilidade? E a nível de salários? Gostava também de informações sobre o curso em e a vida no mercado de trabalho de cada curso...o que se faz, com o que devo contar, etc.
Também pensei em Fisiologia Clínica, já agora...
Tenho mais interesse em enfermagem em centros de saúde e farmácia comunitária do que qualquer coisa hospitalar por causa dos horários e porque, sinceramente, estou cansada de lidar com atendimento constante a pessoas depois de anos e mais anos a trabalhar nisso.
Obrigada!
Se estás cansada de lidar com atendimento a pessoas, não recomendo, de todo, enfermagem (muito menos em centro de saúde), nem fisioterapia, nem CF para trabalhares numa farmácia comunitária.
Tendo isso em conta, estarias melhor em Fisiologia Clínica - Não faço a mais pequena de qual a empregabilidade - ou em CF se fores para ambiente laboratorial.

• Like
Reactions: doctorwho
Olá! De facto, concordo com a @Andreia C., se realmente referes estar cansada de lidar com atendimento constante de pessoas, este não é, de todo, o curso indicado para ti. Em Enfermagem, independentemente da vertente que escolhas, terás de lidar com imensas pessoas, desde pacientes, a familiares, a médicos, a assistentes operacionais, a nutricionistas, entre outros. Além disso, hoje em dia é muito dificil conseguir-se trabalhar em centro de saúde na área de Enfermagem, mesmo tirando Mestrado em Saúde Comunitária 😕. Quanto aos restantes cursos, posso-te dizer que, à semelhança de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia também envolvem muito contacto com pessoas e, no último caso, atendimento ao público

• Like
Reactions: Andreia C.