Enfermagem ou Medicina Dentária?

inesmflopes

Membro
Matrícula
31 Maio 2020
Olá, sou uma estudante de CT e este ano finalizo o secundário. O meu desejo é entrar numa faculdade de medicina para o ano, no entanto, sei que vai ser bastante díficil de o conseguir porque a minha média fica a umas décimas de distância das de medicina de outros anos.
Por isso, estou um pouco indecisa entre qual curso por como segunda opção, enfermagem ou medicina dentária? A situação dos enfermeiros em Portugal deixa-me um pouco receosa quanto a essa profissão e não queria ser pouco recompensada pelo enorme esforço que fiz ao longo destes 3 anos mas o ambiente hospitalar e tudo o que este envolve é bastante aliciante para mim. Pensei também em medicina dentária porque me parece ser uma profissão bastante interessante, tal como o curso, mas também tenho receio de não ter a destreza necessária para exercê-la ou de não ser realmente o que gostarei de fazer. Precisava de ajuda nesta GIGANTE indecisão.😬

• Like
Reactions: Joana FG
Olá! Tal como tu, no 12o ano não tive média para entrar para medicina... Acho que não deves desistir do teu sonho! Também tive as mesmas dúvidas que tu e acabei por optar por ir para o curso que me desse mais equivalências para depois entrar em medicina na FMUL, por isso optei por medicina dentária na FMDUL. Entrei apenas com o intuito de fazer as cadeiras todas e repetir os exames nacionais e entrar em medicina com equivalências tal como muitos colegas. Acabei por adorar o curso (sinceramente ainda hoje penso em um dia voltar para ter uma "segunda especialidade"). O ambiente em dentária é excelente, muitos estão na mesma situação que tu e no segundo semestre estão mais preocupados com os exames nacionais do que com o curso de medicina dentária (e por isso optam não fazer uma ou outra cadeira).
Fiz todas as cadeiras do primeiro ano de medicina dentária, repeti 3 exames nacionais e entrei em medicina! Não foi na FMUL por uma centésima e assim fui parar à madeira! Acho q se é o teu sonho vale a pena ir para as ilhas ou para o interior, optei pela madeira a seguir às faculdades de Lisboa pois o curso lá são 2 anos (vão passar a ser 3) e depois volto para a faculdade que tanto queria. Tive imensas equivalências no primeiro semestre só tive que fazer 3 cadeiras e no segundo semestre apenas 2 cadeiras!
Se tiveres mais alguma dúvida sobre medicina dentária e medicina dispõe!
Boa sorte para os exames!

Obrigada desde já por teres respondido! Em relação à faculdade na Madeira tenho alguns receios porque penso que não iria aguentar muito tempo sem a minha família, amigos e namorado... Como lidaste com isso? Em relação a custos achas muito dispendioso? Quantas vezes vens a casa?

Obrigada desde já por teres respondido! Em relação à faculdade na Madeira tenho alguns receios porque penso que não iria aguentar muito tempo sem a minha família, amigos e namorado... Como lidaste com isso? Em relação a custos achas muito dispendioso? Quantas vezes vens a casa?
As primeiras semanas são as mais difíceis em termos de organização depois começas a habituar-te à vida na ilha (por exemplo eu não estava habituada a autocarros sempre andava de comboio e metro). Em relação aos custos não é muito dispendioso, paguei por um quarto na rua da universidade 230€ (com despesas incluídas, apenas a casa de banho, sala e cozinha são partilhadas), o passe também é barato por volta dos 20€. Somos poucos alunos e por isso por isso os professores conhecem-nos melhor e o ensino nas aulas que tens lá o professor acaba por ser mais personalizado. Nas aulas que são em direto para santa maria às vezes tens um prof ou 2 a fazer-te companhia, mas essas aulas são só teóricas.
No meu caso não gostei da experiência de praxe de medicina da madeira (talvez por já ter gostado da de Lisboa). A ilha é muito segura, chego a ver pessoas a deixar as coisas à porta das lojas enquanto vão comprar algo e ninguém rouba nada, na biblioteca não há problema em deixares o computador sozinho (o que em Lisboa é impensável!).
Na madeira não te limitas a conhecer as pessoas de medicina, por exemplo se fores para a tuna (mesmo sem saberes qualquer instrumento), serás muito bem recebida! É uma tuna feminina composta por pessoas de diferentes cursos e assim aprendemos umas com as outras, às vezes mesmo fora dos ensaios organizamos saídas como piqueniques (sei q como estudante deslocada poderás não ter transporte, mas as mais velhas costumam oferecer boleia a quem precisa!).
Em termos de idas a casa, costumo ir pelo menos uma vez por mês (cheguei a ir de 3 em 3 semanas), os voos para estudantes são mais baratos se pagares 2 voos que não ultrapassem os 400€, só pagas por volta dos 65€ pelos 2 voos. Caso ultrapasse os 400€ pagas a diferença.
Como ilha tropical, quase que não há inverno, em novembro ainda estás na praia e no início de fevereiro já podes lá voltar😎.

• Love
As primeiras semanas são as mais difíceis em termos de organização depois começas a habituar-te à vida na ilha (por exemplo eu não estava habituada a autocarros sempre andava de comboio e metro). Em relação aos custos não é muito dispendioso, paguei por um quarto na rua da universidade 230€ (com despesas incluídas, apenas a casa de banho, sala e cozinha são partilhadas), o passe também é barato por volta dos 20€. Somos poucos alunos e por isso por isso os professores conhecem-nos melhor e o ensino nas aulas que tens lá o professor acaba por ser mais personalizado. Nas aulas que são em direto para santa maria às vezes tens um prof ou 2 a fazer-te companhia, mas essas aulas são só teóricas.
No meu caso não gostei da experiência de praxe de medicina da madeira (talvez por já ter gostado da de Lisboa). A ilha é muito segura, chego a ver pessoas a deixar as coisas à porta das lojas enquanto vão comprar algo e ninguém rouba nada, na biblioteca não há problema em deixares o computador sozinho (o que em Lisboa é impensável!).
Na madeira não te limitas a conhecer as pessoas de medicina, por exemplo se fores para a tuna (mesmo sem saberes qualquer instrumento), serás muito bem recebida! É uma tuna feminina composta por pessoas de diferentes cursos e assim aprendemos umas com as outras, às vezes mesmo fora dos ensaios organizamos saídas como piqueniques (sei q como estudante deslocada poderás não ter transporte, mas as mais velhas costumam oferecer boleia a quem precisa!).
Em termos de idas a casa, costumo ir pelo menos uma vez por mês (cheguei a ir de 3 em 3 semanas), os voos para estudantes são mais baratos se pagares 2 voos que não ultrapassem os 400€, só pagas por volta dos 65€ pelos 2 voos. Caso ultrapasse os 400€ pagas a diferença.
Como ilha tropical, quase que não há inverno, em novembro ainda estás na praia e no início de fevereiro já podes lá voltar😎.
65€ um voo de ida e volta? Nunca pensei que fosse tão acessível!!!! Obrigada fiquei muito mais convencida com a ideia de ir estudar para as ilhas😁

• Like
Olá, com os exames deste ano estou muito confusa com qual a probabilidade de entrar nas minhas opções. Para o curso de medicina tenho média de 17,56 por isso penso que seja bastante dificil de entrar, no entanto, para medicina dentária tenho média de 17,92 acham que existe possibilidade de entrar?
Beijinhos😙

Boa tarde
Estou indecisa na escolha do curso, estando mais inclinada para enfermagem ou medicina dentária . Será que alguém me poderia dar informações sobre os dois cursos e a empregabilidade nos mesmos ? Muito obrigada