Enfermagem para Medicina Dentária

margarida_03

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2020
Olá!
Estou a acabar o meu 12ano e desde que me lembro que quero seguir medicina dentária, mas infelizmente não tenho média suficiente para conseguir entrar diretamente pela pública.
Estou a pensar em soluções, e gostava de saber se é possível ir de enfermagem(talvez da EsenfC ou ESEP ) para medicina dentária, ou se há outras alternativas seguras em que possa arriscar!😅
obrigada!

FranciscoG.

Membro Veterano
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá! Eu estou em Medicina Dentária e pretendo agora mudar para Medicina (vamos ver). Podia dar-te a minha vaga hahahahaha 😂😂😂 Mas como isso não é possível, devo partilhar contigo o seguinte: tenho pelo menos uma colega que esteve em Enfermagem o ano passado e que agora entrou aqui, na FMDUL. Aquilo que te recomendo é que vás para Enfermagem, ou um outro curso que queiras dentro da área da saúde (convém veres as cadeiras e escolheres um curso que seja mais ou menos compatível, para que te possam dar equivalências quando entrares) e te ambientes, te ponhas à prova, vejas se é mesmo esta a área que queres e planeies melhorar um ou outro exame nacional que estejam mais baixos de modo a concorreres no ano seguinte. Informa-te sobre o regime de mudança de par/instituição, que é uma outra maneira de mudar de curso mas que eu não estou muito por dentro. Lembra-te que por muito que as coisas pareçam perdidas, nunca estão, desde que tenhamos força de vontade para fazermos as nossas próprias escolhas e não nos resignarmos ao que nos calha quando não é o que queremos.
Um abraço.

tita :))

Membro
Matrícula
3 Agosto 2021
Olá! Eu estou em Medicina Dentária e pretendo agora mudar para Medicina (vamos ver). Podia dar-te a minha vaga hahahahaha 😂😂😂 Mas como isso não é possível, devo partilhar contigo o seguinte: tenho pelo menos uma colega que esteve em Enfermagem o ano passado e que agora entrou aqui, na FMDUL. Aquilo que te recomendo é que vás para Enfermagem, ou um outro curso que queiras dentro da área da saúde (convém veres as cadeiras e escolheres um curso que seja mais ou menos compatível, para que te possam dar equivalências quando entrares) e te ambientes, te ponhas à prova, vejas se é mesmo esta a área que queres e planeies melhorar um ou outro exame nacional que estejam mais baixos de modo a concorreres no ano seguinte. Informa-te sobre o regime de mudança de par/instituição, que é uma outra maneira de mudar de curso mas que eu não estou muito por dentro. Lembra-te que por muito que as coisas pareçam perdidas, nunca estão, desde que tenhamos força de vontade para fazermos as nossas próprias escolhas e não nos resignarmos ao que nos calha quando não é o que queremos.
Um abraço.
olá!!!
desculpem intrometer-me na conversa... mas também queria seguir medicina dentária, e não vou poder com esta média...
quais são os cursos da área da saúde que acham mais "compatíveis"?

JoanaSousa01

Membro
Matrícula
1 Novembro 2018
Curso
Higiene Oral
Instituição
FMDUL
olá, Francisco!
obrigado pela resposta :))
higiene horal tem muitas cadeiras compatíveis?
Olá! Vi a pergunta e não pude deixar de responder, uma vez que pertenço ao curso e o Francisco ainda não respondeu! :)
Posso dizer-te que o 1º ano é praticamente todo igual ao 1º ano de MD, muda algumas cadeiras, principalmente, no 2º semestre. Em relação aos restantes anos, vamos tendo cadeiras em comum também!

• Like
Reactions: FranciscoG.

tita :))

Membro
Matrícula
3 Agosto 2021
Olá! Vi a pergunta e não pude deixar de responder, uma vez que pertenço ao curso e o Francisco ainda não respondeu! :)
Posso dizer-te que o 1º ano é praticamente todo igual ao 1º ano de MD, muda algumas cadeiras, principalmente, no 2º semestre. Em relação aos restantes anos, vamos tendo cadeiras em comum também!
olá Joana!
obrigada pela resposta!
assim fico mais descansada, para esse curso, penso estar dentro da média. O que achas do curso? estás a gostar? é muito exigente?
(desculpa a quantidade de perguntas, mas... estou um bocado ansiosa)!

EDIT:
infelizmente, acabei de ver, e não vou poder ingressar... só existe o curso em Lisboa e em Portalegre e, financeiramente, está acima das minhas possibilidades... será que podes dar-me outra sugestão? Eu vou ter que estudar em Coimbra.

• Like
Reactions: JoanaSousa01

JoanaSousa01

Membro
Matrícula
1 Novembro 2018
Curso
Higiene Oral
Instituição
FMDUL
olá Joana!
obrigada pela resposta!
assim fico mais descansada, para esse curso, penso estar dentro da média. O que achas do curso? estás a gostar? é muito exigente?
(desculpa a quantidade de perguntas, mas... estou um bocado ansiosa)!
A média o ano passado disparou no curso! Mas é uma questão de veres a do ano passado e de anos anteriores e fazeres a média da nota de candidatura...
Adoro o curso e sim é bastante exigente (pode não parecer pela média ser baixa, mas engana ahah)..! Para mim, é uma execelente licenciatura, na qual já podes fazer mestrado na área, apesar de o objetivo de muitos alunos que entram em Higiene Oral é prosseguir para MD...
Em relação ao primeiro ano, como disse anteriormente, é bastante comum com MD, mas penso que temos a vantagem de começarmos com a componente prática já no 1ºano, ao contrário de MD que apenas começa no 3º ano... mas pronto, isso faz parte por ser um curso de 5 anos.
Este ano fomos prejudicamos na prática, por causa do COVID, contudo, no 2ºsemestre conseguimos ter alguma (não como era habitual, mas deu para safar).
Também é sem dúvida o melhor curso que vais encontrar para futuramente seguires medicina dentária, garanto-te! Poderás entrar em MD com as bases que aprendeste em HO, o que é mesmo uma grande vantagem! (em relação a quem vai diretamente para MD)
Espero ter sido clara! :) Alguma pergunta ou dúvida a mais, estás à vontade!

• Like
Reactions: Francisco T.