Enfermagem politécnico

fmrofilipa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2019
Boa noite. Estou com algumas dúvidas relacionadas com as universidades para seguir o curso de enfermagem. Estou a pôr como opção Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo, e estou com receio de Viana por ser um politécnico. Faz diferença a universidade ser um politécnico ou não? Se faz quais são as diferenças?​

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite. Estou com algumas dúvidas relacionadas com as universidades para seguir o curso de enfermagem. Estou a pôr como opção Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo, e estou com receio de Viana por ser um politécnico. Faz diferença a universidade ser um politécnico ou não? Se faz quais são as diferenças?​
Todas as instituições com cursos de Enfermagem apresentam subsistemas de Politécnicos. Em Aveiro, a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro está integrada na Universidade de Aveiro e é um subsistema de ensino politécnico ( podes ver nesta página Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro › Curso ). Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, CBL, etc são mais profissionalizantes / orientados para a aplicação do saber ( mais práticos, portanto ). Por norma este ensino politécnico visa a formação de técnicos ( sáude como é o caso ). Normalmente as Universidades estão mais viradas para a investigação e, por isso, mais teóricos ( teóricos no sentido de desenvolver conhecimento e não necessariamente a falta de trabalhos práticos ). Tens como outro exemplo licenciaturas como Ciências Biomédicas Laboratoriais, lecionadas em politécnicos formando TSDT ( técnicos de saúde ) e a licenciatura de Ciências Biomédicas em Universidades mais focadas para a investigação, no entanto, podes tirar um curso num politécnico e, mais tarde, seguir cursos de 2º e 3º ciclo ( doutoramento ). Dai as novas medidas para seguir em frente com os doutoramentos em politécnicos ( Doutoramentos nos politécnicos vão mesmo avançar. E nasceu um “Simplex” para a Ciência )

• Like
Reactions: davis