Enfermagem- Porto vs Aveiro

barbarafmc

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2019
Olá!

Acabei agora o 12ºano e estou a pensar entrar em enfermagem, contudo, estou indecisa na faculdade. A universidade de Aveiro sempre me cativou pelo seu espaço, mas já vi várias pessoas a falar de como a universidade do Porto dá uma maior preparação para o futuro.
Agradecia que, caso estejam a frequentar ou tenham frequentado o curso numa destas universidades, me ajudassem dando a vossa opinião não só acerca do curso, mas também acerca do ambiente em geral na universidade.

Muito obrigada!!

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Não conheço nem uma, nem outra. Mas eu aconselhava-te a ver o plano de estudos de cada uma, eu compreendo como maior preparação para o futuro, aquela que te der mais estágios e ambiente prático! 😉

Matrícula
25 Abril 2017
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Olá!

Acabei agora o 12ºano e estou a pensar entrar em enfermagem, contudo, estou indecisa na faculdade. A universidade de Aveiro sempre me cativou pelo seu espaço, mas já vi várias pessoas a falar de como a universidade do Porto dá uma maior preparação para o futuro.
Agradecia que, caso estejam a frequentar ou tenham frequentado o curso numa destas universidades, me ajudassem dando a vossa opinião não só acerca do curso, mas também acerca do ambiente em geral na universidade.

Muito obrigada!!
Olá! Provavelmente já venho um pouco tarde, mas se ainda tiveres alguma dúvida relativamente à ESEP posso esclarecer, visto que acabei agora o 2° ano da licenciatura! 😊

daniela teixeiraest

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Olá!

Muito obrigada!!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá :)

Eu estudo na ESEP e vou agora para o 3º ano, para os ensinos clínicos. Conheço outras pessoas que vieram de outras faculdades, nomeadamente a de Aveiro e de Coimbra. Todas elas referiam que sentiam uma grande diferença quando vieram para a ESEP, essencialmente no que toca à exigência. A minha faculdade valoriza muito a parte teórica e uma preparação prática anterior muito forte antes dos estágios é, por isso, que tudo o que fazemos em estágio. já fizemos e treinamos nos primeiros anos. Já em relação à Aveiro e Coimbra, eles têm o estágio mais cedo do que nós e pelo que me apercebi não dão tanta importância à teoria como a minha faculdade dá. Eu como aluna da ESEP sinto muitas vezes sobrecarga e sinto que os estágios deveriam ser mais cedo, até porque seria uma forma de pudermos ver se nós identificávamos com a realidade da enfermagem. E, sinto que isso é um benefício, dizendo assim, das outras faculdades. Não posso falar das outras faculdades, porque não conheço bem a fundo os seus planos de estudos , mas acredito que a ESEP prepara bem os seus alunos para a realidade de ser enfermeiro, não só para o que é a parte prática, mas também a parte relacional da enfermagem. Dão sim, muita importância à CIPE, disso podes ter a certeza ahahah. Muitos professores trabalham na investigação e estão sempre envolvidos em novos projetos. E, por muito que a realidade na ESEP seja de muito trabalho e de exigência, eu sinto que fiz a escolha certa em ter escolhido vir para aqui.
Espero ter podido ajudar.
Se precisares de mais alguma coisa, é só dizer :)

Última edição:
  • Like
Reactions: MARIANA-A