Enfermagem, sim ou não?

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Tenho o MI em Ciências Farmacêuticas mas nunca gostei das saídas profissionais e pouco tempo trabalhei na área. Caso não entre em Medicina, o que é quase 100% provável, queria ir para Enfermagem via concurso para licenciados/titulares de curso superior. Mas antes disso gostaria de saber como está a empregabilidade, ora se diz que faltam enfermeiros, ora se diz que não há emprego e que emigram, não se percebe bem. Emigrar não é opção. Tenho visto muitos anúncios para enfermeiros no setor privado. Alguém esclarece esta questão da empregabilidade? Obrigado.

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Alguém tem opinião sobre o exposto acima?
E, já agora, consigo ter equivalência às cadeiras mais científicas, tipo Anatomia, Farmacologia, etc., visto ter o MI em CF?

Micaela martins130

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2020
Mensagem fundida automaticamente:

Tenho o MI em Ciências Farmacêuticas mas nunca gostei das saídas profissionais e pouco tempo trabalhei na área.
Olá, curiosamente estou indecisa entre MI em ciências farmacêuticas e enfermagem 😅 será que podes falar um pouco sobre o MI em CF? Eu até estou mais voltada para CF, o que me faz recuar é a química, que dizem ser tão complicada.
Tu que já passaste por tudo, como avalias as cadeiras de química?
Mensagem fundida automaticamente:

Tenho o MI em Ciências Farmacêuticas mas nunca gostei das saídas profissionais e pouco tempo trabalhei na área.
Olá, curiosamente estou indecisa entre MI em ciências farmacêuticas e enfermagem 😅 será que podes falar um pouco sobre o MI em CF? Eu até estou mais voltada para CF, o que me faz recuar é a química, que dizem ser tão complicada.
Tu que já passaste por tudo, como avalias as cadeiras de química?

Última edição:

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
São muitas cadeiras de química, se são complicadas ou não depende um pouco das aptidões e interesses das pessoas. Eu tive mais problemas com química-física porque basicamente é uma cadeira que, como o próprio nome indica, implica muita física e eu detesto física. Não passei no exame à primeira e só fiz a cadeira no último ano tal era o meu interesse naquilo. Para mim as cadeiras mais pesadas (mas não necessariamente as mais difíceis) de química são química orgânica e química farmacêutica, é muita matéria, e há muita coisa para decorar, mas também são mais interessantes logo dá mais vontade de estudar.

Última edição:

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tenho o MI em Ciências Farmacêuticas mas nunca gostei das saídas profissionais e pouco tempo trabalhei na área. Caso não entre em Medicina, o que é quase 100% provável, queria ir para Enfermagem via concurso para licenciados/titulares de curso superior. Mas antes disso gostaria de saber como está a empregabilidade, ora se diz que faltam enfermeiros, ora se diz que não há emprego e que emigram, não se percebe bem. Emigrar não é opção. Tenho visto muitos anúncios para enfermeiros no setor privado. Alguém esclarece esta questão da empregabilidade? Obrigado.
Olá.
Só te posso falar neste momento, mas há falta de enfermeiros cá em Portugal, o que acontece é que as oportunidades de trabalho continuam a ser relativamente melhores em alguns países estrangeiros.
E, já agora, consigo ter equivalência às cadeiras mais científicas, tipo Anatomia, Farmacologia, etc., visto ter o MI em CF?
Só o Coordenador do Curso ou o Regente de cada cadeira de poderá responder com alguma certeza, mas é possível, sim, teres algumas equivalências.

• Like
Reactions: undisclosed

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Olá.
Só te posso falar neste momento, mas há falta de enfermeiros cá em Portugal, o que acontece é que as oportunidades de trabalho continuam a ser relativamente melhores em alguns países estrangeiros.
Como está o processo de recrutamento no setor público e qual o que oferece melhores condições, público ou privado?
É necessário ter CVs cheios de pós-graduações, voluntariado, experiências internacionais, etc., para ter oportunidades reais de emprego (como em determinados cursos), ou ainda é fácil conseguir emprego apenas com a lic. em Enfermagem sem mais nenhum elemento diferenciador?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Como está o processo de recrutamento no setor público e qual o que oferece melhores condições, público ou privado?
É necessário ter CVs cheios de pós-graduações, voluntariado, experiências internacionais, etc., para ter oportunidades reais de emprego (como em determinados cursos), ou ainda é fácil conseguir emprego apenas com a lic. em Enfermagem sem mais nenhum elemento diferenciador?
Deixo-te aqui dois links que te podem ajudar: Quem paga mais aos enfermeiros: o público ou o privado? Depende
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/8792/1/6153.pdf - É um estudo, por isso, é muito mais denso, mas acho que se vires a parte da Discussão dos resultados podes ficar com uma ideia geral do panorama.

Atualmente, há uma grande procura de enfermeiros e existe falta, mas isso não retira a importância a esses fatores diferenciadores. Pode ser mais fácil encontrares emprego, mas continuam a ter muita importância, principalmente em locais mais cobiçados e que estejam à procura de uma diferenciação mais elevada.
------
Espero ter ajudado, nem que seja um pouco.
Se alguém tiver mais experiência sobre isto, ou quiser acrescentar alguma coisa, por favor, complete/corrija.

• Like

Jinx

Membro
Matrícula
27 Junho 2017
Os critérios de seriação de enfermeiros e formulas para concurso público estão descritos nas ofertas de trabalho. Obviamente que experiência, pós-graduações, mestrados, etc. são pontos que ganhas. Procura por concursos públicos e poderás ver o que é valorizado e como são formulados os pontos. Não ter experiência, nem mestrado, sem pós-graduações não são critérios de exclusão. Nos dias de hoje por tudo aquilo que se tem estado a passar, houve recrutamento de muitos enfermeiros para o publico (muitos deles apenas por contrato de substituição).
No privado depende de muitas coisas, nomeadamente de quem é que conheces lá dentro.
Em termos gerais, a empregabilidade em enfermagem é má. Não é um problema novo, é um problema que se tem vindo a arrastar nos últimos 15-20 anos.
Portugal deve ser dos poucos países desenvolvidos, se não o único, em que um enfermeiro recém-licenciado não consegue facilmente trabalho.
Isto tudo não é para desanimar, mas é a realidade. Se querem ir para enfermagem para ter emprego fácil, enriquecer, ou ter uma vida desafogada e sem stress, talvez precisem de repensar do que querem fazer da vida.

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Obrigado pelas informações a ambos. Enfermagem queria - caso Medicina não dê - porque é algo que realmente tem mais a ver com o que eu mais gosto, que é o ambiente hospitalar e interação com o doente - e não me sinto realizado sem isso. Não espero enriquecer nem ter uma vida desafogada na área da saúde. No entanto, não queria chegar ao fim e deparar-me outra vez com a situação de Ciências Farmacêuticas em 2012, também agravada por ser o pico da crise da dívida soberana com farmácias a despedir, mas em que para ter uma hipótese de jeito era preciso ter X atividades extra-Mestrado Integrado (como se 5 anos de química não fossem dose suficiente), desde experiência associativa a voluntariado a Erasmus, já para não falar dos "padrinhos" e quem se conhece. Muitos emigraram para o Reino Unido, Suíça, Noruega, nesses anos.

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Ainda não abandonei totalmente a ideia de Enfermagem, i.e., se o exame de Matemática A correr mal, e não entrar nem em Medicina nem nas engenharias nos pares curso/instituição que pretendo. Como na ESEL posso entrar só com o exame de Biologia e Geologia (onde facilmente tiro >18) a entrada é garantida, até posso descuidar-me e ter uma nota inferior que entraria na mesma. Dito isto, queria saber como é, na ESEL, o ensino e a prática de enfermagem, em que ano começam os estágios em hospital e em que hospital (é no Santa Maria? Em vários por rotações?). Queria também saber como são os profs. e colegas de curso, se é fácil/difícil (a parte de prática de enfermagem), esse tipo de coisas.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ainda não abandonei totalmente a ideia de Enfermagem, i.e., se o exame de Matemática A correr mal, e não entrar nem em Medicina nem nas engenharias nos pares curso/instituição que pretendo. Como na ESEL posso entrar só com o exame de Biologia e Geologia (onde facilmente tiro >18) a entrada é garantida, até posso descuidar-me e ter uma nota inferior que entraria na mesma. Dito isto, queria saber como é, na ESEL, o ensino e a prática de enfermagem, em que ano começam os estágios em hospital e em que hospital (é no Santa Maria? Em vários por rotações?). Queria também saber como são os profs. e colegas de curso, se é fácil/difícil (a parte de prática de enfermagem), esse tipo de coisas.
Olá.
Os estágios são no 3º ano e 4º ano, em várias instituições de saúde na área de Lisboa e Vale do Tejo.
Em relação aos colegas e professores, é como em todo o lado, há pessoas com quem simpatizas mais, outras menos, mas o ambiente é bom e de interajuda.
A prática de Enfermagem exige treino e experiência.
Podes ler mais, aqui: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa .

• Like

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Olá, eu também vou tentar entrar em enfermagem, mas na ESSNcvp, e pelo que sei os estágios são realizados em vários sítios, pois em cada estágio vais estar a por em pratica algo diferente.
Em relação aos colegas e professores é uma sorte, tanto podes ter um apoio enorme de ambos os lados, como podes ter pessoas com quem mal vais falar, mas acredito que te vais dar muito bem no curso.
Como já te disseram a enfermagem requer prática e um bom conhecimento sobre os procedimentos a executar, mas isso vais aprender durante as aulas, por isso não precisas de te preocupar já com isso :).

• Like