Como está o processo de recrutamento no setor público e qual o que oferece melhores condições, público ou privado?
É necessário ter CVs cheios de pós-graduações, voluntariado, experiências internacionais, etc., para ter oportunidades reais de emprego (como em determinados cursos), ou ainda é fácil conseguir emprego apenas com a lic. em Enfermagem sem mais nenhum elemento diferenciador?
Os critérios de seriação de enfermeiros e formulas para concurso público estão descritos nas ofertas de trabalho. Obviamente que experiência, pós-graduações, mestrados, etc. são pontos que ganhas. Procura por concursos públicos e poderás ver o que é valorizado e como são formulados os pontos. Não ter experiência, nem mestrado, sem pós-graduações não são critérios de exclusão. Nos dias de hoje por tudo aquilo que se tem estado a passar, houve recrutamento de muitos enfermeiros para o publico (muitos deles apenas por contrato de substituição).
No privado depende de muitas coisas, nomeadamente de quem é que conheces lá dentro.
Em termos gerais, a empregabilidade em enfermagem é má. Não é um problema novo, é um problema que se tem vindo a arrastar nos últimos 15-20 anos.
Portugal deve ser dos poucos países desenvolvidos, se não o único, em que um enfermeiro recém-licenciado não consegue facilmente trabalho.
Isto tudo não é para desanimar, mas é a realidade. Se querem ir para enfermagem para ter emprego fácil, enriquecer, ou ter uma vida desafogada e sem stress, talvez precisem de repensar do que querem fazer da vida.