Enfermagem Veterinária

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
PhD, Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Olá,

O meu nome é Rafael e no momento, estou a terminar matemática A do 12 ano (estou portanto no meu 4 ano do secundário - matemática não é o meu forte) e desde muito jovem que sempre quis seguir medicina veterinária.
Infelizmente, a minha média ronda os 13 valores, sendo insuficiente para entrar em medicina veterinária, e exatamente por essa razão, que tenho andado a procurar por algumas soluções.

A primeira é enfermagem veterinária e apesar de ser algo que eu sonho desde jovem, creio que a empregabilidade/ salários em medicina veterinária no geral estão muito maus e, infelizmente, isso pode refletir na minha escolha em relação ao curso. Também pensei em seguir biologia e tirar mestrado em biologia aplicada ou biologia marinha,uma vez que gosto de tópicos relacionados com biologia, medicina, etc.

A minha segunda paixão é engenharia informática / algo relacionado com tecnologia e programação, mas infelizmente, envolve muita matemática, e a razão pela qual ainda estou no secundário deve-se exatamente devido a essa disciplina.

Engenharia informática seria uma opção melhor, não só em termos de empregabilidade como salário, mas o facto de não conseguir terminar o secundário devido a uma disciplina, que é bastante simples, como matemática A, deixar-me bastante indeciso.

Agradeço desde já tempo que disponibilizaram para ler e responder, se for o caso, ao meu tópico.

Abraços e bons estudos.

• Like
Reactions: paulasantos
Olá Rafael, estou na mesma situação que tu, também estou a fazer este ano apenas Matemática A e também gostava de seguir medicina veterinária. Este ano de certeza que não consigo entrar, pois vou fazer primeiro melhoria de notas e o exame de biologia e geologia (pois sou da área de ciências socioeconômicas o que não ajuda nada). Irei candidatar-me a enfermagem veterinária e para o ano irei fazer o exame de física e química A e tentar medicina veterinária. Se não conseguir sempre tenho enfermagem veterinária como segundo plano.
Se sempre sonhaste seguir algo relacionado com medicina veterinária aconselho-te a lutar por isso, pois acabarás por conseguir :)

Olá,

O meu nome é Rafael e no momento, estou a terminar matemática A do 12 ano (estou portanto no meu 4 ano do secundário - matemática não é o meu forte) e desde muito jovem que sempre quis seguir medicina veterinária.
Infelizmente, a minha média ronda os 13 valores, sendo insuficiente para entrar em medicina veterinária, e exatamente por essa razão, que tenho andado a procurar por algumas soluções.

A primeira é enfermagem veterinária e apesar de ser algo que eu sonho desde jovem, creio que a empregabilidade/ salários em medicina veterinária no geral estão muito maus e, infelizmente, isso pode refletir na minha escolha em relação ao curso. Também pensei em seguir biologia e tirar mestrado em biologia aplicada ou biologia marinha,uma vez que gosto de tópicos relacionados com biologia, medicina, etc.

A minha segunda paixão é engenharia informática / algo relacionado com tecnologia e programação, mas infelizmente, envolve muita matemática, e a razão pela qual ainda estou no secundário deve-se exatamente devido a essa disciplina.

Engenharia informática seria uma opção melhor, não só em termos de empregabilidade como salário, mas o facto de não conseguir terminar o secundário devido a uma disciplina, que é bastante simples, como matemática A, deixar-me bastante indeciso.

Agradeço desde já tempo que disponibilizaram para ler e responder, se for o caso, ao meu tópico.

Abraços e bons estudos.

Olá Rafael, estou na mesma situação que tu, também estou a fazer este ano apenas Matemática A e também gostava de seguir medicina veterinária. Este ano de certeza que não consigo entrar, pois vou fazer primeiro melhoria de notas e o exame de biologia e geologia (pois sou da área de ciências socioeconômicas o que não ajuda nada). Irei candidatar-me a enfermagem veterinária e para o ano irei fazer o exame de física e química A e tentar medicina veterinária. Se não conseguir sempre tenho enfermagem veterinária como segundo plano.
Se sempre sonhaste seguir algo relacionado com medicina veterinária aconselho-te a lutar por isso, pois acabarás por conseguir :)

Olá já somos 3, também sonho desde sempre em ser veterinária aliás sinceramente nunca me imaginei a fazer outra coisa. Também estou no 4 ano de secundário a fazer Fisica e Quimica A e até está a correr bastante bem, mas todos os dias ando numa azafama enorme com medo das décimas, a minha média é de aproximadamente 14,8 e estou no desespero total porque sinto que me restam poucas oportunidades para conseguir realizar o meu sonho. E o que mais me entristece é que, já não bastava as disciplinas com números me darem cabo da cabeça no secundário todo,como também podem ser elas as causadoras de não conseguir entrar no curso pela qual sempre sonhei. Mas vou continuar a lutar até ao fim pelo meu sonho e aconselho a fazerem mesma coisa, no meu caso no ano passado por esta altura a minha média era de apenas 12,7 por causa dos exames do ano anterior, fiz no ano passado os 4 exames novamente e confesso que não foi nada fácil, mas acabou por dar frutos e consegui uma boa nota a Português e a Biologia o que fez com que conseguisse subir drasticamente a minha média. Com isto tudo quero dizer para não desistirem porque vão ver que um dia o nosso esforço vai ser recompensado :) Espero um dia virmos a ser estudantes de medicina veterinária!

Bons estudos!

• Like
Reactions: Barbara2096
Vamos conseguir :) Espero que consigas boa nota no exame, eu este ano apenas vou fazer o de biologia e geologia pois sou da área de ciências socioeconômicas... mas para o ano farei o de física e química para tentar medicina veterinária.
Para que faculdade gostavas de ir? @Joanalf

Vamos conseguir :) Espero que consigas boa nota no exame, eu este ano apenas vou fazer o de biologia e geologia pois sou da área de ciências socioeconômicas... mas para o ano farei o de física e química para tentar medicina veterinária.
Para que faculdade gostavas de ir? @Joanalf

Sim vamos conseguir, temos de manter sempre o pensamento positivo :) Bem eu adorava ir para a UTAD visto que é perto da minha cidade e assim a mudança não ia ser tão radical digamos assim, para além disso conheço pessoas que estão a tirar lá este curso e dizem que estão a adorar, mas as minhas possibilidades por causa da média estão mais viradas para a universidade de Lisboa e tu?

Eu gostava da universidade de Lisboa, é mais perto da minha casa :) mas sinceramente qualquer uma servia

Concordo contigo para mim qualquer uma dava desde que conseguisse entrar já era muito bom :) Desejo te uma boa sorte para os exames e espero que consigas entrar ;)

Olá Barbara, eu estou a pensar em por em primeiro lugar o politécnico de Viseu :) As médias estão mesmo muito altas, em 2015 subiram imenso... :/

Deixo desde já um enorme obrigado por partilharem as vossas situações e pelas palavras de incentivo! :)

Realmente, não me vejo a fazer mais nada a não ser algo que tenha a ver com medicina veterinária, por isso, leve o tempo que levar, vou esforçar-me para que isso aconteça :p

Apesar de gostar de tecnologias e programação, não sei se é algo que seria capaz de acordar todos os dias e ir feliz para o meu local de trabalho, algo que medicina veterinária seria totalmente o oposto.

Estou a pensar em entrar no politécnico de Viseu em enfermagem veterinária, mas ainda falta algum tempo para decidir onde me candidatar :)

Abraços!

Boas pessoal!!
Basicamente eu sou uma aluna do IPB que veio de ciências e como não conseguiu mais de 9,5 no exame de Biologia e Geologia, não entrou em enfermagem veterinária. Estou de momento a fazer um CTeSP no IPB de cuidados veterinários mas vou voltar a repetir o exame para o ano entrar então em enfermagem.
A minha questão é muito simples e direta: Qual a melhor escolha? IPB ou IPV?

Agradeço desde já as futuras respostas :D

Maria Fernandes.

• Like
Reactions: Juliana Duarte
Olá, sou aluna do primeiro ano de Biologia na Universidade de Coimbra, entrei na segunda fase uma vez que não consegui entrar na minha primeira opção em ambas as fases (Medicina Veterinária). A minha média ronda os 15,5.
Com o passar do tempo começo a duvidar que a profissão de médica veterinária seja a melhor para mim, então pensei em Enfermagem Veterinária. Infelizmente, há muito pouca informação acerca desta profissão e curso, no geral, e por isso agradeço todo o feedback de quem esteja no curso ou já exerça a profissão. Tenho a sensação que é extremamente desvalorizada e tenho medo que isso se reflita nos salários, se alguém me pudesse também dar uma ideia disso, ficava muuuito agradecida!
Obrigada, desde já!

Olá eu estou como a Beatriz, alguém tem feed back do curso enfermagem veterinária?

É já agora, será que fazendo enfermagem veterinária depois existe alguma possibilidade de fazer uma transição para medicina veterinária?

Olá Beatriz! Sou finalista do curso de Enfermagem Veterinária no Politécnico de Viseu. Relativamente ao curso acho que é muito bom, sais com bons conhecimentos de lá, mas como na maioria dos cursos, aprendes o maior quando começas realmente a trabalhar e em estágios.
No que toca a um enfermeiro veterinário não ter grande valor (cá em portugal), pela minha experiência é muito verdade, infelizmente... No entanto acho que isso acontece por ser um curso relativamente recente com pouco mais de 10 anos! Tenho esperança que isso venha a mudar ao longo dos anos, e já se começa realmente a ver diferença nos centros onde existem médicos veterinários mais novos.
Quanto aos salários, depende dos sitios, já ouvi de tudo, mas 750€ foi o máximo, e foram muito poucos casos, a maioria não passa dos 650€... ñ me parece que seja pelo facto de o curso ñ ser valorizado, mas sim pelo estado em que está o pais, uma vez que temos enfermeiros de humana a receber isso ou pouco mais.
Espero que consigam entrar em Medicina , mas se não conseguirem, acreditem Enfermagem Veterinária é muito mais do que aparenta, precisamos é de mostrar às pessoas o nosso valor! :kissingclosed::kissingclosed::kissingclosed:

• Like
Reactions: FilipaMarques