Estou a terminar o secundário e estou indecisa entre dois cursos: enfermagem veterinária e biologia Marinha, contudo, não sei se a primeira escolha teria muito saída, alguém tem uma opinião que me consiga ajudar a escolher?
Olá Beatriz. Sou médico veterinário e não pertenço formalmente a nenhuma das classes profissionais que mencionas mas conheço ambas as áreas.
Biologia (ou na sua vertente mais especifica de marinha) é uma ciencia básica, já bem estabelecida a nive profissional com biologos em muitas áreas como docencia, investigação ou farmacêuticas. Biologia Marinha é um ramo especifico. A maior parte dos biologos marinhos com quem contactei/conheço são investigadores na area da conservação ou tecnicos em laboratórios. Gostam muito do que fazem mas parece que a nivel de progressão da carreira é mais complicado.... Mas qual é a area de investigação que não é?
Enfermagem é uma área recente no panorama portugues com abertura de cursos por volta de 2006, muito em formato do que existe em paises como o reino unido. A meu ver a área de enfermagem, apesar de completamente distinta dos auxiliares de clinica veterinaria, sofrem ainda uma certa concorrência. Tenho visto profissionais de enfermagem principalmente em grandes hospitais. O mercado está actualmente saturado.
Quanto as saídas, acho que as duas areas sao diferentes, uma é vocacionada para a investigação e contacto com animais e ciencias marinhas, outro trabalhando em faculdades e reservas. Enfermagem tem um contacto a nivel de clinica de pequenos animais principalmente, e trabalhas em clinicas e hospitais veterinarios.
Gostas de investigação e achas piada ao mar e os seus animais, biologia marinha, se te ves a tratar de caes, gatos e outros que mais, vai para enfermagem ;)
Boa escolha e boa sorte!