Enfermagem Veterinária

Olá a todos! Queria saber se há por aqui alguns alunos de enfermagem veterinária em qualquer uma das 5 universidades que têm este curso? Não sei qual hei-de me candidatar e queria ouvir testemunhos de pessoas em cada uma das universidades. Saber o que acham do curso, da universidade? E tudo o que acharem relevante?
Obrigada

Bom dia gostava de saber se alguém tem conhecimento de abertura do curso de enfermagem veterinária algures perto de Lisboa no próximo ano letivo.

E se é possível (por exemplo) entrar em enfermagem veterinária em Viseu, não ir às aulas, e fazer as cadeiras por exame?
Obrigado

Bom dia gostava de saber se alguém tem conhecimento de abertura do curso de enfermagem veterinária algures perto de Lisboa no próximo ano letivo.

E se é possível (por exemplo) entrar em enfermagem veterinária em Viseu, não ir às aulas, e fazer as cadeiras por exame?
Obrigado

Perto de Lisboa não existe enfermagem veterinaria. Esteve para abrir em tempos em algumas faculdades publicas e/ou privadas mas nunca se concretizou.

Talvez a mais perto seria Portalegre-Elvas...

Quanto a fazeres o que pretendes penso que não é possivel a não ser se tiveres algum estatuto como trabalhador-estudante por exemplo. Assim, podes ser dispensado das aulas praticas que são de presença obrigatória e ir só a exame teórico e exame pratico. No entanto, relembro que esta via é mais complicada pois ir para um exame pratico "sem ter pratica" torna muito mais complicado seres aprovado a uma disciplina.

Boa sorte!

Estou a terminar o secundário e estou indecisa entre dois cursos: enfermagem veterinária e biologia Marinha, contudo, não sei se a primeira escolha teria muito saída, alguém tem uma opinião que me consiga ajudar a escolher?

Estou a terminar o secundário e estou indecisa entre dois cursos: enfermagem veterinária e biologia Marinha, contudo, não sei se a primeira escolha teria muito saída, alguém tem uma opinião que me consiga ajudar a escolher?

Olá Beatriz. Sou médico veterinário e não pertenço formalmente a nenhuma das classes profissionais que mencionas mas conheço ambas as áreas.
Biologia (ou na sua vertente mais especifica de marinha) é uma ciencia básica, já bem estabelecida a nive profissional com biologos em muitas áreas como docencia, investigação ou farmacêuticas. Biologia Marinha é um ramo especifico. A maior parte dos biologos marinhos com quem contactei/conheço são investigadores na area da conservação ou tecnicos em laboratórios. Gostam muito do que fazem mas parece que a nivel de progressão da carreira é mais complicado.... Mas qual é a area de investigação que não é?

Enfermagem é uma área recente no panorama portugues com abertura de cursos por volta de 2006, muito em formato do que existe em paises como o reino unido. A meu ver a área de enfermagem, apesar de completamente distinta dos auxiliares de clinica veterinaria, sofrem ainda uma certa concorrência. Tenho visto profissionais de enfermagem principalmente em grandes hospitais. O mercado está actualmente saturado.

Quanto as saídas, acho que as duas areas sao diferentes, uma é vocacionada para a investigação e contacto com animais e ciencias marinhas, outro trabalhando em faculdades e reservas. Enfermagem tem um contacto a nivel de clinica de pequenos animais principalmente, e trabalhas em clinicas e hospitais veterinarios.
Gostas de investigação e achas piada ao mar e os seus animais, biologia marinha, se te ves a tratar de caes, gatos e outros que mais, vai para enfermagem ;)

Boa escolha e boa sorte!

Olá!

Tenho estado a seguir este tópico, e também tenho um certo interesse em biologia marinha tal como a Beatriz da Rosa Rreis, no entanto, o meu receio é mesmo não encontrar emprego na área marinha. Já sou enfermeira veterinária, mas com o tempo vejo que cada vez mais tenho interesse em laboratório.. Saberias dizer como esta o emprego para técnicos de laboratórios para Biólogos marinhos?

Obrigada :)

Pedi a um amigo biologo e que trabalha em biologia marinha para dar a sua opinião:
Ao contrário de Biologia ser um curso geral que abrange várias áreas das ciências naturais desde imunologia a botânica a biologia marinha é mais especifica. Em Portugal não tem muita saída profissional dado o desenvolvimento industrial da economia do mar n estar desenvolvido. A empregabilidade da biologia marinha está voltada para às áreas de aquacultura, nutrição animal de peixes, pescas, monitorização e conservação de ecossistemas marinhos bem como turismo como observação de cetáceos ou mergulho.

Quanto a minha opinião, se gostas de investigação, acho realmente que biologia será um curso mais indicado. Relembro só que as saidas na area de investigação em portugal são limitadas e que emprego estável é só atraves de concursos para a docencia em faculdades (agora já há uns contratos melhorzinhos supostamente)... Se tiveres a pensar em concorrer para bolsas/emprego fora de portugal, penso que ai não terás nenhum problema.
Lembrar também que as ciencias marinhas são mais fortes em locais "virados para o mar", o Algarve aqui, através da Ualg desempenha um papel importante e tem um base forte de investigação nessa área e reconhecida internacionalmente. Os Açores também ;)

Olá!

Tenho estado a seguir este tópico, e também tenho um certo interesse em biologia marinha tal como a Beatriz da Rosa Rreis, no entanto, o meu receio é mesmo não encontrar emprego na área marinha. Já sou enfermeira veterinária, mas com o tempo vejo que cada vez mais tenho interesse em laboratório.. Saberias dizer como esta o emprego para técnicos de laboratórios para Biólogos marinhos?

Obrigada :)
Olá Bárbara! Receio em não encontrar emprego acontece em alguns cursos, mas eu acho que cada vez mais a área relacionada com a medicina e o mar vão ser mais necessárias. Biologia Marinha é uma área com muita empregabilidade, de acordo com o que me disseram, contido, acho que apenas terá mais sucesso em áreas perto do mar.
Não sei muito sobre técnicos de laboratórios de biólogos marinhos, mas posso informar-me!

Boa noite,
Vim aqui falar em nome de uma amiga. A minha amiga esta no 11 ano e quer seguir enfermagem veterinária. Ela pode tirar licenciatura e logo após licenciatura ir trabalhar como enfermeira veterinária? Obrigada

Boa noite,
Vim aqui falar em nome de uma amiga. A minha amiga esta no 11 ano e quer seguir enfermagem veterinária. Ela pode tirar licenciatura e logo após licenciatura ir trabalhar como enfermeira veterinária? Obrigada

Sim. Tem que tirar a licenciatura em enfermagem veterinária e poderá logo trabalhar como enf. veterinária.

• Like
Reactions: Ângela0104
Alô a todos, sou estudante de enfermagem veterinária no politécnico de castelo branco, e tal como muito de vocês também queria Medicina veterinária, tenho a dizer -vos que o a enfermagem é um curso bastante completo para quem gosta da área mas não consegue medicina, o primeiro ano dá a sensação que não (Por ser muito teorico) mas o segundo é muito prático e é onde fazemos e aprendemos o que realmente vamos usar no futuro, estou bastante contente. Podes também pedir depois transferência para medicina veterinária mas para isso tens de tirar boas notas para teres uma média boa para conseguires entrar nas poucas vagas que existe para a mudança de curso/instituição. Também existe a possibilidade em Évora de ingressantes em medicina veterinária quando tiveres um curso do ensino superior feito. Noutras universidades e nessa também podes te candidatar depois através do ensino para maiores de 23 sem teres de fazer exames nacionais.

Em relação a salários foi como foi dito basicamente do salário mínimo sem haver muito privilégio mas isso é como na enfermagem humana, além disso o curso ainda é recente...

Alô a todos, sou estudante de enfermagem veterinária no politécnico de castelo branco, e tal como muito de vocês também queria Medicina veterinária, tenho a dizer -vos que o a enfermagem é um curso bastante completo para quem gosta da área mas não consegue medicina, o primeiro ano dá a sensação que não (Por ser muito teorico) mas o segundo é muito prático e é onde fazemos e aprendemos o que realmente vamos usar no futuro, estou bastante contente. Podes também pedir depois transferência para medicina veterinária mas para isso tens de tirar boas notas para teres uma média boa para conseguires entrar nas poucas vagas que existe para a mudança de curso/instituição. Também existe a possibilidade em Évora de ingressantes em medicina veterinária quando tiveres um curso do ensino superior feito. Noutras universidades e nessa também podes te candidatar depois através do ensino para maiores de 23 sem teres de fazer exames nacionais.

Em relação a salários foi como foi dito basicamente do salário mínimo sem haver muito privilégio mas isso é como na enfermagem humana, além disso o curso ainda é recente...

Só fazer uma pequena nota que a enfermagem humana, a nivel publico (e tb no privado pois os valores são até mais altos), não recebe o salário minimo.

• Like
Reactions: Rafael.
Olá. Acabei agora o secundário e candidatei-me a enfermagem veterinária no Politécnico de Castelo Branco. Estou com algum receio, pois sou de longe e não consigo encontrar nenhum feedbaçk de alunos do IPCB, se alguém me puder dar informações de como é o curso e se gostam do ambiente da escola, agradecia.

Olá, eu também sou de longe e ingressei no ano passado no mesmo curso a que te candidataste este ano.
Posso te dar feedback do meu primeiro ano. Como somos poucos alunos somos um grupo muito unido e acabas por conhecer quase todos. Estão sempre todos disposto a ajudar em tudo. Até mesmo a escola é muito fixe, é um mini paraíso na cidade, uma herdade enorme em que tens imenso contacto com animais ( mas aviso já que no primeiro ano este contacto nas aulas é muito pouco).

Se quiseres podes me fazer mais perguntas pelo meu insta @carolsjorgess, e ver algum dos momentos que lá tive.
Digo te com toda a certeza para não teres receio, foi o melhor ano da minha vida!!

Olá sou a Tânia. Eu quero muito seguir um curso onde possa trabalhar com animais, mas penso que não teria vocação para vet então pensei em seguir Enfermagem Vet. mas tenho algumas duvidas em relação ao curso, podem me ajudar a esclarecer algumas...

1. O que o levou a escolher esta universidade para o curso de Enfermagem Veterinária?
2. O que te levou a escolher o curso?
3. Quais os aspetos positivos do curso?
4. Quais os aspetos negativos do curso?
5. Na sua opinião quais são as disciplinas mais difíceis ao longo do curso e porquê?
6. Relativamente as disciplinas de Química/Matemática considera que o nível de exigência foi muito elevado?(fácil/difícil)
7. A componente prática do curso é boa ?
8. No curso existem muitas áreas de especialização? Pode enumerar algumas!?
9. Quais os aspetos positivos da universidade (como instituição em si)?
10. Quais os aspetos negativos da universidade?
11. É possível conciliar o curso com um trabalho part-time?
12. Como é a carga horária?
13. É obrigatória a presença em todas as cadeiras/aulas?
14. Tens alguma imagem do horário do curso no 1° ano (1° e/ou 2° semestre) e do 2°? se sim, não te importas de mas enviar?
15. Aconselhas este curso?
16. Quais são as perspetivas para a integração no mercado de trabalho. Na sua opinião, no nosso pais qual a área que tem mais saída?
17. Como se encontra a situação da empregabilidade para as saídas profissionais que tem?
18. Como é o dia-a-dia de um Enfermeiro Veterinário? (Por favor descreva)
19. Em média quais são os honorários que recebe um Enfermeiro Veterinário?
20. Quais as áreas em que a partida o salário será maior?
21. Como é que é visto este curso no nosso pais? Já é valorizado?
22. Se já trabalha nesta área, a quanto tempo trabalha e qual a sua área atual?
23. Quais as áreas em que já trabalhou?
24.Se pudesses escolher de novo um curso, optarias por Enfermagem veterinária de novo?

Muito obrigada pela ajuda!

Olá sou a Tânia. Eu quero muito seguir um curso onde possa trabalhar com animais, mas penso que não teria vocação para vet então pensei em seguir Enfermagem Vet. mas tenho algumas duvidas em relação ao curso, podem me ajudar a esclarecer algumas...

1. O que o levou a escolher esta universidade para o curso de Enfermagem Veterinária?
2. O que te levou a escolher o curso?
3. Quais os aspetos positivos do curso?
4. Quais os aspetos negativos do curso?
5. Na sua opinião quais são as disciplinas mais difíceis ao longo do curso e porquê?
6. Relativamente as disciplinas de Química/Matemática considera que o nível de exigência foi muito elevado?(fácil/difícil)
7. A componente prática do curso é boa ?
8. No curso existem muitas áreas de especialização? Pode enumerar algumas!?
9. Quais os aspetos positivos da universidade (como instituição em si)?
10. Quais os aspetos negativos da universidade?
11. É possível conciliar o curso com um trabalho part-time?
12. Como é a carga horária?
13. É obrigatória a presença em todas as cadeiras/aulas?
14. Tens alguma imagem do horário do curso no 1° ano (1° e/ou 2° semestre) e do 2°? se sim, não te importas de mas enviar?
15. Aconselhas este curso?
16. Quais são as perspetivas para a integração no mercado de trabalho. Na sua opinião, no nosso pais qual a área que tem mais saída?
17. Como se encontra a situação da empregabilidade para as saídas profissionais que tem?
18. Como é o dia-a-dia de um Enfermeiro Veterinário? (Por favor descreva)
19. Em média quais são os honorários que recebe um Enfermeiro Veterinário?
20. Quais as áreas em que a partida o salário será maior?
21. Como é que é visto este curso no nosso pais? Já é valorizado?
22. Se já trabalha nesta área, a quanto tempo trabalha e qual a sua área atual?
23. Quais as áreas em que já trabalhou?
24.Se pudesses escolher de novo um curso, optarias por Enfermagem veterinária de novo?

Muito obrigada pela ajuda!

Estou na mesma situação que tu!
Penso que não te vão responder porque este tópico já é antigo.
Mas estás a pensar ir para enfermagem vet em que faculdade?
Eu sonhava em entrar aqui no Porto mas é impossível porque não tem.

• Love
Reactions: Tiz
Passei aqui só para informar que o Uniarea está a tentar fazer um artigo em conversa com alguns alunos/ex-alunos deste curso. Fiquem atentas 🤗

• Like
  • Love
Reactions: davis and Tiz
Estou na mesma situação que tu!
Penso que não te vão responder porque este tópico já é antigo.
Mas estás a pensar ir para enfermagem vet em que faculdade?
Eu sonhava em entrar aqui no Porto mas é impossível porque não tem.

Olá, muito sinceramente não tenho certezas ainda da universidade que gostaria de ir se seguir enfermagem veterinária .
Mas já me falaram muito bem da universidade de Viana do Castelo.
E penso que seja uma boa opção para o curso de enfermagem veterinária.
Post automatically merged:

Passei aqui só para informar que o Uniarea está a tentar fazer um artigo em conversa com alguns alunos/ex-alunos deste curso. Fiquem atentas 🤗

Obrigada!

• Like
Reactions: Ariana_