Boa tarde
Estou a pensar em concorrer este ano a enfermagem veterinária.
Gostaria de saber mais sobre o curso, como são as aulas, principalmente as aulas práticas. Se atuam diretamente com animais logo no primeiro ano ou se é só depois. Disciplinas mais difíceis, mais interessantes (claro que é relativo).
Qual é o instituto que me recomendariam? Existe alguma diferença entre eles? Uns mais práticos, outros mais teóricos, por exemplo.
Como são os estágios?
Quanta mais informação melhor. Agradeço imenso se me responderem.
Hello, acabei o 1ºano Enfermagem Veterinária no IPV e posso te dizer que se escolheres Viseu vais ficar encantada pela paixão que os Professores de uma forma geral teem a ensinar, sempre preocupados se estamos a entender as coisas, sempre a puxar cada vez mais nós o que torna de certa forma uma cadeira que consideres mais chata ou dificil não seja tão saturante.
Relativamente ás aulas práticas temos Anatomia e Morfologia Animal I com bastantes práticas, começamos por dar Esplancnologia, Anatomia Comparada e Osteologia, em ano normal os poucos cães que temos no canil que apesar de infelizmente serem velhinhos, seriam as nossas "cobaias" para poderes por em prática alguns conhecimentos, mas temos sempre os animais de produção.No 2ºSemestre temos Anatomia II, onde temos miologia, sistema nervoso, linfático, cardiovascular... Nas práticas temos dissecacoes de cadáveres. Outras cadeiras no 1ºsemestre como Citologia e Histologia Animal e Microbiologia a prática também estábem presente. Em Animais de Companhia num ano normal iriamos a uma exposição do clube portugues de canicultura, é uma cadeira onde ficas com conhecimentos e introduções importantes de raças caninas e felinas, aproveito para dizer que é uma cadeira que a par de Anatomia e CHA essencial e foi a que mais gostei :).
No 2º Semestre temos o cadeirão que é Métodos Estatisticos e Informática, que claro nada tem a ver com o curso, onde damos SPSS, estatistica, excel e VBA.
Não achei o 1ºAno muito dificil e há sempre tempo para tudo como neste e em qualquer curso, basta saberes organizar-te e sei lá ires à aquela cadeira em frequência ou deixares aquela estratégicamente para Recurso.
Sobre a escola temos um Laboratório de Anatomia Patológica Veterinária que trabalha para fora, mas podes sempre inscrever-te e os professores incetivam para tal, ajudando nas Necrópsias como Voluntario. Recentemente também foi finalizado um projeto de um Laborátorio de Biossegurança Nível III onde está totalmente operacional.
Também temos um Canil que apenas existe com condições devido a um grande esforço dos alunos o que é bastante triste...
De estágios se não me engano temos 40 e poucas horas no 1 e 2º semestre do 2º ano e depois o 2º semestre no 3º ano.
Ainda relativamente ao curso não sei se ainda se mantêm, mas pelo menos no ano passado o curso de Viseu era o único em Portugal de Enfermagem Veterinária que é acreditado na europa, o que a meu ver é um factor difernciador e muito importante, pois como sabemos a empregabilidade e a forma que Enfermagem Veterinária é vista em Portugal não é das melhores, e poderes trabalhar na Europa sem estares um Ano á espera só para poderes realizar um Exame é bastante positivo.
Espero ter esclarecido tudo e vê o plano de estudos das várias escolas, e pesa os prós e contras :)
Boa Sorte!