Olá. Acabei agr o 12 ano, e uma das minhas opções é o curso de enfermagem no IPB. Eu gostava de saber se a nível de equipamento a escola está bem preparada, e ainda gostava de saber onde se estagia. Outra coisa no IPB há a famosa praxe 24 horas?
Olá Luís. Terminei este ano o 2ºano de enfermagem no IPB e acho que sim que a nossa escola esta bastante bem equipada, acho apenas que as salas de aulas praticas são pequenas e as turmas grandes o que faz a turma ter de se dividir em dois turnos para as aulas praticas, aulas essa que permitem sem duvida que tu aprendas técnicas que vão ser muito importantes para os estágios e sem duvida são as aulas mais divertidas. No segundo ano vais ter aulas de enfermagem de reabilitação e nessa área a escola esta muito bem equipada e vamos com uma boas bases para o estagio de ortopedia.
As salas de aulas são todas equipadas com projectores e computadores, apenas na minha opinião as salas são pequenas para a quantidade de alunos.
Para os estágios os alunos são divididos nos campos de estagio de cada ano em grupos.
No segundo ano podes estagiar nos hospitais do grupo da ULSN ( Bragança, Mirandela e Macedo de cavaleiros)
No terceiro ano os estágios passam por Mirandela, Bragança e Macedo e podes fazer obstétrica em Penafiel.
No quarto ano o primeiro ensino clínico pode ser feito em Mirandela, Bragança, Macedo, e no Hospital de são João no Porto, nesse mesmo ano, o segundo semestre, no estagio de integração a vida profissional, esse estagio pode ser feito em qualquer hospital a tua escolha desde que apresentes a proposta a escola. Tenho a especificar que no segundo e terceiro ano não és obrigado a fazer o campos em todas as localidades que referi, alguns são obrigatórios em Bragança mas os outros há que entrar em acordo na turma quem fica em que sitio, eu por exemplo no meu segundo ano tive a sorte de fazer todos os campos em Bragança.
Até agora não temos tido estagio no primeiro ano, mas neste ano letivo haverá algumas alterações no plano curricular por isso não sei ao certo se não ponderam por um estagio pequeno de observação no primeiro ano será para confirmar quando for lançado o novo plano curricular.
Agora a praxe, no meu ano não tivemos praxe 24h e no ano passado julgo eu que também não tiveram mas possivelmente isto pode ser confirmado com colegas meus que são desse ano e que possam ver este comentário pois não tenho mesmo a certeza pois isso variar de ano para ano. Só te digo não te preocupes com isso pois a praxe no IPB não é o monstro que mostram na TV e como já disse aqui no forum várias vezes a praxe permitiu-me conhecer as melhores pessoas que conheci em Bragança, chegar sozinha a uma cidade desconhecida a praxe é primeiro passo para criar laços e te integrares muito bem (não é por nada que o lema do IPB é "Amigos paras sempre").
Se tiveres mais alguma duvida, está a vontade para me perguntar.
Boa sorte :)