IPBragança Enfermagem

Acabei agora o 12º e uma das minhas poucas opções é enfermagem no IPB. Porém estou um pouco reticente uma vez que amigos meus me disseram que este politécnico é um dos piores do país e que a taxa de empregabilidade é diminuta... O que me podem dizer acerca disto? Obrigada desde já :)

Olá Inês!
Também tinha duvidas quanto a isso, vai ao site infocursos e lá tem a taxa de empregabilidade dos cursos em cada instituição.
E muito pelo contrário, Bragança tem uma taxa de emprego de 96%, ou seja 4% de desemprego, a mesma taxa que a do Porto e Braga, muito conceituadas. Por exemplo a Escola de Enfermagem de Vila Real é uma das mais altas em termos de desemprego com 7% de desemprego.
Essa teoria de que o politécnico é pior que a universidade não se aplica em enfermagem pois todos os cursos de enfermagem são lecionados em regime politécnico dentro duma universidade ou não.
Sinceramente acho muito que tu teres emprego ou não vai depender mais das notas que tires do que propriamente o sítio onde tires.
Espero ter ajudado linda, e se tudo correr bem vamos ser colegas, por isso se ficares colocada anda ca dizer alguma coisa assim no primeiro dia já não estou sozinha ehehehe, bjs

Olá Inês!
Também tinha duvidas quanto a isso, vai ao site infocursos e lá tem a taxa de empregabilidade dos cursos em cada instituição.
E muito pelo contrário, Bragança tem uma taxa de emprego de 96%, ou seja 4% de desemprego, a mesma taxa que a do Porto e Braga, muito conceituadas. Por exemplo a Escola de Enfermagem de Vila Real é uma das mais altas em termos de desemprego com 7% de desemprego.
Essa teoria de que o politécnico é pior que a universidade não se aplica em enfermagem pois todos os cursos de enfermagem são lecionados em regime politécnico dentro duma universidade ou não.
Sinceramente acho muito que tu teres emprego ou não vai depender mais das notas que tires do que propriamente o sítio onde tires.
Espero ter ajudado linda, e se tudo correr bem vamos ser colegas, por isso se ficares colocada anda ca dizer alguma coisa assim no primeiro dia já não estou sozinha ehehehe, bjs
muito obrigada :blush::kissingheart:
ehehe okay, beijinhos :grinning:

Olá Luís. Terminei este ano o 2ºano de enfermagem no IPB e acho que sim que a nossa escola esta bastante bem equipada, acho apenas que as salas de aulas praticas são pequenas e as turmas grandes o que faz a turma ter de se dividir em dois turnos para as aulas praticas, aulas essa que permitem sem duvida que tu aprendas técnicas que vão ser muito importantes para os estágios e sem duvida são as aulas mais divertidas. No segundo ano vais ter aulas de enfermagem de reabilitação e nessa área a escola esta muito bem equipada e vamos com uma boas bases para o estagio de ortopedia.
As salas de aulas são todas equipadas com projectores e computadores, apenas na minha opinião as salas são pequenas para a quantidade de alunos.
Para os estágios os alunos são divididos nos campos de estagio de cada ano em grupos.
No segundo ano podes estagiar nos hospitais do grupo da ULSN ( Bragança, Mirandela e Macedo de cavaleiros)
No terceiro ano os estágios passam por Mirandela, Bragança e Macedo e podes fazer obstétrica em Penafiel.
No quarto ano o primeiro ensino clínico pode ser feito em Mirandela, Bragança, Macedo, e no Hospital de são João no Porto, nesse mesmo ano, o segundo semestre, no estagio de integração a vida profissional, esse estagio pode ser feito em qualquer hospital a tua escolha desde que apresentes a proposta a escola. Tenho a especificar que no segundo e terceiro ano não és obrigado a fazer o campos em todas as localidades que referi, alguns são obrigatórios em Bragança mas os outros há que entrar em acordo na turma quem fica em que sitio, eu por exemplo no meu segundo ano tive a sorte de fazer todos os campos em Bragança.
Até agora não temos tido estagio no primeiro ano, mas neste ano letivo haverá algumas alterações no plano curricular por isso não sei ao certo se não ponderam por um estagio pequeno de observação no primeiro ano será para confirmar quando for lançado o novo plano curricular.
Agora a praxe, no meu ano não tivemos praxe 24h e no ano passado julgo eu que também não tiveram mas possivelmente isto pode ser confirmado com colegas meus que são desse ano e que possam ver este comentário pois não tenho mesmo a certeza pois isso variar de ano para ano. Só te digo não te preocupes com isso pois a praxe no IPB não é o monstro que mostram na TV e como já disse aqui no forum várias vezes a praxe permitiu-me conhecer as melhores pessoas que conheci em Bragança, chegar sozinha a uma cidade desconhecida a praxe é primeiro passo para criar laços e te integrares muito bem (não é por nada que o lema do IPB é "Amigos paras sempre").
Se tiveres mais alguma duvida, está a vontade para me perguntar.
Boa sorte :)

É algo que quero muito e depois de ler isto só quero mais e mais. Espero que Bragança, caso entre, me proporcione coisas únicas. Estou mesmo esperançoso em relação a este Instituto e a tudo o que o rodeia. É só aguardar para ver.

• Like
Reactions: Catytx
É algo que quero muito e depois de ler isto só quero mais e mais. Espero que Bragança, caso entre, me proporcione coisas únicas. Estou mesmo esperançoso em relação a este Instituto e a tudo o que o rodeia. É só aguardar para ver.
O IPB é a tua 1ªopção? :)

Bom dia a todos! Espero que os resultados das colocações vos tenha agradado. Para aqueles que entraram os meus parabéns, fizeram uma boa opção e não se vão arrepender com certeza, para aqueles que não entraram não desitam o sonho é quem comanda a vida é irão ter mais oportunidades.
Vão iniciar uma nova fase da vossa vida que não vos vou mentir nos primeiros tempos custa muito estar longe dos nossos familiares e de tudo o que estamos habituados mas não se preocupem irão encontrar em Bragança uma segunda Familia que vos vai receber muito bem.
Para encontrar casa podem se dirigir a este grupo no facebook: "Arrendar quarto/casa em Bragança"
Aqui deixo alguns links que vos vão ser úteis:

AE saude: AE ESSa - IPB | Facebook

Núcleo enf: Núcleo de Estudantes de Enfermagem de Bragança | Facebook

Aaipb: Associação Académica do IPB | Facebook

Pagina caloiros Saúde: Caloiros ESSA 2016 | Facebook

Agora só tenho a vos desejar as maiores felicidade e sejam bem vidos a este mui nobre instituto!!

Última edição:
  • Like
Reactions: LuisFerreira
Bom dia a todos! Espero que os resultados das colocações vos tenha agradado. Para aqueles que entraram os meus parabéns, fizeram uma boa opção e não se vão arrepender com certeza, para aqueles que não entraram não desitam o sonho é quem comanda a vida é irão ter mais oportunidades.
Vão iniciar uma nova fase da vossa vida que não vos vou mentir nos primeiros tempos custa muito estar longe dos nossos familiares e de tudo o que estamos habituados mas não se preocupem irão encontrar em Bragança uma segunda Familia que vos vai receber muito bem.
Para encontrar casa podem se dirigir a este grupo no facebook: "Arrendar quarto/casa em Bragança"

Agora só tenho a vos desejar as maiores felicidade e sejam bem vidos a este mui nobre instituto!!

Muito obrigado pela ajuda.

• Like
Reactions: Catytx
As candidaturas para o segundo semestre fazem-se na mesma altura que as do 1ª?

Boas inscrevi-me este ano nos maiores de 23 para o curso de enfermagem e gostara que alguem me ajuda-se e disse se mais ou menos como e a estrutura da prova. Obrigada

Olá. Eu vou candidatar-me este ano para enfermagem e eu gostaria que alguém me pudesse esclarecer como é o curso em si?? Em termos de disciplinas e até mesmo sobre as praxes.
Obrigado

• Like
Reactions: DaisyRoses
Alguém me consegue explicar como funciona a entrada em segundo semestre em enfermagem?
A entrada no segundo semestre apenas diferencia-se no facto de entrares justamente no 2º semestre, isto é, no mês de Fevereiro, de acordo com o término do primeiro semestre. Tu e mais alguns alunos são enquadrados numa nova turma e começam nessa altura do ano o vosso PRIMEIRO semestre, ao contrário da turma de 1º Semestre, que estará a caminhar para o seu 2º.
Nada se alterará relativamente às vossas férias. Estas continuarão a ser durante os meses de Julho e Agosto. O vosso 2º semestre de aulas começa em setembro. E ingressam no 2º ano de curso em fevereiro, e por aí vai.
--- Post atualizado ---
Olá. Eu vou candidatar-me este ano para enfermagem e eu gostaria que alguém me pudesse esclarecer como é o curso em si?? Em termos de disciplinas e até mesmo sobre as praxes.
Obrigado
O curso de enfermagem lecionado no ipb, difere-se um pouco das outras faculdades, no quesito de estrutura de curso. O nosso curso tem duração de 4 anos e os estágios são feitos no segundo semestre, do segundo ano e do terceiro ano. O último ano de curso é só estágio. Relativamente ao primeiro ano, este não é complicado de se concluir, deve-se ter em atenção as disciplinas com mais ECTS. O primeiro ano é o que custa mais, pois é muito teórico, mas também tens aulas práticas. O segundo ano costumam dizer que é o mais complicado do curso, eu ainda não o sei, pois só o vou começar em setembro. É importante saberes que todos os anos têm as suas complicações, mas nada é impossível de se fazer. Tudo se consegue.
Como sabes não é um curso fácil, mas também não é um curso difícil e recomenda-se que seja mesmo a tua opção, estudar "por gosto" não cansa. Tu podes consultar o plano curricular de aulas no site do nosso instituto - IPB - Curso.
Relativamente à praxe, as praxes da escola da saúde costumam realizar-se durante a noite, a partir das 21 horas, todos os dias, durante um mês e meio. É uma praxe incrível e cheias de temáticas, mas também com um grande objetivo: ajudar-te a preparar para esta caminhada que é a enfermagem. É uma praxe que abriga os estudantes e os integra muito, e mesmo que não te identifiques com a praxe, não temas, nunca serás posta de lado. É também a única escola que tem uma praxe de 24 horas, ao qual eu realizei. Aproveita esta aventura que é a praxe, porque é mesmo única...
Espero que gostes mesmo de enfermagem, e desejo-te as maiores felicidades.
Se escolheres o IPB estarás a realizar uma das melhores escolhas da tua vida, te garanto.

Última edição:
  • Like
Reactions: sílvi@99
A entrada no segundo semestre apenas diferencia-se no facto de entrares justamente no 2º semestre, isto é, no mês de Fevereiro, de acordo com o término do primeiro semestre. Tu e mais alguns alunos são enquadrados numa nova turma e começam nessa altura do ano o vosso PRIMEIRO semestre, ao contrário da turma de 1º Semestre, que estará a caminhar para o seu 2º.
Nada se alterará relativamente às vossas férias. Estas continuarão a ser durante os meses de Julho e Agosto. O vosso 2º semestre de aulas começa em setembro. E ingressam no 2º ano de curso em fevereiro, e por aí vai.
--- Post atualizado ---

Obrigada :)

Inscrevi-me este ano como aluna externa no curso de Enfermagem no IPB, e sim também já me disseram que enfermagem no ipb é muito mau e é muito melhor por exemplo, na uatd.
Alguém me pode dizer mais coisas do curso? Se gostam, como são os estágios, etc..
Acham que por entrar como aluna externa vou sentir alguma diferença, mesmo da parte dos colegas? Vou ficar tipo de parte?
Como é arranjar um quarto/casa partilhada? Alguem pode partilhar a sua experiência?

Olha, vou respeitar a tua opinião e o que te disseram, mas eu também tenho um ponto de vista sobre aquilo que referiste. Primeiro que não existem escolas más, existem maneiras diferentes de lecionar, mas umas são mais exigentes que as outras e contém melhores condições que outras para lecionar de maneira correta as aulas. E segundo que a Enfermagem em Bragança é considerada umas das melhores nesses aspetos, além de que o IPB é o melhor instituto politécnico do país, acho que isso já te dá uma certa ideia daquilo que te referiram, mas opiniões são opiniões. Muita gente tem essa ideia porque UTAD é uma universidade, mas enfermagem é na maioria lecionada em institutos. A equipa de docentes da nossa escola é digna de honra, não desmerecendo as outras.
Bem, falando do que importa, o curso de enfermagem é um dos melhores cursos do mundo e que só é possível exercer com gosto. Não adianta tirar um curso que não é verdadeiramente aquilo que queremos. Temos que gostar. Eu estou a amar o curso de enfermagem, e estou a amar mais ainda por ser no IPB. Estou inteiramente grato por ter entrado naquela cidade e neste instituto, embora no início só querer desaparecer. Enfermagem não é um curso fácil, mas também não é difícil, requer estudo. A estrutura do curso no IPB está muito bem organizada. O primeiro ano é apenas de aulas, e o segundo ano é dividido entre aulas no primeiro semestre, e estágio no segundo semestre, sendo da mesma forma no terceiro ano. O último ano é apenas estágio, sendo o último semestre de estágio de integração à vida profissional. Sobre a experiência de estágio eu não te consigo ajudar, mas costumam dizer que requer mais estudo que exames normais, e muita paciência. O estágio é realizado em grupos de alunos, sendo que cada grupo está num serviço. Durante esse semestre, pelo que eu sei, passar-se-à por diversos serviços, rotacionando entre grupos.
Sobre alunos externos, acho que já te respondi em outro tópico, e nunca ficarás de parte.
Quarto/casa partilhada depende de pessoa para pessoa, eu estou na residência da faculdade e partilho o quarto com outro rapaz de um curso diferente e posso dizer que estou inteiramente grato. Muitos costumam achar difícil dividir o seu espaço devido à privacidade, o que costuma interferir no início, mas depois é caso de se habituar. Eu até acho que é bem melhor ter companhia para poderes te divertir, combinar cafés, contar o teu dia, o que aconteceu, mas isso sou eu...

Espero que te tenha ajudado, qualquer coisa dispõe.

• Like
Reactions: Sar67