Estou numa dúvida incessante, estou entre enfermagem e fisioterapia....
Apesar de tudo sempre fui mais inclinado para enfermagem, adoro poder ajudar as pessoas, ter aquela sensação de que as pessoas nos ficam gratas... Mas depois existem coisas que não me agradam muito, como por exemplo a questão de dar banhos e fazer as limpezas pessoais (será que este tipo de coisas é realizado mais pelos auxiliares de enfermagem ou é mesmo pelos enfermeiros?) Não sei mesmo o que escolher... O que acham?
Olá. Também eu tenho um enorme gosto pela saúde e principalmente por ser o principio de todo o bem-estar de uma pessoa. A verdade é que sem saúde, não existe paz. Outro lado ótimo destas duas profissões é de facto, como referiste, darmos o nosso melhor a quem mais precisa, este acto de cuidar, e sem esperar, receber um enorme carinho daqueles que nos rodeiam. No entanto, o que muitas vezes acontece, é que acima desta preocupação, estão outros interesses, como um bom ordenado ao fim de um mês. Na minha opinião, e isto, seja em que profissão for, só somos felizes naquilo que realmente nos realiza, como profissionais, mas acima de tudo, como humanos. Infelizmente, também tenho contactado muito com o ambiente hospitalar e já me cruzei com mil e um profissionais. Dou os meus sinceros parabéns àqueles que me mostraram que depois de todas as coisas menos boas na sua profissão, fazem-no com todo o gosto, e que reconhecem que não existe nada melhor do que o carinho que recebem todos os dias. Por outro lado, também existe um grande grupo de "personagens" que, como se diz na minha terra, não valem a ponta de um c*rno e que simplesmente não têm vocação nenhuma para a profissão em que estão. É isto que faz com o meu sistema nervoso não regule bem, pessoas que se matam a estudar para entrar num curso que realmente é o reflexo das suas caras e do seu coração e do outro lado, bem lá em cima, os grandiosos doutores, que muitíssimas vezes têm lugar no curso mais concorrido, devido aos paizinhos e que talvez até as suas notas tenham mérito próprio, mas o maior mérito que deviam demonstrar, é nulo - a capacidade de sentir aquele instinto e felicidade por ter ajudado alguém. Quantos não são os senhores, que se estão bem lixando para o bem-estar dos seus pacientes, muitas vezes sendo arrogante e tenho apenas uma preocupação primária, um salário regelante e um bom nome.
Com isto tudo, queria dizer-te que, se enfermagem é realmente o teu instinto e aquilo que sempre te imaginaste a fazer, que lutes por isso. Cada vez me conformo mais que, em todas as profissões existem coisas em que não vamos estar tão confortáveis, ou porque não gostamos tanto. Mas deixo-te um conselho:
Um dia talvez sejas tu a precisares que te limpem o rabinho e que cuidem de ti, que preservem o teu bem-estar.
Espero que sejas feliz, naquilo que te deixa ser realmente aquilo que és.
E lembra-te, mais que receber, a alegria está no dar e realmente, enfermagem é um curso estrondoso! :)