Enfermagem

 
Também me vou candidatar mas só à ESEL, porque eu moro em Lisboa, espero que entremos! Boa sorte!
Olá Rodrigo! Vou dar-te uma opinião pessoal de quem ficou um ano a fazer melhorias para entrar em enfermagem. Eu sempre tive a opção entre Medicina e Enfermagem, uma vez que não me apliquei como devia decidi que ia entrar em enfermagem na ESEP. Com isto quero dizer que não fico menos feliz por ter entrado em enfermagem. Neste meu primeiro ano o diretor da ESEP disse "antes de irem para medicina deiam uma oportunidade a enfermagem". Ao final de um ano não podia estar mais de acordo. É realmente um curso apaixonante que tem as partes boas e más e que cabe a cada um de nós saber como encará-las da melhor maneira. Espero que se fores para enfermagem percebas que somos cada vez mais profissionais de saúde independentes. Os auxiliares de saúde ajudam imenso mas sim irás dar banhos, tratar de corpos, mudar fraldas, etc etc etc. Tanto os profissionais de saúde como os auxiliares de saúde são importantes embora com funções diferentes. Como futuros profissionais temos um curso fantástico por fazer mais pelos outros e acredito que os utentes por nós. Espero que se realmente escolheres enfermagem consigas sentir o orgulho que é dizer que és estudante de enfermagem e que no futuro vais ser um profissional a marcar a diferença na vida de quem realmente precisa dos nossos cuidados. Boa sorte :)
 
  • Like
Reactions: Rodrigo
Bem, eu vou falar da minha experiência (que não é muita porque, enfim, ainda estou no 12º) e pode ser que te ajude.
Desde pequeno que soube que queria ter uma profissão relacionada com ajudar pessoas. Então, sempre me direcionaram e eu próprio me mentalizei que o curso que eu iria seguir era Medicina. Com todo o mérito que eu possa atribuir aos profissionais de medicina e ao curso em si, peças-chave fundamentais na abordagem ao paciente com doença, não é o curso certo para mim. E só cheguei a essa conclusão há 6 meses atrás, quando no meio de uma tarde de voluntariado no serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta se acendeu a luzinha do interesse pela enfermagem, que eu não tinha noção que fosse o mundo que é. Em termos de curso e de profissão, adequa-se muito mais a mim do que Medicina. Uma coisa te posso dizer: os enfermeiros são os profissionais indispensáveis à prática médica. Se eles não existirem, nada do resto se pode realizar. Em termos de funções, penso que depende um pouco das condições que existem de hospital para hospital, quer a nível de serviços como a nível de pessoal. Mas quando sai do curso, um enfermeiro deve estar preparado para Cuidar. E dentro de este Cuidar, engloba-se tudo o que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida do doente enquanto este está internado. Um enfermeiro não é só um enfermeiro, mas também um amigo, um companheiro, alguém com quem se pode desabafar e que está na linha da frente.
Sobre o curso de Fisioterapia, nunca pesquisei muito sobre ele já que nunca ponderei sequer o curso. Porém, considero que deve ser uma área bastante interessante!
O que escolher ninguém te pode dizer, só tu podes decidir. E tens que ir à procura disso. Fala com as faculdades, manda emails, marca visitas, fala com profissionais para teres uma ideia :) resume-se tudo, no fundo, a ser feliz.
Espero ter ajudado, pelo menos na parte de enfermagem! Ahahah :)

Boa sorte!
Grande resposta!
 
Estou numa dúvida incessante, estou entre enfermagem e fisioterapia....
Apesar de tudo sempre fui mais inclinado para enfermagem, adoro poder ajudar as pessoas, ter aquela sensação de que as pessoas nos ficam gratas... Mas depois existem coisas que não me agradam muito, como por exemplo a questão de dar banhos e fazer as limpezas pessoais (será que este tipo de coisas é realizado mais pelos auxiliares de enfermagem ou é mesmo pelos enfermeiros?) Não sei mesmo o que escolher... O que acham?

Acabei agora o primeiro ano de Enfermagem na ESSV. Por aquilo que tenho visto e ouvido de colegas mais velhos que já fizeram estágios sim, há muitos banhos e ajudar a pessoa na sua higiene pessoal. Segundo o que aprendemos nas aulas o banho no leito com ajuda total é realizado por um enfermeiro e um auxiliar. Para mim isto também é das coisas que mais me preocupa e sempre preocupou, mas o amor a tudo o resto supera isso! Acredita que é das profissões mais lindas do mundo e até o facto de ajudares a pessoa no seu autocuidado é um momento ótimo para estabeleceres uma relação de empatia com ela. Quanto a fisioterapia era algo que eu também gostava, mas acabei por perceber que não ajudamos tanto as pessoas como em enfermagem e, sinceramente, adoro o curso e a escola em que estou!
Se precisares de mais informações diz e acredita quando digo que a ESSV é das melhores, se não mesmo a melhor escola do país, toda a gente se conhece, toda a gente sabe o nome de toda a gente, é bem melhor que o secundário!
 
  • Like
Reactions: Rodrigo
Olá, vou para o 12º ano. Tenho de escolher 2 disciplinas para o ano mas estou indecisa entre Química e Psicologia. Quero seguir enfermagem, dá-me alguma vantagem seguir Química ou é preferível seguir Psicologia para subir a média? Obrigada!

Pelo menos na ESSV dá mais jeito a psicologia do que a química , falo por experiência própria! Tive química e arrependi-me de não ter tido psicologia, mas isso é uma questão e veres os planos de cada escola, as cadeiras que vais encontar, etc
 
Bom dia.

Gostava muito que me conseguissem ajudar nesta difícil escolha. Eu quero sair do curso de contabilidade e administração para ir para um curso da área da saúde. Estou muito indecisa entre terapia ocupacional e enfermagem.
Gostava de saber qual destes cursos dá mais oportunidades de trabalho no nosso país e de saber mais sobre cada um deles.

Obrigada :)
Olá Mara :D Bem, eu estou a acabar o 1º ano em enfermagem na ESEP. Tenho a dizer que terapia ocupacional e enfermagem são dois cursos totalmente díspares no que toca ao exercício da profissão, mas vou falar-te mais de Enfermagem que é o meu curso. É um curso que exige de ti é verdade mas que no futuro acredito que te irá recompensar por veres como a tua profissão ajuda imensa gente todos os dias e como todos os dias consegues melhorar a vida de alguém. Se tiveres curiosidade vê as cadeiras, são interessantes e embora não pareça, segundo os mais velhos, serviram bastante para o mercado de trabalho. Tens que saber que enfermagem não é só fazer pensos, é muito além disso. Cada vez mais somos profissionais com autonomia, ou seja, não nos limitados a fazer o que os médicos prescrevem. Enfermagem possibilita-se ser uma profissional multifacetada pois podes trabalhar e especializar em diversas áreas conforme te achares mais capaz. O diretor da ESEP disse em aula para darmos uma oportunidade à Enfermagem e ao fim deste primeiro ano posso dizer que não podia ter dado melhor oportunidade a este curso. Espero que te corra tudo bem, boa sorte :)
 
Pelo menos na ESSV dá mais jeito a psicologia do que a química , falo por experiência própria! Tive química e arrependi-me de não ter tido psicologia, mas isso é uma questão e veres os planos de cada escola, as cadeiras que vais encontar, etc
Muito Obrigada!
 
Olá, vou para o 12º ano. Tenho de escolher 2 disciplinas para o ano mas estou indecisa entre Química e Psicologia. Quero seguir enfermagem, dá-me alguma vantagem seguir Química ou é preferível seguir Psicologia para subir a média? Obrigada!
Pelo que me têm dito o melho é mesmo biologia. Eu no 12º tive biologia e psicologia.
 
Olá, estou no primeiro ano de Fisioterapia e agora estou em estágio. Falaste sobre ajudar as pessoas, e estás errado se achas que os utentes não te ficam gratos! Ainda hoje uma senhora disse-me que a minha educadora clínica tinha "mãos de ouro", com um sorriso (coisa que não tinha feito até então). A maior recompensa que se recebe é poder acompanhar a recuperação das pessoas (por exemplo, alguém conseguir voltar a andar) ou então ajudar alguém a manter a sua funcionalidade, para não perder as suas capacidades. Ou ainda ajudares jogadores lesionados a voltarem mais rapidamente à competição. Estás apenas a aplicar os conhecimentos que aprendeste a estas pessoas mas vês vidas a serem transformadas por tua causa, e para mim, não há melhor que isso, adoro o curso e a profissão :) Acho que a diferença maior entre Fisio e Enfermagem, já que em ambos ajudas as pessoas, passa por nós em Fisio lidarmos muito com o conceito de movimento e de mobilidade e perceber o que é expectável ou não uma pessoa fazer e dps aplicar técnicas de intervenção para essa pessoa retomar a mobilidade. Em enfermagem não lidam tanto com isso.

Quanto a enfermagem, não sou a pessoa mais indicada para te responder a isso, mas tenho amigas em enfermagem, sei que pelo menos no curso aprendem a dar banhos e mudar fraldas, agora, quanto à frequência com que o fazem na profissão em si, não te sei dizer. Mas por certo se enfermagem for mesmo o que queres, isso não te vai custar nada porque "quem corre por gosto não cansa" ;)

Onde estudo, e por certo noutros sítios, houve pessoas que começaram por Enfermagem e nas primeiras semanas quiseram trocar para Fisioterapia (e vice-versa). Esta é uma escolha importante, sim, mas não definitiva.

Se quiseres colocar alguma questão, estás à vontade :)
Obrigado, respostas como está ajudam muito, mais do que possas pensar! O meu principal receio a cerca de fisioterapia é mesmo o emprego. Porque pelo que se houve falar está muito saturado. E vê-se também pelo baixo número de vagas que que têm havido. Em Lisboa têm havido cerca de 50 vagas anuais. O que também me dificuldade a entrada porque faz aumentar muito a média... Tirando isso é algo que também acho bastante interessante.

Acabei agora o primeiro ano de Enfermagem na ESSV. Por aquilo que tenho visto e ouvido de colegas mais velhos que já fizeram estágios sim, há muitos banhos e ajudar a pessoa na sua higiene pessoal. Segundo o que aprendemos nas aulas o banho no leito com ajuda total é realizado por um enfermeiro e um auxiliar. Para mim isto também é das coisas que mais me preocupa e sempre preocupou, mas o amor a tudo o resto supera isso! Acredita que é das profissões mais lindas do mundo e até o facto de ajudares a pessoa no seu autocuidado é um momento ótimo para estabeleceres uma relação de empatia com ela. Quanto a fisioterapia era algo que eu também gostava, mas acabei por perceber que não ajudamos tanto as pessoas como em enfermagem e, sinceramente, adoro o curso e a escola em que estou!
Se precisares de mais informações diz e acredita quando digo que a ESSV é das melhores, se não mesmo a melhor escola do país, toda a gente se conhece, toda a gente sabe o nome de toda a gente, é bem melhor que o secundário!
Obrigado pela ajuda. Eu estou mesmo entre as duas áreas. Só que em Lisboa existem todos os anos 300 vagas para enfermagem e apenas 50 para fisioterapia (deves imaginar a média de fiosterapia). Estou por isso mais inclinado para enfermagem, mas para ser sincero, mesmo tirando isso acabo por puxar mais para enfermagem.
 
Editado por um moderador:
Eu sei que o post já tem algum tempo mas vou tentar ajudar, eu sou estudante da ESEL, estou no primeiro ano, e não mudaria por nada, é uma ótima escola, os professores são acessíveis, o ambiente entre as pessoas é fenomenal. Relativamente ao curso per si, espero que tenhas a noção que é um curso que exige muito de nós desde o primeiro minuto, começa a despedir-te da tua vida social se realmente quiseres isto, mas o que te posso dizer é que valerá muito a pena. Desde logo aprendes excelência é o que te vai ser sempre exigido. No primeiro ano irás aprender coisas muito úteis e outras menos úteis, mas que de certeza quando acabarem o curso vais perceber que não poderia ter sido de outra forma. Enfermagem é algo que vale a pena lutar e deve haver dedicação acima de tudo, não sei se vieste ao nosso dia aberto ou não, mas aí nós tentamos mostrar um pouco do que se faz na ESEL. A questão da higienização, sim vais aprender a fazer, mas em contexto clínico serão mais as vezes em que não terás de fazer, no entanto és tu que supervisionas quem faz por isso tens de ter a mínima noção. Já não sei se foste tu que mencionaste a residência mas de qualquer das formas vou falar nisso, a residência está mesmo dentro da nossa faculdade, eu não vivo lá, mas aquilo tem até quartos triplos em que wc, cozinha e sala de convívio é comum, os preços vão variando, tem uma coisa boa, podes andar de pijama na ESEL que ninguém reclama, mas por outro lado tudo se sabe naquela escola, tudo mesmo, nós só temos um curso e conhecemos nos quase todos. Para concluir, espero ter ajudado e se realmente optares por ir para a ESEL, estaremos lá para vos dar as boas vindas a todos! Muito boa sorte! Qualquer pergunta sobre a ESEL, disponham
 
Olá, vou para o 12º ano. Tenho de escolher 2 disciplinas para o ano mas estou indecisa entre Química e Psicologia. Quero seguir enfermagem, dá-me alguma vantagem seguir Química ou é preferível seguir Psicologia para subir a média? Obrigada!
Olá @csa . No meu 12º. segui Biologia e Aplicações, embora quisesse ter tido Psicologia só que na minha escola não abriu. A nível da Biologia, o programa de 12º ano é excelente e é muito virado para a saúde - reprodução, genética e imunidade. Se queres realmente seguir enfermagem, é uma opção que devias ponderar porque ganhas, eventualmente, uma vantagem para o curso que vais fazer adquirindo alguns conhecimentos prévios que ainda estão "frescos" na tua cabeça quando entrares na faculdade. Em relação a Aplicações, duas coisas: 1ª - não me vai ser útil para o curso que quero seguir; 2ª - subi imenso a média. Em termos de Química, tenho amigos que estão nessa disciplina e dizem que é bastante complexa... Psicologia também deverá ser muito interessante, se conseguires que ela tenha o mesmo efeito que Aplicações teve comigo então ainda melhor ;) boa sorte!
 
  • Like
Reactions: Rodrigo
Eu sei que o post já tem algum tempo mas vou tentar ajudar, eu sou estudante da ESEL, estou no primeiro ano, e não mudaria por nada, é uma ótima escola, os professores são acessíveis, o ambiente entre as pessoas é fenomenal. Relativamente ao curso per si, espero que tenhas a noção que é um curso que exige muito de nós desde o primeiro minuto, começa a despedir-te da tua vida social se realmente quiseres isto, mas o que te posso dizer é que valerá muito a pena. Desde logo aprendes excelência é o que te vai ser sempre exigido. No primeiro ano irás aprender coisas muito úteis e outras menos úteis, mas que de certeza quando acabarem o curso vais perceber que não poderia ter sido de outra forma. Enfermagem é algo que vale a pena lutar e deve haver dedicação acima de tudo, não sei se vieste ao nosso dia aberto ou não, mas aí nós tentamos mostrar um pouco do que se faz na ESEL. A questão da higienização, sim vais aprender a fazer, mas em contexto clínico serão mais as vezes em que não terás de fazer, no entanto és tu que supervisionas quem faz por isso tens de ter a mínima noção. Já não sei se foste tu que mencionaste a residência mas de qualquer das formas vou falar nisso, a residência está mesmo dentro da nossa faculdade, eu não vivo lá, mas aquilo tem até quartos triplos em que wc, cozinha e sala de convívio é comum, os preços vão variando, tem uma coisa boa, podes andar de pijama na ESEL que ninguém reclama, mas por outro lado tudo se sabe naquela escola, tudo mesmo, nós só temos um curso e conhecemos nos quase todos. Para concluir, espero ter ajudado e se realmente optares por ir para a ESEL, estaremos lá para vos dar as boas vindas a todos! Muito boa sorte! Qualquer pergunta sobre a ESEL, disponham
Fui eu que mencionei a residência! Obrigado pela resposta :) fui ao dia aberto e, realmente, pareceu-me uma escola excelente e na qual quero estar. Até setembro!
 
  • Like
Reactions: Scopare
Olá @csa . No meu 12º. segui Biologia e Aplicações, embora quisesse ter tido Psicologia só que na minha escola não abriu. A nível da Biologia, o programa de 12º ano é excelente e é muito virado para a saúde - reprodução, genética e imunidade. Se queres realmente seguir enfermagem, é uma opção que devias ponderar porque ganhas, eventualmente, uma vantagem para o curso que vais fazer adquirindo alguns conhecimentos prévios que ainda estão "frescos" na tua cabeça quando entrares na faculdade. Em relação a Aplicações, duas coisas: 1ª - não me vai ser útil para o curso que quero seguir; 2ª - subi imenso a média. Em termos de Química, tenho amigos que estão nessa disciplina e dizem que é bastante complexa... Psicologia também deverá ser muito interessante, se conseguires que ela tenha o mesmo efeito que Aplicações teve comigo então ainda melhor ;) boa sorte!
Muito Obrigada!! Biologia nem se põe em questão, claro que vou seguir hahah
A minha dúvida era mesmo entre Psicologia e Química mas parece-me que psicologia é o mais certo. Obrigada pela resposta!
 
  • Like
Reactions: David Loura
Olá Mara :D Bem, eu estou a acabar o 1º ano em enfermagem na ESEP. Tenho a dizer que terapia ocupacional e enfermagem são dois cursos totalmente díspares no que toca ao exercício da profissão, mas vou falar-te mais de Enfermagem que é o meu curso. É um curso que exige de ti é verdade mas que no futuro acredito que te irá recompensar por veres como a tua profissão ajuda imensa gente todos os dias e como todos os dias consegues melhorar a vida de alguém. Se tiveres curiosidade vê as cadeiras, são interessantes e embora não pareça, segundo os mais velhos, serviram bastante para o mercado de trabalho. Tens que saber que enfermagem não é só fazer pensos, é muito além disso. Cada vez mais somos profissionais com autonomia, ou seja, não nos limitados a fazer o que os médicos prescrevem. Enfermagem possibilita-se ser uma profissional multifacetada pois podes trabalhar e especializar em diversas áreas conforme te achares mais capaz. O diretor da ESEP disse em aula para darmos uma oportunidade à Enfermagem e ao fim deste primeiro ano posso dizer que não podia ter dado melhor oportunidade a este curso. Espero que te corra tudo bem, boa sorte :)
Muito obrigada! ! :) cada vez tenho mais vontade de colocar enfermagem como primeira opção, só tenho pena de não ter tomado esta decisão há um ano atrás! Talvez ainda nos encontremos por aí ;)
 
  • Like
Reactions: Filipaf97
Muito obrigada! ! :) cada vez tenho mais vontade de colocar enfermagem como primeira opção, só tenho pena de não ter tomado esta decisã há um ano atrás! Talvez ainda nos encontremos por aí ;)
Espero que nos encontremos sim, se precisares de alguma coisa diz :D Muita boa sorte!
 
Estou numa dúvida incessante, estou entre enfermagem e fisioterapia....
Apesar de tudo sempre fui mais inclinado para enfermagem, adoro poder ajudar as pessoas, ter aquela sensação de que as pessoas nos ficam gratas... Mas depois existem coisas que não me agradam muito, como por exemplo a questão de dar banhos e fazer as limpezas pessoais (será que este tipo de coisas é realizado mais pelos auxiliares de enfermagem ou é mesmo pelos enfermeiros?) Não sei mesmo o que escolher... O que acham?

Olá Rodrigo :)
Sou caloira de Enfermagem no Instituto Politécnico de Setúbal e acho que posso ajudar-te falando um pouco da minha experiência deste ano.
Estou neste momento na reta final do meu primeiro Ensino Clínico (mais conhecido como estágio). O primeiro ano da licenciatura, na minha escola, é direcionado para a saúde do idoso e por essa razão estou a realizar o meu Ensino Clínico numa residência sénior.

Quanto à questão dos banhos e das higienes íntimas das pessoas (que nas duas ultimas semanas tenho feito diariamente), eu também pensava mesmo que tu quando me candidatei a Enfermagem, mas quando prestei os primeiros cuidados de higiene o meu pensamento mudou logo. As pessoas confiam em nós para tal coisa, que como o próprio nome indica é íntima, e se realmente seguires enfermagem vais perceber que nessas alturas a última coisa de que te vais lembrar é dessas questões que tens agora.
É bastante gratificante acabares de dar um banho, estares a pingar de suor (sim porque não é fácil, mas quem corre por gosto não cansa!), e a pessoa de quem cuidaste te dizer "nunca tomei um banho tão bom!" ou até mesmo adormecer de tão relaxada que fica.
Eu, até agora, adoro o que faço!
E é claro que o papel do enfermeiro é muito mais que auxiliar as pessoas a realizar a sua higiene :)
Espero ter ajudado :)
 
  • Like
Reactions: Rodrigo
Eu sei que o post já tem algum tempo mas vou tentar ajudar, eu sou estudante da ESEL, estou no primeiro ano, e não mudaria por nada, é uma ótima escola, os professores são acessíveis, o ambiente entre as pessoas é fenomenal. Relativamente ao curso per si, espero que tenhas a noção que é um curso que exige muito de nós desde o primeiro minuto, começa a despedir-te da tua vida social se realmente quiseres isto, mas o que te posso dizer é que valerá muito a pena. Desde logo aprendes excelência é o que te vai ser sempre exigido. No primeiro ano irás aprender coisas muito úteis e outras menos úteis, mas que de certeza quando acabarem o curso vais perceber que não poderia ter sido de outra forma. Enfermagem é algo que vale a pena lutar e deve haver dedicação acima de tudo, não sei se vieste ao nosso dia aberto ou não, mas aí nós tentamos mostrar um pouco do que se faz na ESEL. A questão da higienização, sim vais aprender a fazer, mas em contexto clínico serão mais as vezes em que não terás de fazer, no entanto és tu que supervisionas quem faz por isso tens de ter a mínima noção. Já não sei se foste tu que mencionaste a residência mas de qualquer das formas vou falar nisso, a residência está mesmo dentro da nossa faculdade, eu não vivo lá, mas aquilo tem até quartos triplos em que wc, cozinha e sala de convívio é comum, os preços vão variando, tem uma coisa boa, podes andar de pijama na ESEL que ninguém reclama, mas por outro lado tudo se sabe naquela escola, tudo mesmo, nós só temos um curso e conhecemos nos quase todos. Para concluir, espero ter ajudado e se realmente optares por ir para a ESEL, estaremos lá para vos dar as boas vindas a todos! Muito boa sorte! Qualquer pergunta sobre a ESEL, disponham
Olá! Estou também em pensar a ir para a ESEL e por isso gostava de te perguntar uma coisa. Tem alguma vantagem ter química no 12º ano ou é preferível escolher psicologia? O que é que me poderá ser mais útil? Obrigada!
 
  • Like
Reactions: João Rosado
Eu sei que o post já tem algum tempo mas vou tentar ajudar, eu sou estudante da ESEL, estou no primeiro ano, e não mudaria por nada, é uma ótima escola, os professores são acessíveis, o ambiente entre as pessoas é fenomenal. Relativamente ao curso per si, espero que tenhas a noção que é um curso que exige muito de nós desde o primeiro minuto, começa a despedir-te da tua vida social se realmente quiseres isto, mas o que te posso dizer é que valerá muito a pena. Desde logo aprendes excelência é o que te vai ser sempre exigido. No primeiro ano irás aprender coisas muito úteis e outras menos úteis, mas que de certeza quando acabarem o curso vais perceber que não poderia ter sido de outra forma. Enfermagem é algo que vale a pena lutar e deve haver dedicação acima de tudo, não sei se vieste ao nosso dia aberto ou não, mas aí nós tentamos mostrar um pouco do que se faz na ESEL. A questão da higienização, sim vais aprender a fazer, mas em contexto clínico serão mais as vezes em que não terás de fazer, no entanto és tu que supervisionas quem faz por isso tens de ter a mínima noção. Já não sei se foste tu que mencionaste a residência mas de qualquer das formas vou falar nisso, a residência está mesmo dentro da nossa faculdade, eu não vivo lá, mas aquilo tem até quartos triplos em que wc, cozinha e sala de convívio é comum, os preços vão variando, tem uma coisa boa, podes andar de pijama na ESEL que ninguém reclama, mas por outro lado tudo se sabe naquela escola, tudo mesmo, nós só temos um curso e conhecemos nos quase todos. Para concluir, espero ter ajudado e se realmente optares por ir para a ESEL, estaremos lá para vos dar as boas vindas a todos! Muito boa sorte! Qualquer pergunta sobre a ESEL, disponham
Obrigado pela ajuda Inês. Espero conseguir entrar, pode ser que ainda nos encontremos por lá ;):)
Já agora outra pergunta, sei que não deves fazer a mínima ideia, mas o ano passado a média ficou em 13,9. No entanto o ano passado os exames de biologia foram complicados e houve más notas, e esses alunos supostamente iram usar os exames este ano para se candidatarem. Achas que é possível a média baixar? Estou na esperança que baixe porque em 2012 os exames de biologia também foram complicados, o que fez baixar a a média de 14,2 para 13,1... Achas que baixar quanto?
 
Última edição:
Olá Rodrigo :)
Sou caloira de Enfermagem no Instituto Politécnico de Setúbal e acho que posso ajudar-te falando um pouco da minha experiência deste ano.
Estou neste momento na reta final do meu primeiro Ensino Clínico (mais conhecido como estágio). O primeiro ano da licenciatura, na minha escola, é direcionado para a saúde do idoso e por essa razão estou a realizar o meu Ensino Clínico numa residência sénior.

Quanto à questão dos banhos e das higienes íntimas das pessoas (que nas duas ultimas semanas tenho feito diariamente), eu também pensava mesmo que tu quando me candidatei a Enfermagem, mas quando prestei os primeiros cuidados de higiene o meu pensamento mudou logo. As pessoas confiam em nós para tal coisa, que como o próprio nome indica é íntima, e se realmente seguires enfermagem vais perceber que nessas alturas a última coisa de que te vais lembrar é dessas questões que tens agora.
É bastante gratificante acabares de dar um banho, estares a pingar de suor (sim porque não é fácil, mas quem corre por gosto não cansa!), e a pessoa de quem cuidaste te dizer "nunca tomei um banho tão bom!" ou até mesmo adormecer de tão relaxada que fica.
Eu, até agora, adoro o que faço!
E é claro que o papel do enfermeiro é muito mais que auxiliar as pessoas a realizar a sua higiene :)
Espero ter ajudado :)
Claro que não é só a parte da higiene, estava só a dizer uma das "vertentes" que me faz um pouco de confusão, mas acredito que acabe por se tornar hábito e passado uma semana já não seja manda de mais. Agora a questão é conseguir entrar, vamos lá ver (: Obrigado pela ajuda.
 
Olá! Estou também em pensar a ir para a ESEL e por isso gostava de te perguntar uma coisa. Tem alguma vantagem ter química no 12º ano ou é preferível escolher psicologia? O que é que me poderá ser mais útil? Obrigada!
Na esel, no primeiro semestre 1º ano, vais ter uma cadeira de psicologia, logo se já tiveres ouvido algumas coisas vai te ajudar, mas visto que estas férias, vão ser as ultimas ferias que tens 3 meses (12 ano) +/-; escolhe a disciplinaque gostares mais, e que achares que tiras melhor nota, porque ainda pesa na média ;)
 
  • Like
Reactions: csa
Obrigado pela ajuda Inês. Espero conseguir entrar, pode ser que ainda nos encontremos por lá ;):)
Já agora outra pergunta, sei que não deves fazer a mínima ideia, mas o ano passado a média ficou em 13,9. No entanto o ano passado os exames de biologia foram complicados e houve más notas, e esses alunos supostamente iram usar os exames este ano para se candidatarem. Achas que é possível a média baixar? Estou na esperança que baixe porque em 2012 os exames de biologia também foram complicados, o que fez baixar a a média de 14,2 para 13,1... Achas que baixar quanto?
Quanto ás medias não sei, enfermagem tem uma média que pode flutuar muito, Aquilo da diminuição de vagas parece que não vai acontecer, por isso, acho que deve ficar mais ou menos onde ficou o ano passado, se bem que depende muito dos exames ;)