Olá,
Sou aluna de 2º Ano na ESEP e acho que consigo responder a algumas das questões que tens!
Primeiro, existem dois horários. Horário da manhã - 8h-14h e horário da tarde 14h-20h, os alunos do 1º ano são separados em metade, sendo que uma parte vai para o horário da manhã e a restante parte para o horário da tarde. Isto acontece porque somos muitos e é a única forma da faculdade conseguir assegurar os professores e as salas para todos! Temos 6 cadeiras por semestre, sendo que os da manhã estão a ter 6, e os da tarde estão a ter outras 6. No segundo semestre, as 6 cadeiras trocam.
Em relação aos professores, as avaliações são frustrantes. Trabalhamos, esforçamo-nos e vemos as notas a não saírem do 14. A verdade é que a média mais alta com que alguém terminou o curso foi de 16.45, portanto isso dá uma ideia da dificuldade!
Mas é possível tirar boas notas, eu inclusiva consegui tirar 17 e 18 em cadeiras difíceis, portanto tudo é possível! Mas são mais vezes as alturas em que sais frustrado com o que estudaste e a nota que tiras, do que ficas feliz porque vês o esforço a compensar.
Depois, a esep é a unica faculdade que tem a cadeira de IPC, introdução à prática clínica. É a cadeira que mais te prepara para ter uma visão do que será a tua vida como enfermeiro, onde terás de preparar planos de trabalho para cada doente. É muito exigente, é um semestre a trabalhar num só caso, mas no fim compensa! No primeiro e segundo ano estamos sempre na faculdade, não há estágio. Temos componentes de práticas-laboratoriais onde estamos nos laboratórios (piso 6), onde imita um contexto hospitalar. Toda a gente está de bata, existem imensos materiais parecidos e é o piso mais fixe da esep. O primeiro ano é difícil para perceber se enfermagem é aquilo que queres, mas no segundo tens a certeza.
O ambiente é tudo muito tranquilo, gostamos todos uns dos outros e ajudamo-nos!
Resumindo e concluindo, foi a melhor escolha que fiz! Mais alguma dúvida podes mandar mensagem! :)