Engª Informática vs Engª Física - qual a melhor opção?

Paulo J. Matos

Membro Caloiro
Matrícula
25 Março 2023
Peço a vossa ajuda para esta dúvida que me atormenta. Se num a fase inicial a questão estava entre Engª Física Tecnológica (para a qual dificilmente tenho nota) e a Física agora, com as candidaturas abertas, começo a questionar-me se a melhor opção não será Engª Informática. Muito embora sempre tenha gostado de Física e sonhasse seguir Astrofísica, tenho também de pensar no futuro e em ter um emprego com que me consiga sustentar. A opção por Física, conforme me responderam noutro post será, talvez, a mais complicada. Para não perder a ligação à Física pondero seriamente Engª Física. Surgiu entretanto a hipótese da Engª Informática. Deem-me a vossa opinião e ajudem-me a decidir. Muito obrigado!!!

Peço a vossa ajuda para esta dúvida que me atormenta. Se num a fase inicial a questão estava entre Engª Física Tecnológica (para a qual dificilmente tenho nota) e a Física agora, com as candidaturas abertas, começo a questionar-me se a melhor opção não será Engª Informática. Muito embora sempre tenha gostado de Física e sonhasse seguir Astrofísica, tenho também de pensar no futuro e em ter um emprego com que me consiga sustentar. A opção por Física, conforme me responderam noutro post será, talvez, a mais complicada. Para não perder a ligação à Física pondero seriamente Engª Física. Surgiu entretanto a hipótese da Engª Informática. Deem-me a vossa opinião e ajudem-me a decidir. Muito obrigado!!!
Eu quero ir para engenharia informática e pelo que eu vejo pelo plano de estudos só tens tipo 2/3 cadeiras de física, sendo a engenharia com menos cadeiras de física, tanto que o ano passado muitas universidades nem te pediam o exame de FQA para entrares. Já tentaste ver se electrotécnica ou mecânica te interessa? Essas engenharias têm mais cadeiras de física

Percebo perfeitamente a tua dúvida, é uma decisão difícil e importante. Informática e Física são áreas bastante diferentes, embora ambas recorram bastante à matemática.

Em Engenharia Informática, vais aprender coisas como inteligência artificial, ciência de dados, cibersegurança, arquiteturas de computadores, computação gráfica, teoria da computação, entre outras. É uma área com muita procura e boas saídas profissionais, tanto em Portugal como fora.

Já em Física (ou Eng. Física), o foco é mais nos fenómenos físicos: eletromagnetismo, ótica, mecânica, termodinâmica, etc. No geral tem saídas mais limitadas e incertas. Diria que o melhor será research, mas para isso só com um doutoramento.

No fim, o mais importante é escolher algo que realmente gostes e onde te sintas confortável a aprender e crescer, tendo sempre em conta a futura empregabilidade.

Boa sorte na escolha!

• Like
Reactions: davis
alô, acabei este ano a licenciatura em engenharia física. é uma licenciatura em que tens contacto com bastantes áreas diferentes, onde podes depois aprofundar um ramo em específico no mestrado. conheço veteranos do meu curso nas mais diversas áreas, tipo data science, energia, telecomunicações, gestão de projetos, física médica, eletrónica. sinto que é daquele tipo de cursos em que ficas um jack of all trades, mas ao mesmo tempo não és especializado em nada em específico, o que também acho ser o maior defeito do curso (é que mesmo no mestrado continua a ser um bocado assim). conheço bastantes pessoas que fazem licenciatura em engenharia física e depois fazem mestrado em engenharia eletrotécnica, porque acabamos por ter bastantes cadeiras na área (pelo menos na nova). o emprego é praticamente garantido, se te mantiveres no ramo de engenharia, mas se te focares em física admito que é um bocado mau se não te mantiveres na academia (mal pago neste último, overall). se tiveres mais curiosidades sobre o curso, i'm here

Última edição:
  • Like
Reactions: davis