Eng. Aeroespacial e Eng. Mecânica

António Farinhas

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2015
Boa noite, está quase a chegar a altura da candidatura e eu estou com muitas dúvidas na escolha do curso. Tenho estas duas opçoes: Eng. Aeroespacial e Eng. Mecânica, no IST.
Pelo que ouvi dizer, grande parte dos alunos de Aero acaba por nao ficar a trabalhar na área de formação ou têm de ir para o estrangeiro. Como é a empregabilidade de Aero em Portugal? É facil arranjar um emprego bom?
Por outro lado, Eng. Mecânica é mais abrangente, e dá para mais coisas. Alguém conhece os dois cursos e tem alguma opinião que queira partilhar?

Filipa Sousa

Membro
Matrícula
10 Maio 2015
Existem tópicos aqui no fórum que respondem a essas questões. Procura em engenharia aeroespacial vs engenharia aeronáutica.

António Farinhas

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2015
Pois. Eu também ainda estou muito indeciso. O que me dizem de Aero é que é complicado ficar a trabalhar, no setor cá em Portugal. Por outro lado, a parte de mestrado em Eng. Mecânica nao me parece ta interessante...

• Like
Reactions: Nuno Gonçalves

maccabees

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Sim, mas mesmo assim nao me parece tão fácil quanto isso. E como a média de entrada é elevada, suponho que os candidatos sejam todos excelentes
A faculdade é um sitio muito diferente e o que está para trás não conta para nada. Tenho colegas que eram excelentes alunos no secundário por várias razões e na faculdade já não o são, e vice-versa.
Relativamente à diferença entre mecânica e aeroespacial, consiste no facto que aeroespacial é uma mistura de mecânica aplicada (estrutural, fluidos/energia...), electrónica (parte de electrotecnia), e cadeiras próprias de espaço. Mecânica também têm alguma electrónica mas é mais concentrada na robótica e na automação.

• Like
Reactions: AnaCM
D

Diogo M

Guest
Boas!
Como esta a correr este novo ano letivo aos caloiros de aeroespacial!?

Matrícula
3 Março 2017
Então...
Sou uma aluna do 11° que vos vem pedir uma opinião, a universitários integrantes de ambos os cursos mencionados ( e não só :p) , para me ajudarem neste dilema..
A minha média ronda os 18,7 e eu sei que estamos a falar de aeroespacial, o curso com a média mais elevada.. mas o facto é que me tenho vindo a esforçar para entrar, e espero conseguir fazê-lo! É o meu sonho... agora a questão é.. se eu não conseguir, qual é o curso mais semelhante? Engenharia mecânica permite-me tirar uma especialização do género? Ou seria mais engenharia física e tecnológica? FEUP vs Técnico, qual escolher ( no caso da mecânica ) ? Sei que ainda me falta um anito, mas o tempo passa a correr, e sei bem o que me fascina e o que gostava de fazer... Desde já obrigado a todos!

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Então...
Sou uma aluna do 11° que vos vem pedir uma opinião, a universitários integrantes de ambos os cursos mencionados ( e não só :p) , para me ajudarem neste dilema..
A minha média ronda os 18,7 e eu sei que estamos a falar de aeroespacial, o curso com a média mais elevada.. mas o facto é que me tenho vindo a esforçar para entrar, e espero conseguir fazê-lo! É o meu sonho... agora a questão é.. se eu não conseguir, qual é o curso mais semelhante? Engenharia mecânica permite-me tirar uma especialização do género? Ou seria mais engenharia física e tecnológica? FEUP vs Técnico, qual escolher ( no caso da mecânica ) ? Sei que ainda me falta um anito, mas o tempo passa a correr, e sei bem o que me fascina e o que gostava de fazer... Desde já obrigado a todos!
Olá! No IST os cursos mais semelhantes são Engenharia Naval e Engenharia Mecânica. Caso não consigas entrar em Aero, aconselho a ires para Mecânica e se quiseres mesmo Aero pedes transferência no fim do 1º ano. Costumam abrir 10 vagas para mudança de curso, se não estou em erro.

• Like
Reactions: davis

Silvers

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2019
Boas!
Vou concorrer este ano ao ensino superior e estou com algumas dúvidas finais nas diferenças entre Engenharia Mecânica e Aeroespacial.
Acho os dois bastantes interessantes, mas com Engenharia Mecânica não consigo ter uma carreira profissional similar a aero?
Segundo a página mesmo do IST de Aeroespacial, carreiras em gestão e afins também são possíveis para o futuro. Também é possível com Mecânica?
Um pouco da minha indecisão parte por ser do Porto e se fizer Mecânica faço na FEUP, mas o essencial é mesmo o curso e felizmente tenho a possibilidade de ir para Aero, mas não sei se compensa...
Agradeço todas as informações!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Acho os dois bastantes interessantes, mas com Engenharia Mecânica não consigo ter uma carreira profissional similar a aero?
Se te especializares nas áreas mais perto de aeroespacial, sim.
Segundo a página mesmo do IST de Aeroespacial, carreiras em gestão e afins também são possíveis para o futuro. Também é possível com Mecânica?
Sim, é transversal às engenharias do IST (e não só).
Um pouco da minha indecisão parte por ser do Porto e se fizer Mecânica faço na FEUP, mas o essencial é mesmo o curso e felizmente tenho a possibilidade de ir para Aero, mas não sei se compensa...
Podes sempre fazer lá a licenciatura e só concorrer ao mestrado de aeroespacial. Vais é ter de fazer disciplinas propedêuticas de licenciatura, aka, cadeiras em que é considerado que não tens bases da licenciatura de aeroespacial. Sendo que à partida serão 5, que são as que pedem tipicamente aos candidatos com esse perfil.