IST Eng. Electrotécnica vs. Eng. Informática

afonsolfm

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST (Taguspark)
Olá a todos. Sou novo no fórum e espero manter-me activo durante os próximos anos :sunglasses:

Estou muito indeciso quanto ao curso que hei-de escolher.

Por um lado, Engenharia Electrotécnica. Por outro, Engenharia Informática.

Sempre fui bom em programação desde os 13 anos. Fazia montes de aplicações, sites e trabalhava com muitas linguagens ao mesmo tempo. A parte chata é que estou limitado à parte do Software. Eu gosto muito de Software, mas sendo que já trabalhei nesse campo durante muitos anos, gostava de expandir horizontes e trabalhar em componentes mais físicas (hardware). Vejo-me a trabalhar com robôs, a criar produtos tangíveis... tudo orientado para a inteligência artificial. No entanto, não me quero desconectar do mundo do software e da programação. Não sou nenhum expert em informática, mas já desenvolvi bastante intuição em trabalhar com computadores.

Engenharia Informática sempre foi o meu plano inicial, só que não me vejo mais a trabalhar somente em aplicações informáticas. Quero também criar coisas físicas, tangíveis, coisas que se possam ver no mundo real :tearsofjoy:

Deste modo, vejo-me num dilema que me está a fritar os miolos.
  • Engenharia Informática - Exclusivamente virado para aplicações, sistemas informáticos e software.
  • Engenharia Electrotécnica - Extremamente virada para electricidade e mecânica, com pouco software.
Estou num dead-end. Todas as sugestões são extremamente agradecidas.
Obrigadíssimo :wink:

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT-UNL
Experimenta ver este curso, é algo entre os dois, mas mais virado para redes.
Eu estou mais ou menos com esse dilema e estou a pensar seriamente candidatar-me a este curso, a diferença é que não tenho a mesma experiência em programação. Apenas comecei a dar os primeiros passos há um ano, mas ainda está muito verde.
FenixEdu™

Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: afonsolfm
Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
Olá!
Pelo menos na Universidade Nova de Lisboa, onde estou, o curso de Electrotécnica é muito à base de computação também. Basicamente, durante o curso passamos por software, energias, eletrónicas e hardware.
Segundo o que um professor meu diz várias vezes, este curso abrange praticamente todos os empregos de Engenharia Informática e ainda os da própria Electrotecnia, por isso um dia mais tarde mesmo com este curso podes trabalhar em software. Ou então em Enganharia Informática acho que também podes escolher cadeiras de Electrotécnica no mestrado.
Certamente vais dar-te bem em qualquer um dos cursos.