Eng. Eletrotécnica e de Computadores vs Eng. Informática

Renato Santos

Membro
Matrícula
3 Junho 2015
Boa tarde,
Eu estou indeciso entre estes dois cursos, gostaria que me podessem dar uma espécie de "resumo" e do que se pode fazer no futuro neste dois cursos.
E também estou indeciso de vou estudar para Coimbra ou para a FEUP... Por um lado, a FEUP tem maior prestígio e vários protocolos com diversas empresas, por outro lado, Coimbra tem a melhor vida académica do país (e eu vivo perto de Coimbra). Gostaria de saber se a escolha da Universidade onde se vai estudar, tem muito impacto ou não, nas probabilidade de arranjar logo emprego facilmente.

• Like
Reactions: Cunha

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Boa tarde,
Eu estou indeciso entre estes dois cursos, gostaria que me podessem dar uma espécie de "resumo" e do que se pode fazer no futuro neste dois cursos.
E também estou indeciso de vou estudar para Coimbra ou para a FEUP... Por um lado, a FEUP tem maior prestígio e vários protocolos com diversas empresas, por outro lado, Coimbra tem a melhor vida académica do país (e eu vivo perto de Coimbra). Gostaria de saber se a escolha da Universidade onde se vai estudar, tem muito impacto ou não, nas probabilidade de arranjar logo emprego facilmente.
Olá. Não estudo na FEUP, mas conheço quem estude Engenharia Eletrotécnica e de computadores nessa mesma faculdade, o que te posso dizer é que é um curso bastante trabalhoso, que necessita de um estudo continuo, e por mais que estudes e dês tudo de ti, as notas nem sempre são o que desejas, uma vez que é um curso dificil (como todas as engenharias). No primeiro ano, tens as seguintes cadeiras: Programação I, Sistemas Digitais, Análise Matemática I, Algebra e Projeto FEUP (1º semestre), no segundo já tens circuitos, fisica, programação II, Analise Matemática II. A pessoa que conheço gosta imenso da faculdade, das praxes, do ambiente académico.
Em relação a Coimbra não posso opinar, mas deverias optar, porque aquela que te daria mais oportunidades no futuro.
Aconselho-te a veres os planos de estudo de ambos os cursos, e ver o que te interessa mais, aconselho-te também a leres estes tópicos: http://uniarea.com/forum/index.php?threads/engenharia-informática.90/
http://uniarea.com/forum/index.php?threads/engenharia-electrotécnica-e-de-computadores.114/

Matrícula
8 Fevereiro 2015
Olá Renato,

Não conheço a vida académica de Coimbra, no entanto o Porto é espectacular :) Ainda para mais na FEUP! Há FEUPCaffé, há arraial de engenharia, a queima do Porto (queimódromo) é TOP.

Além disso, tu admitiste que o Porto tem maior prestigio. A isto podemos somar o facto do Porto ser uma maior cidade e portante há mais oportunidades.

O IST (técnico de Lisboa) não está nas tuas preferencias?

Renato Santos

Membro
Matrícula
3 Junho 2015
Eu preferia o Porto a Lisboa... Porque é uma cidade mais pequena, logo nao me ia perder tão facilmente, pois eu nao conheço nada ou quase nada do Porto ou de Lisboa, e o Porto fica a 1 hora e pouco de minha casa, já Lisboa fica a 2 horas de caminho... E também porque já ouvi dizer que a vida académica do porto é considerada a 2ªmelhor do país (a seguir a coimbra)

Renato Santos

Membro
Matrícula
3 Junho 2015
Alguém sabe qual é que taxa de empregabilidade nestes dois cursos na Universidade de Coimbra?

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Alguém sabe qual é que taxa de empregabilidade nestes dois cursos na Universidade de Coimbra?
Olá Renato,

relativamente às taxas de empregabilidade e outras informações, tais como médias de final de curso e assim, podes consultar aqui: http://infocursos.mec.pt/

Relativamente à FEUP e à FCTUC, tens de considerar que são distintas. Em Coimbra, pelo que sei, tens uma vida académica mais intensa, relativamente à FEUP, como tu próprio disseste, tens mais prestígio. Já ouvi futuros engenheiros, que andam na FEUP , dizerem que as coisas lá são difíceis, por muito que estudes. Lá enches cadernos e mais cadernos com matemática na altura de exames. Nesse aspecto, em relação a Coimbra não sei como as coisas funcionam.

Este ano estive na Qualifica, e estive a conversar com pessoal da FCTUC (porque a minha 2ª opção é seguir Eng. Biomédica, nessa instituição, caso não entre em Direito) e todos me falaram muito bem da faculdade, referiram que como as turmas normalmente são pequenas há uma boa interacção entre aluno-professor, que o ambiente entre alunos era fantástico, como uma família mesmo. Para além disso, falaram também das praxes que eram intensas mas que ajudavam muito na integração,... eu confesso que fiquei motivada, porque, como muitos dizem, estudar em Coimbra é quase como uma tradição :)

Por fim, para não me tornar chata xp, eu acho que o aspecto de ter maior ou menor empregabilidade depende também muito de ti. Óbvio que a faculdade onde estudaste influencia, mas mais que isso, vai influenciar a média final de curso e isso, depende apenas do trabalho e dedicação que estás disposto a dar.

Espero ter ajudado em alguma coisa :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Renato Santos

Bryck0

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
"que a faculdade onde estudaste influencia, mas mais que isso, vai influenciar a média final de curso e isso"

sabes que é difícil ter uma boa média em grandes universidades? um 12 pode equivaler a um >16 noutra menos reconhecida.

Mas no caso de coimbra em engenharia informática pode não ter tantos protocolos mas mesmo assim tem e com boas empresas da zona. critical software entre outras.

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
"que a faculdade onde estudaste influencia, mas mais que isso, vai influenciar a média final de curso e isso"

sabes que é difícil ter uma boa média em grandes universidades? um 12 pode equivaler a um >16 noutra menos reconhecida.

Mas no caso de coimbra em engenharia informática pode não ter tantos protocolos mas mesmo assim tem e com boas empresas da zona. critical software entre outras.

Eu não afirmei o contrário e, é óbvio que a faculdade influencia sim. Há sempre umas com mais prestígio que outras, isso é incontestável.

Além disso, eu mencionei que em Coimbra as turmas são mais pequenas (só quem for "burro" é que não entende que em turmas pequenas tudo é melhor: há sempre um ambiente mais familiar, entre outros aspectos), aliás mencionei vários aspectos que são vantajosos dessa universidade, em momento algum a menosprezei.

Em relação a protocolos, não tenho informações disso.

O que eu acho, e falando um pouco agora da FEUP, é que a faculdade ganhou estatuto e nem metade de nós sabe o que se passa lá dentro. Quase todas as pessoas têm a ilusão de que a Universidade do Porto é a melhor por ter as candidaturas com médias mais altas e blá blá blá, no entanto, já tive contacto com profissionais de lá e chegaram mesmo a dizer-me que as coisas são caóticas.

Bryck0

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
A nível de informática penso que já vem de LESI a Uminho é claramente a melhor nesse sentido. Temos LEI e LCC nessa universidade, ainda esta semana deu no jornal uma noticia sobre eles. mas claro como tu dizes, se fores bom não vai ser a universidade.

FEUP tem aquela média por ser uma universidade reconhecida a muitos anos e também porque é Cidade do Porto, se estivesse noutro sitio a adesão não era a mesma de certeza.

• Like
Reactions: Ana Teixeira

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Renato, cuidado para não caíres no erro comum de pensar que engenharia informática também mete muita electrónica. Esta e outras concepções erradas dão origem àqueles pedidos esporádicos para ensinares a trabalhar com uma aplicação de que nunca ouviste falar, entre outras coisas, como, na minha faculdade, um anúncio de alguém que precisava de um informático para passar coisas para Excel ou um professor desesperado por um informático para o ajudar a acender o projector.

Isto acontece porque há duas coisas que o comum das pessoas espera de um informático: primeiro, cultura no uso de aplicações — isto é, que saiba mexer em todos os tipos de programas — e, em segundo lugar, que saiba resolver problemas técnicos como ecrãs azuis, monitores que não ligam, etc..

Ora, no final de uma licenciatura/mestrado neste curso (engenharia informática), não ficas preparado nem para uma coisa nem para outra. Ficas apto, no mínimo, a desenvolver novos programas. No sítio onde estou, tivemos duas cadeiras de Física ligada à área de electrónica, mas o mais perto que estivemos de computadores foi fazer um circuito lógico recorrendo a díodos. Claro que o hardware está sempre presente nas áreas de sistemas operativos e redes de computadores, mas é sempre dado apenas a nível de funcionalidades. Nós ficamos sem saber a física por detrás daquilo, ao passo que os de electrotécnica provavelmente não ficam.

Última edição:

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
O que eu acho, e falando um pouco agora da FEUP, é que a faculdade ganhou estatuto e nem metade de nós sabe o que se passa lá dentro. Quase todas as pessoas têm a ilusão de que a Universidade do Porto é a melhor por ter as candidaturas com médias mais altas e blá blá blá, no entanto, já tive contacto com profissionais de lá e chegaram mesmo a dizer-me que as coisas são caóticas.
As médias mais altas resultam do facto da universidade do Porto ter menos vagas para a população da sua área de influência do que a universidade de Lisboa ou Coimbra. Por outro lado, como em Portugal há muito a cultura de os bons alunos só escolherem cursos com médias mais altas, o facto de a universidade do Porto ter médias mais altas acaba por atrair mais alunos com médias altas, o que faz aumentar a média (círculo vicioso).

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
As médias mais altas resultam do facto da universidade do Porto ter menos vagas para a população da sua área de influência do que a universidade de Lisboa ou Coimbra. Por outro lado, como em Portugal há muito a cultura de os bons alunos só escolherem cursos com médias mais altas, o facto de a universidade do Porto ter médias mais altas acaba por atrair mais alunos com médias altas, o que faz aumentar a média (círculo vicioso).
Sim, eu sei que o número de vagas no Porto pode ser considerado reduzido quando comparado com outras faculdades.
Relativamente ao facto de em Portugal existir a ideia dos melhores alunos escolherem cursos com médias mais altas,é um facto que a mim me irrita completamente.
Penso que vivemos num país muito retrógrado, cheio de pessoas que vivem de senso comum, que falam de alunos de ciências como se a única saída para estes fosse Medicina ou áreas de saúde, alunos de socioeconómicas como se a única saída fosse economia,... por aí em diante.
Voltando ao assunto das médias, sabe-se que a maioria das pessoas com altas médias são pressionadas a escolher um curso com alta média, é o caso de muitos alunos que seguem medicina,... o resultado de tudo isto é horrível: profissionais frustrados porque estudaram a área com a média mais alta e a área que os papás queriam, enfim....

Falando um pouco no meu caso, sou do Porto e os meus pais estão sempre "ah, o Porto é melhor, tens de ficar cá,....", sinceramente não olho para a UP como algo que me fascine, se sou pressionada para ter altas notas e ficar cá? Sim, sou. Se vou ficar cá ou escolher um curso só por "pedir" alta média? Não, seria ridículo se o fizesse.

• Like
Reactions: afaneca

Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2015
Boas, estou praticamente na mesma situação do Renato. Tenho média para todas as universidades em Engenharia Electrotécnica\Electrónica, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Minho etc. O que me levou a optar ou pela FEUP ou pelo IST foi o facto de pensar nas parcerias com boas empresas e na preparação dos futuros engenheiros. Mas confesso que nao sei bem ao certo se sao mesmo as melhores , porque tambem ja ouvi boas referencias de Aveiro e Minho

Polos

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Boas! Alguém me sabe dizer se a ESTGF é boa a lecionar engenharia informática?

Luís Gomes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2015
Boas pessoal

Gostaria que alguém me pudesse dar umas dicas para escolher entre estes dois cursos.
Quero fazer a candidatura e já estou a ver o tempo a escassear.

Como primeira opção irei colocar Eng. informática na Feup, mas como não tenho a certeza que entro gostaria de ter uma boa segunda opção.

PS: Gostaria que me dissessem se devo estar preocupado ou se tenho boas possibilidades de entrar na 1ª opção.

(opção) - Curso (Universidade) - minha nota de candidatura // media do ultimo candidato do ano anterior

1 - Eng. informática e computação (FEUP) - 169.7 // 161.8
2/3 - Eng. informática (UM) - 174.2 // 136.4
2/3 - Eng. Eletrotecnica e computadores (FEUP) - 166.5 // 148.0

inforce

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2015
Porque não preferes UM ? FEUP é reconhecida a nivel global mas a UM a nível de informática é mesmo muito boa

Gonçalo Santos 97

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Boa noite. Eu estou interessado em ir para Engenharia Eletrotecnica e de Computadores e vou colocar como 1ª opção. O meu único medo é não entrar devido à subida das médias (melhores notas em exames). O que pensei foi pôr como 2ª opção Engenharia Informática e de Computadores e caso não entre em Eletro fazia o 1º ano de Informáfica e depois mudava para Eletrotecnica. É algo possível (tem cadeiras comuns?) e que tenha sentido? Irei acabar por ficar um ano atrasado devido a não ter acabado certas cadeiras que não são comuns?

InêsMartins

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2015
Boa noite. Eu estou interessado em ir para Engenharia Eletrotecnica e de Computadores e vou colocar como 1ª opção. O meu único medo é não entrar devido à subida das médias (melhores notas em exames). O que pensei foi pôr como 2ª opção Engenharia Informática e de Computadores e caso não entre em Eletro fazia o 1º ano de Informáfica e depois mudava para Eletrotecnica. É algo possível (tem cadeiras comuns?) e que tenha sentido? Irei acabar por ficar um ano atrasado devido a não ter acabado certas cadeiras que não são comuns?
Eu estou na FCTUC e as cadeiras que tive no 1º semestre (de Electro) são iguais às de informática apesar de ter nomes diferentes, sendo elas: análise matemática 1, álgebra, laboratórios de sistemas digitais e programação de computadores, em informática tens +1 cadeira que não sei qual é. Quanto ao 2º semestre tens de novo análise matemática 2, sistemas de microprocessadores e estruturas de dados e algoritmos (apenas referi estas 3 pois sei que se dão em informática, apesar de EDA ser no 2º ano se não me engano). Isto é tudo o que sei sobre as cadeiras em comum.