Eng. Eletrotécnica e de Computadores vs Eng. Informática

Matrícula
16 Setembro 2016
Curso
Bioengenharia
Instituição
Feup
Boa tarde,
Tenho visto muito estes dois cursos, principalmente na FEUP, mas nao sei qual a diferenca entre eles, sera que alguem me pode dar algumas informacoes e esclarecer das diferencas? Obrigada desde ja!!

Danielacosta

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2016
Boa noite ...
Gostaria que alguem (universitário) me esclarece se qual a diferença entre engenharia eletrotecnica e de computadores e engenharia informatica ?
qual destas opçoes tem maior oportunidade de emprego ?

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Boa noite ...
Gostaria que alguem (universitário) me esclarece se qual a diferença entre engenharia eletrotecnica e de computadores e engenharia informatica ?
Em engenharia informática aprendes programação e algoritmia em várias linguagens de programação.
Em engenharia electrotécnica aprendes programação e algoritmia mas em menos linguagens de programação pois também se aprende a parte fisica que está por detrás das máquinas eléctricas desde transformadores até computadores e baterias, podes em alguns ramos como o de telecomunicações e electrónica especializar-te em áreas mais próximas de engenharia informática depois do 2º ano.

Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Ciências e Tecnologias - 12º - 2017/2018
Instituição
E.S. Rafael Bordalo Pinheiro
Olá!
Estou com duvidas se vou atingir a média (16.7 o ano passado) do curso Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) no Técnico. Gostava de estudar Técnico, mas para isso teria de escolher o curso Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC), a outra opção seria ir para a Faculdade de Ciencias da ULisboa, com o curso de Engenharia Informática.
O curso de Eletrotécnica é muito diferente do de Informática? Estou mais interessado na parte de Software do que a de Hardware.
As faculdades têm de ser essas porque já tenho a casa de um amigo próximo destas.
Obrigado!

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
Boa tarde,
Tenho visto muito estes dois cursos, principalmente na FEUP, mas nao sei qual a diferenca entre eles, sera que alguem me pode dar algumas informacoes e esclarecer das diferencas? Obrigada desde ja!!
Ambos os cursos têm muito software (programações e essas coisas). Eletrotécnica dá-te uma visão mais geral, dada pelas áreas das eletrónicas, das energias, e pelas disciplinas destinadas à arquitetura das coisas [hardware]. Vê os planos curriculares de cada um desses cursos e tenta perceber com qual deles te identificas mais.

Boa noite ...
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores abrange praticamente toda, senão mesmo toda a empregabilidade de Engenharia Informática, além da própria área de emprego característica da Eletrotecnia.

Olá!
Estou com duvidas se vou atingir a média (16.7 o ano passado) do curso Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) no Técnico. Gostava de estudar Técnico, mas para isso teria de escolher o curso Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC), a outra opção seria ir para a Faculdade de Ciencias da ULisboa, com o curso de Engenharia Informática.
O curso de Eletrotécnica é muito diferente do de Informática? Estou mais interessado na parte de Software do que a de Hardware.
As faculdades têm de ser essas porque já tenho a casa de um amigo próximo destas.
Obrigado!
Ambos os cursos têm uma forte componente de software. Em Eletrotécnica vais ter uma visão mais geral, dada pelas eletrónicas, pelas energias e pelas cadeiras que se destinam especialmente à compreensão dos componentes e do funcionamento das coisas [hardware]. Vê os planos curriculares de cada um desses cursos e tenta perceber com qual deles te identificas mais.

Última edição:

João_mart

Membro Caloiro
Matrícula
31 Janeiro 2018
Boas, sou aluno do 12º ano, em Ciências e Tecnologias.
eu até a pouco tempo achei que devesse ir para engenharia electrotécnica e de computadores, mas tenho tido aquela dúvida entre realmente escolher engenharia electrotécnica ou escolher engenharia informática...acho que a minha dúvida reside no facto de por um lado, gostar e ser curioso em relação a software e a programação mas, tenho medo de não me dar bem com a programação, por outro lado, até gosto de hardware mas não sei se a parte de electrónica é uma coisa que eu goste/venha a gostar mesmo...
agradecia que me ajudassem, talvez alguém já tenha passado pela mesma situação, que me possa deixar algum conselho...

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
Boas, sou aluno do 12º ano, em Ciências e Tecnologias.
eu até a pouco tempo achei que devesse ir para engenharia electrotécnica e de computadores, mas tenho tido aquela dúvida entre realmente escolher engenharia electrotécnica ou escolher engenharia informática...acho que a minha dúvida reside no facto de por um lado, gostar e ser curioso em relação a software e a programação mas, tenho medo de não me dar bem com a programação, por outro lado, até gosto de hardware mas não sei se a parte de electrónica é uma coisa que eu goste/venha a gostar mesmo...
agradecia que me ajudassem, talvez alguém já tenha passado pela mesma situação, que me possa deixar algum conselho...
Olá! A principal diferença entre os cursos é que a engenharia informática debruça-se praticamente só sobre o software, enquanto que a Eletrotécnica aborda, além disso, as áreas das energias, telecomunicações, eletrónica, hardware, etc... Ou seja, ajuda-te a perceber como tudo funciona, incluindo muitas vezes o que acontece por detrás de um código de programação.
Pelo menos aqui na Nova o curso de EEC tem muita programação. Disciplinas dedicadas a circuitos eléctricos [Eletrónica] na licenciatura penso que sejam só 3.
Qualquer questão, dispõe.

luisd105

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2017
Queria que alguém experiente me informa-se se possivel das principais diferenças destes cursos (Engenharia Informática e Eletrotécnica), prós e contras de cada e empregos que posso obter para além disso gostaria de saber se devo escolher a FEUP ou a Universidade de Coimbra(A UC tem a especialização em computadores no curso de engenharia eletrotecnica enquanto a UP não) Obrigado a todos!

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Queria que alguém experiente me informa-se se possivel das principais diferenças destes cursos (Engenharia Informática e Eletrotécnica), prós e contras de cada e empregos que posso obter para além disso gostaria de saber se devo escolher a FEUP ou a Universidade de Coimbra(A UC tem a especialização em computadores no curso de engenharia eletrotecnica enquanto a UP não) Obrigado a todos!
Engenharia Informática é um curso de banda mais estreita que nasceu do curso de engenharia electrotécnica. Pelo curso de engenharia electrotécnica podes seguir áreas muito perto da de engenharia informática ou podes acabar a fazer coisas bem diferentes como desenvolver sistemas de controlo para redes eléctricas, ou trabalhar nos carros eléctricos ou mesmo em robótica médica ou industrial.
Se já tens a certeza que queres programar e em alto nível, tipo programação web então segue antes para engenharia informática.
Se gostas mais de programar em baixo nível, perto da máquina, então considera o curso de electrotécnica.

• Like
Reactions: Rui Veiga

luisd105

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2017
Engenharia Informática é um curso de banda mais estreita que nasceu do curso de engenharia electrotécnica. Pelo curso de engenharia electrotécnica podes seguir áreas muito perto da de engenharia informática ou podes acabar a fazer coisas bem diferentes como desenvolver sistemas de controlo para redes eléctricas, ou trabalhar nos carros eléctricos ou mesmo em robótica médica ou industrial.
Se já tens a certeza que queres programar e em alto nível, tipo programação web então segue antes para engenharia informática.
Se gostas mais de programar em baixo nível, perto da máquina, então considera o curso de electrotécnica.
Sinceramente;apesar de so andar no nono ja tive umas experiencias e n gosto mto de web,prefiro programar em C++ ou mexer em assembly mas tbm gosto mto de Teoria da Computação(se tiver algo relacionado com isso em eletrotecnica escolherei esse),gosto mto de C e n queria muito mexer com web,javascript ou linguagens OOP como Java então em principio deve ser eletrotecnica foi muit util a sua resposta obrigado!

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
[Engenharia] Física
Instituição
FCUP[/FEUP]
Sinceramente;apesar de so andar no nono
Então não te muito preocupes com a universidade por enquanto. O secundário vai-te dar mais luzes acerca disso :P

• Like

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Sinceramente;apesar de so andar no nono ja tive umas experiencias e n gosto mto de web,prefiro programar em C++ ou mexer em assembly mas tbm gosto mto de Teoria da Computação(se tiver algo relacionado com isso em eletrotecnica escolherei esse),gosto mto de C e n queria muito mexer com web,javascript ou linguagens OOP como Java então em principio deve ser eletrotecnica foi muit util a sua resposta obrigado!
Ainda andas no nono e já tens essa clareza de ideias :) fantástico.

Sim no ramo de Telecomunicações Electrónica e Computadores segues a via virada para os computadores:
- ou mais para hardware e sistemas embarcados (microprocessadores);
- ou mais para redes de computadores e segurança informática;
- ou mais para redes móveis e telecomunicações.

Tens aqui o plano se quiseres mais informação:
FEUP - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Aconselho-te a estudar muito nos próximos 3 anos pois as médias em engenharia tem vindo sempre a subir, logo daqui a 3 anos não devem estar mais baixas, se queres ter muitas possibilidades em cima da mesa quando for a altura de escolher para onde vais.

E boa sorte, qualquer coisa diz.

Última edição:
  • Like

luisd105

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2017
Ainda andas no nono e já tens essa clareza de ideias :) fantástico.

Sim no ramo de Telecomunicações Electrónica e Computadores segues a via virada para os computadores:
- ou mais para hardware e sistemas embarcados (microprocessadores);
- ou mais para redes de computadores e segurança informática;
- ou mais para redes móveis e telecomunicações.

Tens aqui o plano se quiseres mais informação:
FEUP - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Aconselho-te a estudar muito nos próximos 3 anos pois as médias em engenharia tem vindo sempre a subir, logo daqui a 3 anos não devem estar mais baixas, se queres ter muitas possibilidades em cima da mesa quando for a altura de escolher para onde vais.

E boa sorte, qualquer coisa diz.
Muito obrigado foste uma ajuda imensa! Pois o que me preocupa mais é as medias subirem muito e eu não conseguir entrar no entanto vou lutar pelo meu lugar na FEUP e no mundo.
Mensagem fundida automaticamente:

Então não te muito preocupes com a universidade por enquanto. O secundário vai-te dar mais luzes acerca disso :p
Obrigado espero bem que sim!

• Like
Reactions: Sousa_Vector

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Muito obrigado foste uma ajuda imensa! Pois o que me preocupa mais é as medias subirem muito e eu não conseguir entrar no entanto vou lutar pelo meu lugar na FEUP e no mundo.
Não precisas de ir para a Feup para teres um lugar no mundo, aliás um dos engenheiros electrotécnicos que mais me inspirou era do Isep, mas sim tenta estudar e acompanhar tudo pois se fores com boas bases em matemática e física então tens melhores hipóteses de fazer o curso em menos tempo e destacando-te mais depois no mercado de trabalho.

luisd105

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2017
Não precisas de ir para a Feup para teres um lugar no mundo, aliás um dos engenheiros electrotécnicos que mais me inspirou era do Isep, mas sim tenta estudar e acompanhar tudo pois se fores com boas bases em matemática e física então tens melhores hipóteses de fazer o curso em menos tempo e destacando-te mais depois no mercado de trabalho.
Ah eu disse a FEUP mas pode ser outro instituto qualquer,sei que depende de mim,as pessoas que mais me inspiram a ir pra a area são fisicos como Faraday e Maxwell.

• Like

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Então devias de ir para física ahahha

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
humm , não sei onde viste , mas se fores ver o plano do MIT , OXFORD e etc as diferenças são poucas.. todas as cadeiras de fisica são dadas em ambas as faculdades (80% do curso) quer seja em portugal ou fora..

luisd105

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2017
humm , não sei onde viste , mas se fores ver o plano do MIT , OXFORD e etc as diferenças são poucas.. todas as cadeiras de fisica são dadas em ambas as faculdades (80% do curso) quer seja em portugal ou fora..
Eu não gostava muito de estudar fisica em Portugal se fosse escolher fisica acho que iria para uma faculdade estrangeira mas quem sabe até lá mude
Mensagem fundida automaticamente:

Eu não gostava muito de estudar fisica em Portugal se fosse escolher fisica acho que iria para uma faculdade estrangeira mas quem sabe até lá mude

AlexOestudante

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2018
Bom dia, eu estou no 11 ano com uma média de 16, antes de realizar os exames nacionais(por isso creio que esta desça), ja tendo chegado a conclusão que nao tenho notas para o IST ou a universidade do porto, gostava que me indiquem uma boa universidade bem vista pelas empresas e com boa empregabilidade no curso de engenharia eletrotécnica e de computadores. A FCTUC seria uma boa opçao?se nao qual seria?