Eng. Eletrotécnica e de Computadores vs Eng. Informática

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Na boa!
Estive a dar uma vista de olhos no plano de estudos de informática deles e têm de facto um bocadinho menos de Matemática e de Física.
Olha que uma grande parte dos empregos de Engenharia Informática também mobilizam essas skills que referiste, o pessoal não anda só à procura de "code monkeys" :p Já pensaste numa carreira em consultoria?
Sim, em Eletro acabas por dar um pouco de software, hardware e depois a parte de eletrónica aplicada a telecomunicações, energia e ainda controlo (robótica). No entanto sou obrigado também a dizer-te que a maioria dos meus colegas que acabaram o curso foram para uma consultora, ou seja, para um trabalho mais virado para programação. É o que o mercado está a pedir neste momento, mas daqui a 5 anos provavelmente as coisas já vão estar um pouco diferentes.
O engenheiro eletrotécnico tem mais facilidade em se adaptar ao trabalho do engenheiro informático. Isto porque em eletro aprendes linguagens de programação de nível mais baixo (C e Assembly) que te dão bagagem para depois aprenderes autonomamente linguagens de mais alto nível (que são as usadas nas empresas, Python, C++, Java...). Pelo contrário, o engenheiro informático não cadeiras de eletrónica e de eletrotecnia tem mais dificuldade em conseguir fazer esse trabalho. No entanto, também deves ter em conta que em muitas empresas eles já pedem experiência na linguagem x ou y e aí sendo de informática estás claramente em vantagem (não quer dizer que não te contratem se não fores de informática, tens é menos prática do que um informático).
Não tem problema, essas dúvidas são normais :)
Sim, já pensei trabalhar em consultoria, acho que gostava muito! Olha tenho a dizer que foste muito esclarecedor 😜
Sendo assim, acho que estou mais inclinada para eletro, também qualquer coisa peço transferência ao fim do primeiro ano, porque há muitas cadeiras em comum.
É só isto que tenho para perguntar, precisava mesmo de falar com alguém dentro do assunto ahah, obrigada!

• Like
Reactions: ShadowWing

ZeRic01

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2018
Boa noite, atualmente estou no 12 ano em ciências e tecnológicas com uma media relativamente boa (16v incluindo exame de FQ), e perante a ida de alguns amigos meus para a Universidade eu fiquei a pensar no que eu realmente quero para o meu futuro. Estou interessado em alguns cursos, sendo um deles engenharia informatica, gostaria de saber se eu me iria "desenrascar" bem neste curso, tendo em conta que nao sei nada de programação. Obrigado pela vossa atenção

ShadowWing

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2015
Estou interessado em alguns cursos, sendo um deles engenharia informatica, gostaria de saber se eu me iria "desenrascar" bem neste curso, tendo em conta que nao sei nada de programação.
Hey! Sim, o objetivo do curso também é "ensinar a programar" :) Normalmente no 1º ano 1º semestre os professores dão as cadeiras assumindo que ninguém sabe programar. Já saberes alguma coisa é só um bónus que te pode ajudar inicialmente (para não estranhares tanto) mas não é de todo condicionante para teres sucesso no curso :)

ZeRic01

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2018
Hey! Sim, o objetivo do curso também é "ensinar a programar" :) Normalmente no 1º ano 1º semestre os professores dão as cadeiras assumindo que ninguém sabe programar. Já saberes alguma coisa é só um bónus que te pode ajudar inicialmente (para não estranhares tanto) mas não é de todo condicionante para teres sucesso no curso :)
Eu só fiquei assustado porque li que ha muita gente que entra para o curso e depois nao entende nada e acaba por chumbar a muitas cadeiras. Andas-te neste curso? Se sim onde?, podes dar-me uma ideia de como foi?

Bruno Rosendo

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2017
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Boas, eu ando no 12º e estou a considerar estas 2 engenharias.
Eu estou mais virado para a Eng. Informática, mas a Eletrónica também me desperta a vista. Seja uma ou outra, tenciono ir para a FEUP.
A minha situação é que estou muito interessado em software e programação e adoro matemática, no entanto, também gosto bastante de física e gostava de saber como realmente uma máquina funciona a nível de hardware e arquitetura dos computadores. Gostava que me pudessem esclarecer esta dúvida de algum modo, porque já estou com ela há algum tempo.

Nuno54

Membro
Matrícula
16 Março 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Boas, eu ando no 12º e estou a considerar estas 2 engenharias.
Eu estou mais virado para a Eng. Informática, mas a Eletrónica também me desperta a vista. Seja uma ou outra, tenciono ir para a FEUP.
A minha situação é que estou muito interessado em software e programação e adoro matemática, no entanto, também gosto bastante de física e gostava de saber como realmente uma máquina funciona a nível de hardware e arquitetura dos computadores. Gostava que me pudessem esclarecer esta dúvida de algum modo, porque já estou com ela há algum tempo.
já k é assim, vai pra eng. informática, acabaste de fazer uma descrição do curso...

• Like
Reactions: Wraak

vicente..01

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2019
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT-UNL
Boa noite, hoje realizei o meu último exame de acesso ao ensino superior e agora chegou o momento de decidir o que acontece em setembro.
Peço informações e opiniões sobre as maiores diferenças dos cursos de Engenharia Eletrótecnica e de Computadores vs. Engenharia Informática.
(Uma opinião relativa à escolha da FCT vs. Técnico seria muito bem vinda).
Obrigado

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Boa noite, hoje realizei o meu último exame de acesso ao ensino superior e agora chegou o momento de decidir o que acontece em setembro.
Peço informações e opiniões sobre as maiores diferenças dos cursos de Engenharia Eletrótecnica e de Computadores vs. Engenharia Informática.
(Uma opinião relativa à escolha da FCT vs. Técnico seria muito bem vinda).
Obrigado
Tendo estado nos dois cursos, são completamente diferentes. Como o nome sugere, Engenharia Eletrotécnica é extremamente focado em física (eletrónica I e II, análise de circuitos, eletrotecnia teórica, sinais e sistemas, fundamentos de eletrónica, ...) e no que toca a computadores, foca-se mais na parte de arquitetura do que propriamente tópicos de informática. Por outro lado, Engenharia Informática trata da parte arquitetural de forma um pouco mais abstrata e foca-se muito mais na tecnologia e em fazer uso dos computadores para desenvolvimento de soluções tecnológicas. Vais perceber como é que um computador funciona, como é que aplicações são construídas, como é que a internet funciona, como é que são criadas linguagens de programação, ... enfim, basicamente como passar de um conjunto de componentes de hardware que guardam e processam bits até algo que toda a gente vê e usa no seu dia-a-dia. Pela experiência que tive em Eletrotécnica, programação é dado como uma forma de fazer uso das coisas em vez de perceber como é que elas são feitas.

A abordagem aos cursos é um bocado diferente. Eletrotécnica, como esperado, é muito mais teórico enquanto que Informática é mais prático e a teoria é maioritariamente colocada em prática, quase todas as cadeiras de Informática vais ter projeto(s) que conta(m) entre 30% a 50% da tua nota final da cadeira.

Dito isto, se fizeres a licenciatura em Engenharia Eletrónica (no Técnico) tens acesso direto ao mestrado em Engenharia Informática, pelo que é sempre uma hipótese. No entanto, a licenciatura aborda tópicos atuais e fundamentais que em Engenharia Eletrotécnica não vais falar (nomeadamente Sistemas Operativos, Compiladores, Sistemas Distribuídos, entre outros).

A escolha dos dois cursos cai sobre aquilo que queres efetivamente passar os próximos 5 anos a estudar. Sugiro-te procurares mais sobre os 2 cursos, até podes dar uma vista de olhos em alguma da bibliografia das cadeiras e ver o que mais te agrada.

Relativamente a FCT vs Técnico, pelo que estive a ver do currículo das duas, a licenciatura na FCT parece-me um bocado menos pesada, mais flexível e prática, agrada-me o facto de teres um projeto de final de licenciatura e uma opção livre durante a licenciatura. Por outro lado, o Técnico vai dar-te bases científicas e teóricas mais sólidas. Acho que honestamente, não faz muita diferença, Informática é provavelmente das áreas mais flexíveis e o que sentires em falta na licenciatura podes colmatar no mestrado já que ambas as faculdades têm imensas escolhas. Dito isto, o mestrado no Técnico para mim tem algumas vantagens do que a FCT, o mestrado está agrupado em um conjunto de especializações, no entanto, o aluno pode escolher tirar uma ou duas especializações ou fazer um mestrado à sua medida, significando que tens a liberdade para escolher todas as cadeiras de mestrado sem nenhuma obrigação. Relativamente a Eng. Eletrotécnica, não te posso dizer muito.