Eng informática/ciencias computação/programação

ICarvalho

Membro
Matrícula
27 Junho 2021
Boa tarde. Para quem quer seguir uma dessas áreas, qual disciplinas deve escolher?
FQ / BOOLOGIA / GEOMETRIA DESCRITIVA?
Obrigado

daniela_3.0

Membro
Matrícula
18 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCUL
Olá! Antes de te responder vou contar um pouco da minha experiência: Tive Biologia e Fisico-Quimica, na altura eram as únicas disciplinas que a minha escola oferecia por isso meio que não tive escolha. Estou hoje em Engenharia Informática, e apesar de este ser o meu primeiro ano acho que é de opinião geral que as disciplinas de Fisico-Quimica e Geometria Descritiva são as que mais ajudam nesta área, isto porque podes vir a ter muitas cadeiras que se baseiam nos conceitos base destas duas disciplinas. Apesar disso, aconselho a escolheres o que mais gostares, ou no que tens mais aptidão e facilidade, isto porque no ensino secundário, como a média conta para a entrada na universidade, deves ter em mente a nota que podes vir a ter á disciplina que escolhes, a universidade dá-te as bases para o curso que queres entrar.
Boa sorte!!

ICarvalho

Membro
Matrícula
27 Junho 2021
Olá! Antes de te responder vou contar um pouco da minha experiência: Tive Biologia e Fisico-Quimica, na altura eram as únicas disciplinas que a minha escola oferecia por isso meio que não tive escolha. Estou hoje em Engenharia Informática, e apesar de este ser o meu primeiro ano acho que é de opinião geral que as disciplinas de Fisico-Quimica e Geometria Descritiva são as que mais ajudam nesta área, isto porque podes vir a ter muitas cadeiras que se baseiam nos conceitos base destas duas disciplinas. Apesar disso, aconselho a escolheres o que mais gostares, ou no que tens mais aptidão e facilidade, isto porque no ensino secundário, como a média conta para a entrada na universidade, deves ter em mente a nota que podes vir a ter á disciplina que escolhes, a universidade dá-te as bases para o curso que queres entrar.
Boa sorte!!
Obrigado pela tua resposta 😀
Estou muito confusa,apesar de que pondero ir para o profissional,mesmo não sabendo se tal é possível. Tive 7,5 no primeiro teste de fq e 4 a mat...estou mesmo perdida. Será que posso ir para Programação,mesmo não sendo boa a estas disciplinas?

Rui C

Membro
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Estou muito confusa,apesar de que pondero ir para o profissional,mesmo não sabendo se tal é possível. Tive 7,5 no primeiro teste de fq e 4 a mat...estou mesmo perdida. Será que posso ir para Programação,mesmo não sendo boa a estas disciplinas?
Olá. Física realmente é necessário para Informática, enquanto que Geometria Descritiva pode ser útil para certas áreas de informática, não para todas. De qualquer forma é sempre mais útil do que BG.
Sem dúvida que podes ir para Informática não sendo tão boa a certas disciplinas, até porque a forma de ensino da faculdade é bastante diferente do secundário, e até te podes sentir mais confortável na faculdade.

daniela_3.0

Membro
Matrícula
18 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCUL
Ahh ok, mesmo assim acredito que essas são as disciplinas que mais poderão ajudar na área. São importantes, sim, mas não são tudo. Acho que tanto no profissional como na universidade a área da programação é muito prática, ou seja, para seres boa na área o que importa mesmo é saberes lidar com a lógica da programação, seres boa em problem solving e claro, saberes bem a linguagem com que estás a trabalhar. a Programação tira muito da matemática no que toca a resolver problemas, mas tem uma lógica muito própria também, não precisas de ser muito boa nessas disciplinas para te dares bem em programação. Até eu já tive as minhas negativas, tanto a matemática como a Físico-Química e nada disso me impediu de seguir o que realmente gosto de fazer, que é programar. Desejo-te a melhor sorte e que consigas o que queiras! Beijinhos!

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Boa tarde. Para quem quer seguir uma dessas áreas, qual disciplinas deve escolher?
FQ / BOOLOGIA / GEOMETRIA DESCRITIVA?
Obrigado
Olá!

Eu pessoalmente tive FQ e Biologia e no 12º tive Biologia/Química e não senti dificuldade nenhuma nas cadeiras de física da universidade (no Técnico só temos duas). A escolha mais comum é FQ e GD mas não penso que sejam impeditivas por isso escolhe as disciplinas que tiveres mais confortável. Física é uma parte muito pequena dos cursos de Eng. Informática/CC por isso não te limites já e não stresses muito sobre isso! :)

Por outro lado, matemática é, sem dúvida a disciplina mais importante do secundário e aí, sim, vais precisar de saber bem o programa para conseguir arrancar sem muitos problemas. Inclusive, Mat A costuma ser a prova de ingresso para cursos universitários e Mat B para cursos em politécnicos (se não estou em erro). Sugiro-te focares-te na matemática porque é algo que vais mesmo precisar tanto durante o curso como depois.

Boa sorte!