Eng. Informática sem bases de matemática...?!

FilipeP

Membro Caloiro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Mensagens
3
Olá a todos! O meu nome é Filipe, tenho 37 anos e estou muito interessado em fazer uma licenciatura em Eng. Informática, mas….

Quando digo “muito interessado”, digo isto porque já tive a oportunidade de mudar de atividade profissional para uma empresa com melhores condições de trabalho, mas por não ter uma licenciatura nessa área fui logo “excluído” à partida, pois era um requisito obrigatório. Também serve como um “investimento” para o futuro, pois quanto mais habilitações tivermos melhor…

O meu problema é, eu tenho o 12º ano na Área de humanidades, e na altura no secundário escolhi essa área porque detestava matemática, do 5º ano ao 7º estava atento às aulas e sempre tive notas médias, a partir daí desinteressei-me completamente por matemática (talvez por não perceber a matéria ou achar aquilo uma seca) pois na altura para passar de ano até ao 9º ano podia passar mesmo com negativa a matemática, e basicamente do 8º ano ao 9º não apanhei nada…mas também como já passaram mais de 20 anos, o meu conhecimento a matemática é nulo e sem bases nenhumas…

Há uns anos atrás fiz um CET na Área de Multimédia, e acabei esse CET com uma média alta (18), mas muito por causa da experiência profissional que já tinha em Informática, força de vontade e facilidade de aprendizagem na parte tecnológica, e também claro porque não havia nenhuma disciplina de Matemática. Na altura queria fazer o CET na Área de Informática, mas para ingressar exigiram-me uma prova de matemática devido a ser da Área de Humanidades, só que só de olhar para a prova “modelo” que me enviaram desisti logo porque aquilo era completamente “chinês” para mim J, e pelo que percebi na altura a prova tinha matéria apenas de matemática do 10º … 11º …

As únicas disciplinas que não sei como fazer e me assustam bastante são “Álgebra, Análise Matemática, Matemática Aplicada e Matemática discreta”, as restantes não tenho dúvida que as conseguiria fazer pois já tenho experiência na Área e não me “assustam” …

O meu problema neste momento é não saber por onde começar, ou se devo seguir esse caminho…?! Dever-me-ia focar apenas na matéria dadas nessas 4 disciplinas e arranjar um explicador mesmo sem tendo bases?! Das 4 disciplinas que indiquei em cima necessito de ter bases matemáticas do secundário em todas, ou há alguma que indo apenas ás aulas da licenciatura conseguiria fazer?

Qual a vossa opinião sobre a minha situação?

Obrigado pela vossa eventual ajuda!



Filipe
 

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
21,489
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @FilipeP
O meu problema neste momento é não saber por onde começar, ou se devo seguir esse caminho…?! Dever-me-ia focar apenas na matéria dadas nessas 4 disciplinas e arranjar um explicador mesmo sem tendo bases?! Das 4 disciplinas que indiquei em cima necessito de ter bases matemáticas do secundário em todas, ou há alguma que indo apenas ás aulas da licenciatura conseguiria fazer?
Provavelmente alguém de informática te poderá dar uma maior ajuda, mas pode ser interessante perceber o programa dessas 4 disciplinas, já que os nomes podem ser os mesmos entre faculdades, mas os programas não o são necessariamente.

As bases de análise matemática são as de matemática A do secundário. Álgebra diria que é possível fazer sem essas bases. Matemática discreta e matemática aplicada só vendo o programa.

Acho que teres as bases de matemática A sabidas seria um bom investimento para uma licenciatura com essas cadeiras. Não sei como estás a pensar entrar e se precisarias na mesma do exame nacional para esse efeito.
 

FilipeP

Membro Caloiro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Mensagens
3
Olá "Davis" obrigado pela tua rápida resposta/ajuda!

Eu se seguir vai ser num politécnico (coimbra/Viseu/Guarda), e estava a pensar tentar primeiro com concurso especial usando o CET que tirei na Área de multimédia, mas como é Eng. Informática não sei se me permitem candidatar com esse CET, caso contrário teria que ser por "maiores de 23" ...

Relativamente ao programa das disciplinas é segue o resumo:

* Álgebra
Noções básicas sobre números complexos.
Cálculo matricial em R e C, eliminação de Gauss (e Gauss-Jordan), sistemas de equações lineares, inversão de matrizes, decomposição LU.
Espaços e subespaços vectoriais (sobre R e C). Independência linear, bases e dimensão. Espaços associados a uma matriz. Aplicações lineares, matriz de uma aplicação linear e matriz de mudança de base.
Determinantes e suas propriedades e técnicas de cálculo - regra de Sarrus, eliminação de Gauss e fórmula de Laplace. Regra de Cramer e matriz adjunta.
Valores próprios e vetores próprios, polinómio característico e espaços próprios. Diagonalização de matrizes.
Produto interno, normas e ângulos em espaços R^n e em espaços de funções. Bases ortonormadas, ortogonalização de Gram-Schmidt e projeção de um vetor sobre um subespaço. Produtos externo e misto e suas aplicações.

* Análise Matemática
Funções reais de variável real: funções trigonométricas inversas; limites e continuidade; derivadas e aplicações.
- Cálculo Integral em R: definição de primitiva; técnicas de primitivação; definição de integral de Riemann; propriedades do integral; teorema fundamental do cálculo integral; aplicações do integral; integrais impróprios.
- Equações diferenciais: definição e conceitos básicos; métodos de resolução de equações diferenciais de primeira ordem; equações diferenciais de ordem n com coeficientes constantes.
Séries de funções: definições e exemplos; algumas propriedades das séries; Critério de termo geral para a divergência; séries geométrica e de Dirichlet; critérios de convergência para séries de termos não negativos; séries alternadas; critério de Leibniz; séries absolutamente e simplesmente convergentes; estudo da convergência de uma série de potências; séries de Taylor e de Maclaurin; definição e propriedades das séries de Fourrier.

* Matemática Aplicada
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: conceitos fundamentais; escalas de medida; frequências; representação tabular e gráfica; medidas de posição e de dispersão.
ESTIMAÇÃO PONTUAL E INTERVALAR, TESTES DE HIPÓTESES PARAMÉTRICOS para a média, variância, proporção, diferença entre de médias e de proporções, análise de variância a 1 fator.
TESTES DE HIPÓTESES NÃO PARAMÉTRICOS: Testes da qualidade do ajustamento; tabelas de Contingência - teste do Qui-quadrado.
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM PROGRAMAÇÃO LINEAR: formulação matemática, aplicações em Programação Linear.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: método gráfico, método simplex, análise de sensibilidade.
PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO COM REDES E GRAFOS: o problema da árvore geradora de custo mínimo, problema do caminho mais curto, problema do fluxo máximo.

* Matemática discreta
Cálculo Proposicional: Operações lógicas. Tautologias e contradições, argumentos corretos. Formas normais. Sistema formal natural.
Cálculo de predicados: Predicados. Equivalências lógicas. Regras de inferência para os quantificadores existencial e universal. Demonstrações formais.
Conjuntos, relações e funções: Noções básicas, relações binárias, matrizes booleanas e propriedades. Relações de equivalência e conjuntos parcialmente ordenados. Funções e funções parciais. Cardinal de um conjunto e conjuntos numeráveis.
Indução e recursão: Indução matemática. Definições por recursão, domínios bem fundados e indução estrutural. Árvores binárias, sequências, listas e strings. Demonstrações por recursão em domínios bem fundados.
Grafos: Grafos dirigidos e não dirigidos. Conexidade fraca, unilateral e forte. Matriz de adjacências e matriz dos caminhos. Árvores. Grafos com pesos e algoritmo de Dijkstra.
Maple: Noções básicas e aplicação aos temas do programa

Obrigado!
 

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Mensagens
1,161
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá @FilipeP,

Informático checking in!

Matemática é, em geral, precisa para o curso de Eng. Informática e é algo que vai ser recorrente durante o curso. Em geral a matemática que vais ver no curso é mais perto de matemática discreta e álgebra do que de análises (embora também tenham a sua importante). Matemática discreta, principalmente, é uma cadeira engraçada e é uma matéria mais focada na lógica do que hardcore maths.

Como disse o @davis, precisam de conhecimentos sólidos do programa de Matemática A antes de entrares no curso, não te recomendo nada entrares sem esses conhecimentos porque vais bater com a cabeça em cadeiras como Álgebra e Análise. Se não vês matemática há muitos anos, até Matemática Discreta vai ser difícil de visualizares e perceberes. Para além disso, durante o curso vais encontrar imensa matemática que acaba por ser mais soft porque já tens as bases e deixa de te assustar mas, por exemplo, computação gráfica tem imensa álgebra. Depois tens cadeiras estilo teoria da computação ou análise e síntese de algoritmos que precisas mesmo de ter bases em matemática porque são coisas mais "esotéricas" e difíceis de perceber.

Não sei se tens dúvidas mais específicas ou outras dúvidas? Não sei bem como responder-te 😅

EDIT: Não sei muito sobre CETs e afins mas os alunos que acabam no profissional têm de fazer exame de matemática A como o resto dos alunos do ensino regular. Normalmente estudam por conta própria. Não sei bem qual vai ser a tua situação, talvez seja melhor perguntares aos institutos que queres concorrrer.
 
  • Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
21,489
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu se seguir vai ser num politécnico (coimbra/Viseu/Guarda), e estava a pensar tentar primeiro com concurso especial usando o CET que tirei na Área de multimédia, mas como é Eng. Informática não sei se me permitem candidatar com esse CET, caso contrário teria que ser por "maiores de 23" ...
Tens de ver se o concurso especial desses cursos abrange o CET que fizeste. Por maiores de 23 anos também terias a prova da instituição, que certamente será matemática. Tipicamente as bases para as provas para maiores de 23 anos são os programas do secundário.
 
  • Like
Reactions: Wraak

Marco Esperança

Membro Dux
Especialista
Eng. Informática & Engenharia
Matrícula
28 Maio 2017
Mensagens
1,487
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Olá a todos! O meu nome é Filipe, tenho 37 anos e estou muito interessado em fazer uma licenciatura em Eng. Informática, mas….

Quando digo “muito interessado”, digo isto porque já tive a oportunidade de mudar de atividade profissional para uma empresa com melhores condições de trabalho, mas por não ter uma licenciatura nessa área fui logo “excluído” à partida, pois era um requisito obrigatório. Também serve como um “investimento” para o futuro, pois quanto mais habilitações tivermos melhor…

O meu problema é, eu tenho o 12º ano na Área de humanidades, e na altura no secundário escolhi essa área porque detestava matemática, do 5º ano ao 7º estava atento às aulas e sempre tive notas médias, a partir daí desinteressei-me completamente por matemática (talvez por não perceber a matéria ou achar aquilo uma seca) pois na altura para passar de ano até ao 9º ano podia passar mesmo com negativa a matemática, e basicamente do 8º ano ao 9º não apanhei nada…mas também como já passaram mais de 20 anos, o meu conhecimento a matemática é nulo e sem bases nenhumas…

Há uns anos atrás fiz um CET na Área de Multimédia, e acabei esse CET com uma média alta (18), mas muito por causa da experiência profissional que já tinha em Informática, força de vontade e facilidade de aprendizagem na parte tecnológica, e também claro porque não havia nenhuma disciplina de Matemática. Na altura queria fazer o CET na Área de Informática, mas para ingressar exigiram-me uma prova de matemática devido a ser da Área de Humanidades, só que só de olhar para a prova “modelo” que me enviaram desisti logo porque aquilo era completamente “chinês” para mim J, e pelo que percebi na altura a prova tinha matéria apenas de matemática do 10º … 11º …

As únicas disciplinas que não sei como fazer e me assustam bastante são “Álgebra, Análise Matemática, Matemática Aplicada e Matemática discreta”, as restantes não tenho dúvida que as conseguiria fazer pois já tenho experiência na Área e não me “assustam” …

O meu problema neste momento é não saber por onde começar, ou se devo seguir esse caminho…?! Dever-me-ia focar apenas na matéria dadas nessas 4 disciplinas e arranjar um explicador mesmo sem tendo bases?! Das 4 disciplinas que indiquei em cima necessito de ter bases matemáticas do secundário em todas, ou há alguma que indo apenas ás aulas da licenciatura conseguiria fazer?

Qual a vossa opinião sobre a minha situação?

Obrigado pela vossa eventual ajuda!



Filipe
Olá!
Acrescentando aquilo ao que já disseram, das cadeiras que mencionaste, álgebra linear explora conceitos novos que não são abordados no secundário como matrizes, por exemplo (aplicando-se bastante em computação gráfica como o @Wraak referiu).
Matemática Discreta estuda alguns tópicos de lógica que são bastante importantes para o raciocínio de programação, alguns deles abordados em Matemática A que são as tabelas de verdade em que estabeleces relações entre proposições (asserções) e a partir daí determinas um valor lógico (se é falso - 0 ou verdadeiro - 1) e permite simplificar-te expressões. É uma cadeira acessível e não tão complexa como cálculo e análise, mas que é bastante importante e pode ser-te útil em verificação formal de algoritmos. Dou-te um exemplo concreto: em programação: por vezes, quando estamos a fazer uma sequência de condições temos de ter o cuidado de ver se não estamos a ser redundantes ou a contradizer código que escrevemos.
Cálculo I e Cálculo II (análise matemática) são as cadeiras em que usas mais matéria do secundário, em que fazes o estudo de funções, com a introdução de alguns conceitos como integrais. De todas as matemáticas são capaz de ser das menos úteis no caso de Informática, contudo já vi ser necessário utilizar coordenadas cilíndricas (que são dadas em cálculo II) para facilitar o desenho de um jogo em 3D.
Como vês, Matemática é uma base importante para o curso, mas conheço casos de pessoas que vieram de cursos de Humanidades e com mais esforço conseguiram adaptar-se.
 
  • Like
Reactions: davis

FilipeP

Membro Caloiro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Mensagens
3
Obrigado a todos pelas vossas respostas,

@Marco Esperança, quando dizes que conheces-te pessoas de humanidades que conseguiram adaptar-se, sabes qual foi o método deles? Se começaram a estudar matemática do secundário, se recorreram a explicadores...basicamente queria tentar perceber qual o melhor caminho a seguir, ouvindo alguns testemunhos de alguém que já tenha passado ou tenha conhecimento de casos idênticos ao meu...
Uma outra alternativa seria seguir algo em Multimédia mas também com uma vertente em Informática. Estive a ver uma licenciatura em "Tecnologias e Design Multimédia" e uma grande parte também é de "informática", e apenas tem uma disciplina de matemática "Fundamentos Matemáticos", mas claro também tem "computação gráfica" como dizia o Wraak ,mas esta licenciatura acho que seria mais fácil para mim, o que acham relativamente ao conteúdo programático/Objectivo que indico em baixo?
...:)

* Fundamentos Matemáticos (Conteúdo Programático).
Conceitos básicos
Introdução à lógica
Matrizes e sistemas lineares
Espaços euclidianos
Geometria analítica no espaço
Funções reais de variável real
Estatística descritiva
OBJETIVOS:
Utilizar conceitos básicos de matemática fundamentais para uma abordagem científica nas diferentes áreas do curso.
Desenvolver competências para a interpretação geométrica de conceitos matemáticos e manipulação matemática da geometria.
Desenvolver competências para a análise de dados por amostragem.

Obrigado a todos pela vossa colaboração.

Filipe
 

Marco Esperança

Membro Dux
Especialista
Eng. Informática & Engenharia
Matrícula
28 Maio 2017
Mensagens
1,487
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Obrigado a todos pelas vossas respostas,

@Marco Esperança, quando dizes que conheces-te pessoas de humanidades que conseguiram adaptar-se, sabes qual foi o método deles? Se começaram a estudar matemática do secundário, se recorreram a explicadores...basicamente queria tentar perceber qual o melhor caminho a seguir, ouvindo alguns testemunhos de alguém que já tenha passado ou tenha conhecimento de casos idênticos ao meu...
Tiveram explicações e também acho que é mais benéfico porque vais direto à matéria que estás a dar e não gastas tempo com conteúdos que apenas são lecionados no secundário.
* Fundamentos Matemáticos (Conteúdo Programático).
Conceitos básicos
Introdução à lógica
Matrizes e sistemas lineares
Espaços euclidianos
Geometria analítica no espaço
Funções reais de variável real
Estatística descritiva
OBJETIVOS:
Utilizar conceitos básicos de matemática fundamentais para uma abordagem científica nas diferentes áreas do curso.
Desenvolver competências para a interpretação geométrica de conceitos matemáticos e manipulação matemática da geometria.
Desenvolver competências para a análise de dados por amostragem.

Obrigado a todos pela vossa colaboração.

Filipe
Parece-me ser uma licenciatura mais acessível, mas tens de ter em conta que não é tão abrangente como engenharia informática, focando-se numa vertente de som e imagem.
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
C IST Dificuldade dos cursos de eng. informática e mát. aplicada e computação no IST enquanto trabalhador-estudante Universidade de Lisboa 4
J Eng. Informática Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Curso Eng. Informática Mudança Par/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M CTeSP RSI dificuldades e equivalências Eng Informática Tecnologias 0
Imthepantaloon_ Mudança Curso Eng. Informática UM Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R UAb Matemática aplicada á gestão vs. Eng informática Universidade Aberta 0
O Segurança Informática / Eng.Informática - FCUP VS ESTG VS ISEP Tecnologias 2
David1154 FCUL TI vs Eng.Informática FCUL Universidade de Lisboa 38
S Maiores 23 - Eng Informática Concursos e Regimes Especiais 0
P FEUP Eng.Informática - Licenciatura no ISEP e Mestrado na FEUP Universidade do Porto 0
P Qual uni escolher para ENG. INFORMÁTICA (FCUL, IST OU UNL)? Tecnologias 0
A Eng informática com economia Tecnologias 2
D Ficar em eng. Informática ou mudar para eng. electrotécnica... Tecnologias 6
J Mestrado Eng. industrial vs informática Tecnologias 0
A IST Eng. Electrotécnica vs. Eng. Informática Universidade de Lisboa 2
A Curso para equivalencias Eng. Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Cláudia Rosalino De Eng. Informática para Gestão? Arquivo 1
Cláudia Rosalino Eng. Informática / Audiovisual e Multimédia / Gestão Arquivo 1
M Eng.Informática Vs Eng.Eletrotécnica Vs Matemática Tecnologias 4
P Eng. Electrónica e Computadores vs Eng. Telecomunicações e Informática Tecnologias 5
D Eng. Informática vs Eng. de Computadores e Telemática Tecnologias 18
D UFP Eng Informática Universidade Fernando Pessoa 0
T Eng. Informática vs Informática e Gestão de Empresas vs Eng de Telecomunicações e Informática Tecnologias 5
Renato Santos Eng. Eletrotécnica e de Computadores vs Eng. Informática Tecnologias 68
Henrique Dias Eng. Informática e de Computadores ou Eng. Física Tecnológica Tecnologias 4
S Eng. da Computação e Telemática & Eng. Informática Tecnologias 34
M Eng e gestão industrial no Técnico ou na Nova Lisboa Tecnologias 0
T UMinho Cometi o erro de entrar em eng. inf., e agora? Universidade do Minho 4
Lavalise Mudar de Eng.Q para Eng.Biom no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Eng Biomedica e Biofisica Tecnologias 2
Lizandro Caloiros eng de sistemas ISEP 20/21 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
M Eng fisica FCUL ou NOVA Tecnologias 8
Pedrito1818 Gestão ou Eng.Informatica? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
J Mudar de Curso para Eng. Física Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
X Mudar de Curso para Eng. Aeronáutica, qual a melhor escolha? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Diogo_Costa Mestrado - FEUP/ISEP/UA Eng. Eletrotécnica e de Computadores (Automação) Tecnologias 0
L Licenciatura em Ciências Biomédicas e Mestrado em Eng. (Biomédicas) Tecnologias 1
D Eng. Informatica ISEP - Médias Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 9
F ISEL ISEL - Eng. Electrotécnica vs Eng. Electrónica e de Computadores e de Telecomunicações Instituto Politécnico de Lisboa 0
C Quais os materiais que preciso para o curso de Eng. Mecanica ? Tecnologias 0
R Eng. Civil ou Eng. Electrotécnica e de Computadores Tecnologias 6
Edvânia FCTUNL Eng. e gestão industrial - mestrado Universidade Nova de Lisboa 0
Mara Mota Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Caloiros arquitetura/eng. civil 2020-21 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
M Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
M Alternativas à Eng. Aeroespacial Tecnologias 3
N Mestrado em Eng.Química ou Eng.Mecânica Tecnologias 0
S Engenharia Aeroespacial ou Mecânica ou Física Tecnológica ou Eng. e Gestão Industrial? Tecnologias 8
M Eng. Aeroespacial na FEUP Tecnologias 3
Margot Lic em Eng Eletrónica IST e mestrado em Aeroespacial Tecnologias 8

Tópicos Semelhantes