Engenharia Aeroespacial concurso para titulares de curso superior

Engenheiro_SMI

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2017
Olá a todos,

Eu precisava de umas informações relativamente ao concurso para titulares de mestrado.
Queria saber, para quem tem um Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, qual a probabilidade de ser aceite no Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial.
E quais as cadeiras que teria que fazer? Acham que é possível fazer em 1 ano este curso como resultado da equivalência das cadeiras, no caso de escolher o ramo aeronaves?

Agradeço desde já todas as respostas.
Cumprimentos!

• Like
Reactions: AeroMarques

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Engenheiro_SMI
Eu precisava de umas informações relativamente ao concurso para titulares de mestrado.
Queria saber, para quem tem um Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, qual a probabilidade de ser aceite no Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial.
E quais as cadeiras que teria que fazer? Acham que é possível fazer em 1 ano este curso como resultado da equivalência das cadeiras, no caso de escolher o ramo aeronaves?
Considerando o teu caso, não acho que concorreres à licenciatura através deste concurso especial seja o melhor. Sugiro antes que concorras diretamente ao mestrado apenas. Como em todos os alunos que entram doutra engenharia (resultados do ano passado aqui), será pedido que realizes 5 disciplinas propedêuticas da licenciatura: Desempenho, Satélites, Estabilidade de Voo, Controlo de Voo e Aerodinâmica I.

Não conheço o plano de estudos de Mecânica da FEUP, mas duvido muito que consigas fazer tudo em 1 ano, mesmo com equivalências que tragas de lá para cadeiras de mestrado. Mesmo em 2, considerando as propedêuticas e que tens de fazer uma nova tese de mestrado, será um desafio.

• Like
Reactions: Engenheiro_SMI

Engenheiro_SMI

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2017
Olá @Engenheiro_SMI

Considerando o teu caso, não acho que concorreres à licenciatura através deste concurso especial seja o melhor. Sugiro antes que concorras diretamente ao mestrado apenas. Como em todos os alunos que entram doutra engenharia (resultados do ano passado aqui), será pedido que realizes 5 disciplinas propedêuticas da licenciatura: Desempenho, Satélites, Estabilidade de Voo, Controlo de Voo e Aerodinâmica I.

Não conheço o plano de estudos de Mecânica da FEUP, mas duvido muito que consigas fazer tudo em 1 ano, mesmo com equivalências que tragas de lá para cadeiras de mestrado. Mesmo em 2, considerando as propedêuticas e que tens de fazer uma nova tese de mestrado, será um desafio.
Olá Davis,

Não sabia que podia concorrer ao mestrado. não tinha vagas no site do IST para Engenharia Aeroespacial. É realmente melhor se tem 15 vagas e o critério de selecção é o mesmo.
Pensei que poderia ter equivalência com Mecânica dos Fluídos 1 e 2 com Aerodinâmica 1 e 2 e sistemas de controlo com Controlo de Voo etc... poderia dar mas pelos vistos não, se me obrigam a fazer essas propedêuticas todas. Consigo fazer em 2 anos se der para escolher 6 cadeiras em cada semestre, vocês podem no IST?
Só mais uma pergunta, sabes como se calcula a nota de candidatura ?

Obrigado pela resposta Davis.

• Like
Reactions: AeroMarques

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pensei que poderia ter equivalência com Mecânica dos Fluídos 1 e 2 com Aerodinâmica 1 e 2 e sistemas de controlo com Controlo de Voo etc... poderia dar mas pelos vistos não, se me obrigam a fazer essas propedêuticas todas. Consigo fazer em 2 anos se der para escolher 6 cadeiras em cada semestre, vocês podem no IST?
Quanto às equivalências, só o coordenador do curso te poderá dar uma resposta mais precisa, dado que será ele a decidir isso. Mas do que sei do IST o que mecânica dava em fluídos 1 e 2 falavasse na minha altura que era o que nós dávamos na cadeira de mecânica de fluídos. Sistemas de controlo e Controlo de Voo imagino que também tenham programa diferentes, a nossa cadeira é focada na área aeronáutica, como podes ver no programa. Se não estou em erro podes fazer até 40,5 créditos por semestre, pelo que sim, podes.
Só mais uma pergunta, sabes como se calcula a nota de candidatura ?
Está aqui:
https://tecnico.ulisboa.pt/files/2016/07/despacho-8996-2016-diario-republica-133-2016-serie-2-2016-07.pdf

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Obrigado Davis, não sabes por acaso a afinidade e natureza para mecânica da FEUP?
Olá @Engenheiro_SMI
Importante é concorrer.
Depende sempre MUITO de quem concorre para o nº limitado de vagas!

Eu conheço pelo menos uma pessoa que entrou com um curso de Educação Física para
o 1º ciclo (que já está a acabar o Mestrado em Delf) e dezenas de pessoas
que entraram directamente para o 2º ciclo.

Tem sido mais fácil entrar para o 2º ciclo mas a progressão, para quem está
há muito tempo sem estudar, não tem sido um processo muito agradável.

Seja qual for o caminho.
BOA SORTE.
Joaquim Guerreiro Marques

• Like
Reactions: davis