Engenharia Aeroespacial e Engenharia Industrial e Gestão

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

LILIANA RAMALHO

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2015
Estou indecisa em qual dos cursos pôr em primeira opção na minha candidatura. Alguém me pode esclarecer qual dos dois cursos (engenharia aeroespacial no IST ou engenharia industrial e gestão na FEUP) tem mais empregabilidade e remuneração em portugal ?

• Like
Reactions: Rasputine

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Estou indecisa em qual dos cursos pôr em primeira opção na minha candidatura. Alguém me pode esclarecer qual dos dois cursos (engenharia aeroespacial no IST ou engenharia industrial e gestão na FEUP) tem mais empregabilidade e remuneração em portugal ?
Estás a considerar dois cursos completamente diferentes, na minha opiniao (eu conheço ambos pois tambem estao ambos presentes na minha candidatura, apesar de ter escolhido para primeira opçao eng fisica e tecnologica tambem no IST). Eng aeroespacial parece-me um curso demasiado específico, que te direcciona desde muito cedo para um caminho profissional muito estreito (tens inclusive uma cadeira que se chama 'helicópteros' , so para veres), e tens q realmente pretender empregar-te nessa area para te interessares pelo curso..
Pelo contrário, engenharia industrial e gestao na FEUP parece-me demasiado abrangente, pois acabas por não trabalhar em nenhum caminho específico (tens cadeiras de física muito geral e tambem de gestao e direito empresarial..), o que, em termos de mercado de trabalho (pois é para isso que tiras um curso, no fundo) não me parece muito proveitoso.
Parece-me que estas a ponderar esses dois cursos pois têm um media de entrada muito alta, o que me leva a pensar que tambem terás uma nota de candidatura alta.. Se pretendes "aproveitar" a tua media elevada existem uma quantidade enorme de cursos que poderão ser muito melhores para o teu futuro profissional, e que não terão a media tao alta (o que nada significa). Se gostas de fisica e de matematica, investiga outros cursos no IST ou na FEUP, pois existem muitos bastante interessantes, e estamos a falar das melhores faculdades de engenharia do país :D

LILIANA RAMALHO

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2015
De certa forma estou a aproveitar a minha média para escolher um curso com muita empregabilidade. E além disso, apesar de diferentes, são cursos que me chamam à atenção.
Ja fiz a minha candidatura com aeroespacial em primeira opção mas tenho medo que o curso seja muito dificil e que não valha a pena ir para tão longe (sou de braga).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eng aeroespacial parece-me um curso demasiado específico, que te direcciona desde muito cedo para um caminho profissional muito estreito (tens inclusive uma cadeira que se chama 'helicópteros' , so para veres), e tens q realmente pretender empregar-te nessa area para te interessares pelo curso..
Nem por isso. Engenharia Aeroespacial é uma mistura entre Engenharia Mecânica + Engenharia Electrotécnica. É um curso que te permite ter as bases dos dois lados e optares por uma especialização num deles no fim do curso (Aviónica ou Aeronaves) ou até numa mistura em Espaço. Há alunos a trabalhar não só nas áreas do curso, como também noutras áreas da mecânica ou electrotécnica, investigação, bem como nas consultoras, na banca e nos seguros.
Pelo contrário, engenharia industrial e gestao na FEUP parece-me demasiado abrangente, pois acabas por não trabalhar em nenhum caminho específico (tens cadeiras de física muito geral e tambem de gestao e direito empresarial..), o que, em termos de mercado de trabalho (pois é para isso que tiras um curso, no fundo) não me parece muito proveitoso.
Posso-te dizer que Engenharia e Gestão Industrial no IST não era só um dos cursos com maior empregabilidade (com aeroespacial nessa lista) como também como dos que tinha uma remuneração média mais elevada. Mas dada a situação das consultoras não ser a melhor agora, pode não estar tão bem..

maccabees

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Estás a considerar dois cursos completamente diferentes, na minha opiniao (eu conheço ambos pois tambem estao ambos presentes na minha candidatura, apesar de ter escolhido para primeira opçao eng fisica e tecnologica tambem no IST). Eng aeroespacial parece-me um curso demasiado específico, que te direcciona desde muito cedo para um caminho profissional muito estreito (tens inclusive uma cadeira que se chama 'helicópteros' , so para veres), e tens q realmente pretender empregar-te nessa area para te interessares pelo curso..
Parece-me que estas a ponderar esses dois cursos pois têm um media de entrada muito alta, o que me leva a pensar que tambem terás uma nota de candidatura alta.. Se pretendes "aproveitar" a tua media elevada existem uma quantidade enorme de cursos que poderão ser muito melhores para o teu futuro profissional, e que não terão a media tao alta (o que nada significa). Se gostas de fisica e de matematica, investiga outros cursos no IST ou na FEUP, pois existem muitos bastante interessantes, e estamos a falar das melhores faculdades de engenharia do país :D
O objectivo de Engenharia Aeroespacial é trabalhar nesta área, contudo quando acabas o cursos és Eng. Mecânico ou Electrotécnico e por isso podes ter uma área de actuação muito maior. Essa cadeira que referiste "Helicópteros" é uma opção.

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
O objectivo de Engenharia Aeroespacial é trabalhar nesta área, contudo quando acabas o cursos és Eng. Mecânico ou Electrotécnico e por isso podes ter uma área de actuação muito maior. Essa cadeira que referiste "Helicópteros" é uma opção.
Claro que o objetivo é trabalhar nessa area, nunca disse o contrário. Mas para quem está confuso sobre que curso escolher, que me parece o caso, só estou a avisar que, pelo conhecimento que tenho, é um curso que estreita muito as opções de empregabilidade no futuro, direcionadas para aquela área em específico. Os amigos que eu tenho e que foram para esse curso são pessoas que desde muito cedo se interessam por aerodinâmica, carros, aviões e cenas desse genero.. Para quem quer aprender física não me parece o mais indicado, apesar de não ter dúvidas de que seja um excelente curso.

maccabees

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Claro que o objetivo é trabalhar nessa area, nunca disse o contrário. Mas para quem está confuso sobre que curso escolher, que me parece o caso, só estou a avisar que, pelo conhecimento que tenho, é um curso que estreita muito as opções de empregabilidade no futuro, direcionadas para aquela área em específico. Os amigos que eu tenho e que foram para esse curso são pessoas que desde muito cedo se interessam por aerodinâmica, carros, aviões e cenas desse genero.. Para quem quer aprender física não me parece o mais indicado, apesar de não ter dúvidas de que seja um excelente curso.
Sim, mas os conhecimentos que adquires de mecânica e electrotecnia dão-te possibilidade de trabalhar noutras áreas que não só os transportes (neste caso veículos aeroespaciais). Tens razão que para quem quer aprender coisas de física de partículas e astrofísica neste curso não faz nada. Dou-te o exemplo de cadeiras de aerodinâmica que são dadas por professores de física e além disso são cadeiras de grande interesse para pessoas de física. Acho que ai cada pessoa do fórum tem de saber aquilo que quer estudar e fazer no futuro.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Penso totalmente ao contrário. Fiz o secundário no curso socioeconómico e quando escolhi ir para o ensino superior para uma engenharia queria algo que fosse mais transversal. As opções que pus em cima da mesa eram todas as que me permitissem misturar áreas do conhecimento Aeroespacial (Mecânica + Electro), Biomédica (Engenharia + Medicina) ou EGI (Gestão + Engenharia). Um engenheiro aeroespacial pode além da área aeroespacial trabalhar nas áreas da engenharia mecânica e electrotécnica, como foi referido. Acabei por optar por Aeroespacial onde obténs conhecimentos ligados à mecânica, electrotécnica, física, matemática, materiais, entre outros.
Mas claro que para quem se quer focar em física a melhor escolha é claro... Engenharia Física (ou Física só).

Raquel 3

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2015
Nem por isso. Engenharia Aeroespacial é uma mistura entre Engenharia Mecânica + Engenharia Electrotécnica. É um curso que te permite ter as bases dos dois lados e optares por uma especialização num deles no fim do curso (Aviónica ou Aeronaves) ou até numa mistura em Espaço. Há alunos a trabalhar não só nas áreas do curso, como também noutras áreas da mecânica ou electrotécnica, investigação, bem como nas consultoras, na banca e nos seguros.

Posso-te dizer que Engenharia e Gestão Industrial no IST não era só um dos cursos com maior empregabilidade (com aeroespacial nessa lista) como também como dos que tinha uma remuneração média mais elevada. Mas dada a situação das consultoras não ser a melhor agora, pode não estar tão bem..
Olá bom dia. Gostaria de saber se o curso de Engenharia Industrial e Gestão na FEUP ainda mantém a empregabilidade elevada que tem sido anunciada nos últimos anos ou antes se também não estará tão bem como o curso de Engenharia de Gestão Industrial no IST.

Luana Silva

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2015
Acham que com média de candidatura de 177,7 dá para entrar em engenharia industrial e gestão na FEUP?

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Acham que com média de candidatura de 177,7 dá para entrar em engenharia industrial e gestão na FEUP?
Sinceramente duvido.. Esse curso pede o exame de matemática, que este ano foi bastante mais fácil, e como o ano passado a nota do ultimo candidato a entrar foi 176,8, estou a contar com uma subida de pelo menos meio valor. Mas não custa tentar, pode ser que esteja enganado :)

Matrícula
28 Junho 2016
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
Instituição
Universidade de Aveiro
entrei em egi em aveiro na 1a fase mas vou concorrer à segunda. entre o técnico, a nova ou aveiro, qual será a melhor faculdade para tirar egi?