Engenharia Aeroespacial e Outras Opções

Brangalin

Membro
Matrícula
23 Julho 2020
Boas.
Então, vou-me candidatar este ano à universidade e gostava de ter alguns feedbacks. Penso em por como primeira opção Engenharia Aeroespacial, penso que é um curso que abrange tudo o que me fascina e com o que me vejo a trabalhar, desde o espaço, aeronaves, etc. Como é sabido a média é altíssima e não tenho a certeza se irá subir ou manter em relação ao ano anterior. A média que prevejo de candidatura ronda os 193 pontos, acham que é suficiente? Em relação ao técnico gostava de saber como é a nível de ambiente universitário, alojamentos (residências/arrendar quartos) e mais algumas informações que achem relevantes. Posto isto e pensando mais no futuro, penso que aeroespacial é um curso com bastante saída, mas o que tenho ouvido é que cargos nos setores mais relacionados com o espaço são escassos, é esta a realidade?
Agora deixando de parte aeroespacial tenho bastantes dúvidas em relação às minhas outras opções. Estou dividido entre escolher na mesma um curso no técnico que tenha afinidade com aeroespacial e tentar transferência interna, mas não sei bem como funciona, ou talvez escolher algo mais próximo de casa como uma engenharia mecânica ou engenharia física.

Olá @Brangalin
A média que prevejo de candidatura ronda os 193 pontos, acham que é suficiente?
Acho que consegues entrar, sim. Embora a tendência vá ser certamente de subida, isso será atenuado com o aumento das vagas, que deverá novamente acontecer.

Sobre o curso sugiro que visites isto:

Posto isto e pensando mais no futuro, penso que aeroespacial é um curso com bastante saída, mas o que tenho ouvido é que cargos nos setores mais relacionados com o espaço são escassos, é esta a realidade?
Diria que isso vai depender muito de como orientares a tua carreira. A indústria espacial é mais reduzida e concentrada em certas geografias do que a indústria aeronáutica. Se te limitares a Portugal, por exemplo, é normal que tenhas alguma dificuldade em encontrar vagas no sector espacial. Mas há alunos de aeroespacial a trabalhar na área, se é o que queres é uma questão de fazeres por isso.

Agora deixando de parte aeroespacial tenho bastantes dúvidas em relação às minhas outras opções. Estou dividido entre escolher na mesma um curso no técnico que tenha afinidade com aeroespacial e tentar transferência interna, mas não sei bem como funciona, ou talvez escolher algo mais próximo de casa como uma engenharia mecânica ou engenharia física.
O curso com maior afinidade seria engenharia mecânica. Tens aqui mais informações sobre as mudanças de curso do Técnico:

Olá @Brangalin

Acho que consegues entrar, sim. Embora a tendência vá ser certamente de subida, isso será atenuado com o aumento das vagas, que deverá novamente acontecer.

Sobre o curso sugiro que visites isto:

Diria que isso vai depender muito de como orientares a tua carreira. A indústria espacial é mais reduzida e concentrada em certas geografias do que a indústria aeronáutica. Se te limitares a Portugal, por exemplo, é normal que tenhas alguma dificuldade em encontrar vagas no sector espacial. Mas há alunos de aeroespacial a trabalhar na área, se é o que queres é uma questão de fazeres por isso.

O curso com maior afinidade seria engenharia mecânica. Tens aqui mais informações sobre as mudanças de curso do Técnico:

Obrigado pela ajuda.

• Like
Reactions: davis
Para tentar a transferência após o primeiro ano tenho de necessariamente estudar no ist ou posso estudar engenharia mecanica noutra instituição? Quais são os critérios usados na transferencia?

Para tentar a transferência após o primeiro ano tenho de necessariamente estudar no ist ou posso estudar engenharia mecanica noutra instituição? Quais são os critérios usados na transferencia?
Podes estudar noutra instituição. Experimenta ver este documento do ano passado, ele mostra a fórmula de cálculo da nota e os alunos colocados: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mudanca_de_curso_2019_20_alameda.pdf É mais provavelmente por uma questão de equivalências que seria boa ideia entrares no Técnico.