Engenharia aeroespacial em Lisboa vs Aveiro

Pedro K

Membro
Matrícula
14 Julho 2021
Boas. Os exames da segunda fase correram muito bem e a minha média subiu para o meu desejado. Estou à espera de conseguir entrar em aeroespacial na segunda fase. Eu gostava de ir estudar para o IST, mas os preços de viver em Lisboa são muito altos. Gostava de saber qual a diferença entre estudar aeroespacial em Lisboa e Aveiro ou Minho (abre este ano). Como sou do distrito do Porto não só os custos da habitação eram mais acessíveis mas também o transporte.
O meu "objetivo" é trabalhar em espaço, eu sei que é muito difícil, mas estou disposto a trabalhar fora do país, será que as oportunidades nesta área são iguais independente da universidade onde estudo?

P. S. isto se Aveiro e Minho abrirem vagas na segunda fase

Oi eu sou aluno de aeroespacial no ist e vamos por pontos. Obvio que lisboa é um bocado mais caro(não sei quanto importante isso é para ti), mas vale sempre a pena gastar um bocado mais e depois saires mais prepado. Em termos de lisboa as principais vantagens devem ser a exigencia, o facto de ter melhor reputação, e tambem tens varios nucleos do proprio curso(procura aerotec no insta para veres um bocado mais). Em relação a espaço honestamente não é muito bom so se tem 2/3 cadeiras na licenciatura relacionadas com espaço e até a maioria dos meus colegas que vão estudar espaço preferem fazer o mestrado fora de portugal por ter mais qualidade fora. Em aveiro as vantagens e que e um bocado mais barato e também provavelmente ha um bocado mais de espirito academico, e a licenciatura é bem mais focada em espaço que o ist, contudo como e um curso novo e normal estar um pouco desorganizado e teres poucos nucleos/ informações sobre cadeiras etc e tambem tem menos renome que o ist. No minho é um bocado como aveiro so que pelo que vi aveiro é mais focado em espaço que o minho.
Se precisares de mais alguma cena apita.

Obrigado, era mesmo duma resposta assim que estava à procura.
Gostava só de saber se a instituição onde faço a licenciatura afeta a entrada num mestrado no estrangeiro
E também como funciona a candidatura às residências universitárias em Lisboa, ainda há vagas para quem entra em segunda fase? E se sim quais são os critérios para conseguir

Isso depende de universidade para universidade mas por norma a "exigencia" da instituicao de onde vens e um criterio no mestrado, provavelmente é um bocado mais facil vindo do ist mas not really sure. As residencias tens de procurar não faço ideia

Muito obrigado pela resposta. Ainda vou decidir onde colocar em primeira opção, mesmo que não seja garantido que entre em alguma

Muito obrigado pela resposta. Ainda vou decidir onde colocar em primeira opção, mesmo que não seja garantido que entre em alguma
As residências dão pioridade a estudantes de mais longe e que tenham bolsa DGES. Acredito que possa haver vagas para alunos de 2ª fase.