Engenharia Aeroespacial IST

rh1313

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2019
Boa tarde! Acabei agora o secundário e estou a ponderar relativamente ao curso que vou escolher na universidade. Dependendo da nota do exame de Matemática, o curso eleito é Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico. Claro que escolhi este curso a pensar que será o ideal de acordo com os meus gostos pessoais, mas existe sempre a possibilidade de não me identificar assim tanto quanto imaginava. Se de facto entrar no curso e concluir com sucesso a licenciatura, serei obrigada a escolher o Mestrado em Engenharia Aeroespacial ou poderei escolher fazer Mestrado noutra engenharia? Penso que seja possível...mas, por exemplo, se escolher fazer um Mestrado suponha-se em Engenharia e Ciência de Dados, serei considerada Engenheira Aeroespacial, ou para o ser tenho de realizar Licenciatura e Mestrado na mesma engenharia? Obrigada :)
Post automatically merged:

Aproveito para perguntar se as cadeiras de terceiro ano, mais específicas e direcionadas para o setor Aeroespacial, são na sua maioria teóricas ou se são disciplinas práticas que envolvam trabalhos mais "manuais" por assim dizer, ou seja, que envolvem contacto direto com as aeronaves.
Peço desculpa pelas perguntas mas a universidade ainda é um mundo muito desconhecido para mim 😅

Última edição:
Boa tarde! Acabei agora o secundário e estou a ponderar relativamente ao curso que vou escolher na universidade. Dependendo da nota do exame de Matemática, o curso eleito é Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico. Claro que escolhi este curso a pensar que será o ideal de acordo com os meus gostos pessoais, mas existe sempre a possibilidade de não me identificar assim tanto quanto imaginava. Se de facto entrar no curso e concluir com sucesso a licenciatura, serei obrigada a escolher o Mestrado em Engenharia Aeroespacial ou poderei escolher fazer Mestrado noutra engenharia? Penso que seja possível...mas, por exemplo, se escolher fazer um Mestrado suponha-se em Engenharia e Ciência de Dados, serei considerada Engenheira Aeroespacial, ou para o ser tenho de realizar Licenciatura e Mestrado na mesma engenharia? Obrigada :)
Post automatically merged:

Aproveito para perguntar se as cadeiras de terceiro ano, mais específicas e direcionadas para o setor Aeroespacial, são na sua maioria teóricas ou se são disciplinas práticas que envolvam trabalhos mais "manuais" por assim dizer, ou seja, que envolvem contacto direto com as aeronaves.
Peço desculpa pelas perguntas mas a universidade ainda é um mundo muito desconhecido para mim 😅
Olá.

Não sei isto alterou estes anos, mas a Licenciatura dá diploma em Ciências da Engenharia, enquanto o Mestrado dá diploma de Engenharia em X.

Também haviam certos Mestrados que imediatamente te inseriam na Ordem dos Engenheiros, não sei se se aplica aqui.

• Like
Reactions: rh1313
serei obrigada a escolher o Mestrado em Engenharia Aeroespacial ou poderei escolher fazer Mestrado noutra engenharia?
Não há critérios universais. Cada universidade faz os seus próprios critérios para cada mestrado.
Em princípio, podes fazer o mestrado noutra engenharia - podes (não garanto que fiques, podes) é ficar penalizada em relação a quem já veio dessa engenharia da licenciatura.
Não sei isto alterou estes anos
Alterou-se sim, que agora querem acabar com os Mestrados Integrados das engenharias.

• Like
Reactions: rh1313
Exato acabaram-se os mestrados integrados. Achoq que após concluir o curso ficas como Licenciado em Engenharia Aeroespacial mas não tenho 100% certeza.
Em termos de mestrado depois de acabares a licenciatura podes-te candidatar para o mestrado na àrea que quiseres sem impedimento so que supondo que te candidatas a um mestrado por exemplo de biomedica obvio que a nota de candidatura a mestrado baixa um bocado por o curso não ter grande relação. Mas em geral acho que não e dificil entrar em quase qualquer outro mestrado(ja vi colegas de aeroespacial a fazer mestrado em AI sem problema).
Quanto a ultima pergunta se é verdade que nos 2 primeiros anos aprendes pouco sobre aeronaves etc.No 3 ano as cadeiras relacionadas com aeronaves serão muitas teoricas com testes etc, outras trabalhos ou relatorios ou programação.Para meteres "as mãos na massa" em alguma coisa mesmo pratica tens os nucleos.Sugiro-te a procurares no insta aerotec para veres alguns dos projetos.

Se quiseres saber mais alguma cena não hesites.

• Like
Reactions: rh1313 and sigis