- Matrícula
- 2 Outubro 2021
olá malta, as candidaturas começam já amanhã e sinto que estou cada vez mais indecisa..
Ao longo do secundário sempre tive interesse em engenharia aeroespacial no técnico mas sendo este em Lisboa (cidade muito cara e bastante longe) e ouvindo relatos péssimos sobre o mau ambiente do IST acabei por descartar essa hipótese. Acabei então por me conformar com a ideia de Eng Mecânica na FEUP, tendo já visitado o campus e adorado. Até que recentemente foi anunciada a abertura de aeroespacial na FEUP.
Aí fiquei extremamente inclinada para aeroespacial na FEUP, no entanto, encontro-me bastante receosa e nem sei se a minha média será suficiente para entrar (193,3). Não será demasiado arriscado entrar num curso no primeiro ano que abre? Não existe nenhum feedback de alunos, não sei quais serão as possíveis saídas e futuros empregadores, não vou ter acesso a apontamentos e recursos de alunos mais velhos (que sei que são das maiores ajudas para estudar) e, ainda nem sequer é possível consultar o programa das cadeiras no site. No sábado participei numa sessão de esclarecimento sobre a licenciatura de eng aeroespacial na feup, em que o próprio diretor de curso nos apresentou o mesmo, e este quando confrontado com a questão de o que faria alguém escolher este curso na feup - e não nas restantes instituições já existentes - pareceu-me não ser capaz de responder objetivamente.
Com isto, voltei novamente à ideia do técnico, e objetivamente, retirando os fatores proximidade e monetário, sinto que esta seria a escolha acertada. Além disso, em termos de investigação e projetos na área, o técnico está muito mais avançado que a FEUP.
Portanto tenho 3 opções e gostava de opiniões:
Ao longo do secundário sempre tive interesse em engenharia aeroespacial no técnico mas sendo este em Lisboa (cidade muito cara e bastante longe) e ouvindo relatos péssimos sobre o mau ambiente do IST acabei por descartar essa hipótese. Acabei então por me conformar com a ideia de Eng Mecânica na FEUP, tendo já visitado o campus e adorado. Até que recentemente foi anunciada a abertura de aeroespacial na FEUP.
Aí fiquei extremamente inclinada para aeroespacial na FEUP, no entanto, encontro-me bastante receosa e nem sei se a minha média será suficiente para entrar (193,3). Não será demasiado arriscado entrar num curso no primeiro ano que abre? Não existe nenhum feedback de alunos, não sei quais serão as possíveis saídas e futuros empregadores, não vou ter acesso a apontamentos e recursos de alunos mais velhos (que sei que são das maiores ajudas para estudar) e, ainda nem sequer é possível consultar o programa das cadeiras no site. No sábado participei numa sessão de esclarecimento sobre a licenciatura de eng aeroespacial na feup, em que o próprio diretor de curso nos apresentou o mesmo, e este quando confrontado com a questão de o que faria alguém escolher este curso na feup - e não nas restantes instituições já existentes - pareceu-me não ser capaz de responder objetivamente.
Com isto, voltei novamente à ideia do técnico, e objetivamente, retirando os fatores proximidade e monetário, sinto que esta seria a escolha acertada. Além disso, em termos de investigação e projetos na área, o técnico está muito mais avançado que a FEUP.
Portanto tenho 3 opções e gostava de opiniões:
- Escolher Aeroespacial na FEUP
- Vantagens: Proximidade; as cadeiras agradam-me; a turma seria pequena (apenas 30), a feup tem prestígio, ambiente académico incrível,
- Desvantagens: Não sei se entro, não existe feedback, não haverá recursos para estudar (vou ter de ser eu por mim), menos possibilidades para investigação (não existe tanto material, o curso nem terá o seu próprio departamento), receio de acabar por existir um ambiente competitivo no curso
- Escolher Aeroespacial no IST
- Vantagens: Curso com imensos anos, prestígio, disponibilidade de recursos, mais possibilidades de investigação, maiores certezas de que entro, sair da minha zona de conforto
- Desvantagens: Ambiente académico competitivo e tóxico, cidade muito cara, muito longe, turmas grandes - dificultando ligações com os professores, não conheço absolutamente nada de Lisboa, a minha mãe não gostou muito da ideia
- Escolher Eng Mecânica na FEUP
- Vantagens: Entro de certeza, posso seguir na mesma o ramo aeroespacial e outros tbm, + abrangente, disponibilidade de recursos, curso mais estável e organizado, possibilidade de saídas em Portugal, curso ligeiramente mais fácil (???) podendo focar-me em extracurriculares,
- Desvantagens: turmas muito grandes, certas cadeiras não me interessam tanto, sentimento de que estarei a desperdiçar oportunidades, não me vou desafiar tanto