Engenharia Aeroespacial vs Engenharia Aeronáutica

Filipa Sousa

Membro
Matrícula
10 Maio 2015
Boa tarde.
Criei este tópico pois notei que existem vários alunos do 12ºano que se encontram com a mesma dúvida que eu, isto é, alunos que adoram aviões, mas o que verdadeiramente querem é estarem ligados ao setor espacial. Contudo, parece-nos bastante complicado alguém se afirmar neste último ramo, dado que uma parte significativa dos engenheiros aeroespaciais não exercem (para já) o ramo aeronáutico/aeroespacial, mas sim consultodoria, entre outros cargos.

A minha primeira pergunta é: Como o curso aeroespacial é tão exigente, será que vale a pena seguir o curso aeroespacial sabendo que o mais certo é nunca entrar em projetos como envio de satélites e sondas (por exemplo)?

Olá @Filipa Sousa , bem-vinda ao fórum! :)
Eu frequentei o curso de Engenharia Aeroespacial no IST, pelo que percebo perfeitamente esta dúvida. Ainda entrei no tempo em que o curso só tinha dois ramos no mestrado (Aeronaves e Aviónica) e assisti ao lançamento do terceiro: Espaço.
Há aqui várias questões que se misturam:
1) Formação: como já deves ter percebido, o ramo de espaço no curso é muito recente, o que se reflete por sua vez na maturidade das possíveis saídas que os alunos que o frequentam possam ter, e parcerias com entidades/empresas do setor.
2) Oferta: as possibilidades na área do espaço são mais diminutas do que nas restantes. Se te focares só em Portugal, como acontece com alguns alunos que preferem ficar, são praticamente inexistentes.
2) Salário à saída: atualmente é mais fácil teres um salário superior na consultadoria do que na engenharia em Portugal mas, mais uma vez, se fores lá para fora as coisas são diferentes.
Tirando isto, tenho colegas de curso a trabalhar na Agência Espacial Europeia (ESA), e outros a trabalhar em empresas que prestam serviços a este setor, pelo que não é impossível trabalhar no ramo.

• Like
Reactions: science>tech
A minha outra dúvida está relacionada com a componente prática do curso. Conheço quem acabou este ano o curso de engenharia aeroespacial e ficou um tanto desiludido com o mesmo, pois achou que era muito teórico. É verdade que o curso é muito teórico? A prática adquirida no curso depende, quase exclusivamente, dos projetos em que nos envolvermos ao longo dos 5 anos?

É mais enviesado para a teoria do que para a prática, sim, como é tradição das engenharias do ensino superior universitário português. O envolvimento em projetos extracurriculares, e até mesmo a realização de estágios em empresas da área, é uma mais valia para consolidar conhecimentos teóricos, para trabalhar as soft skills e para valorizares o teu currículo à saída do curso.

• Like
Reactions: Rui Veiga
Como a média desta engenharia é bastante alta é importante pensar em alternativas para posteriormente pedir de transferência de curso.
Entre naval, mecânica e eletrotécnica qual será a melhor alternativa?

Olá @Filipa Sousa , se pretenderes mudar para engenharia aeroespacial no IST, o melhor será ires para outra engenharia lá, já que tens logo preferência. No que toca às melhores engenharias para transferências, as melhores são mecânica e naval, seguidas depois por engenharia eletrotécnica.

• Like
Reactions: AeroMarques
Como a média desta engenharia é bastante alta é importante pensar em alternativas para posteriormente pedir de transferência de curso.

engenharia naval é o curso com mais afinidade do IST com aeroespacial. se é mesmo isso que queres aconselho a meteres naval como segunda opção

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: Filipa Sousa
No site do IST refere que um engenheiro aeroespacial está habilitado a exercer engenharia mecânica e eletrotécnica. É, portanto um curso bastante completo e abrangente, visto englobar dois dos principais ramos da engenharia, certo?
Outra questão que me preocupa é a empregabilidade. O site em relação a esta questão diz que "Neste curso verifica-se pleno emprego." o que é bastante tranquilizador. Mas será realmente assim "tão fácil" arranjar emprego sendo engenheiro aeroespacial? É assim tão bem vista no mercado de trabalho? É que em Portugal não se ouve muito falar deste curso...

É, portanto um curso bastante completo e abrangente, visto englobar dois dos principais ramos da engenharia, certo?
Sim, o curso tem como raiz uma mistura desses dois cursos.
Mas será realmente assim "tão fácil" arranjar emprego sendo engenheiro aeroespacial? É assim tão bem vista no mercado de trabalho? É que em Portugal não se ouve muito falar deste curso...
Desde que não sejas muito esquisito, é, sim. É um dos cursos com maior empregabilidade do IST. Não houves muito falar porque é um curso relativamente pequeno e muitos dos que acabarem por ir para fora.

Olá Filipa,

Na última transferência de curso, publicada em Setembro de 2014,
a coordenação actual do curso atribuiu ao factor Afinidade

0.85 - a Engª Mecânica e Engª Naval

0.75 - a Engª Electrotécnica

Uma vez que este factor é o que tem maior peso (40%) na transferência,
penso que é um dado muito importante.

Aconselho a consultar as pautas das transferências do ano passado.
Boa sorte!

• Like
Olá Filipa,

Na última transferência de curso, publicada em Setembro de 2014,
a coordenação actual do curso atribuiu ao factor Afinidade

0.85 - a Engª Mecânica e Engª Naval

0.75 - a Engª Electrotécnica

Uma vez que este factor é o que tem maior peso (40%) na transferência,
penso que é um dado muito importante.

Aconselho a consultar as pautas das transferências do ano passado.
Boa sorte!

Muito obrigada!

Boa tarde. Pelo que me andei a informar o curso de engenharia aeroespacial é um curso muito dispendioso em termos de material de estudo, etc. É verdade?

Falaram-me que o curso de aeroespacial na Lusófona no Porto era muito dispendioso, não só pelas propinas mas também pelos livros. Como o curso é o mesmo, ou muito semelhante, fiquei com algumas dúvidas.

Falaram-me que o curso de aeroespacial na Lusófona no Porto era muito dispendioso, não só pelas propinas mas também pelos livros. Como o curso é o mesmo, ou muito semelhante, fiquei com algumas dúvidas.
No que toca às propinas serão sempre diferentes se fores para o ensino público ou para o privado. No que toca aos livros, depende muito de como queiras fazer, há sempre quem venda livros em 2ª mão, quem compre fotocópias ou até quem os peça emprestado à biblioteca. Depende muito de como queiras fazer as coisas. ;)

• Like
Boa tarde.
Sou finalista do 12º ano e como a maioria dos finalistas estou à procura das melhores opções para o meu futuro. Embora ainda não tenham saído as notas dos exames de Português e Matemática deste ano, já tenho uma ideia aproximada da nota e estou a contar acabar o secundário com uma média de 18,5 valores tendo no exame de FQ 19,5 e no de Matemática provavelmente à volta de 19. Visto que Física e Matemática são disciplinas que me apaixonam, principalmente física, e depois de uma pesquisa sobre os cursos disponíveis em Portugal deparei-me com a engenharia aeroespacial.
As principais interrogações que eu tenho sobre este curso são a empregabilidade do curso, pois já ouvi opiniões que diziam que o curso não tinha qualquer empregabilidade em Portugal e outros que diziam que é emprego garantido, por isso fiquei na duvida bem como o salário que auferem em média.
Gostava também de saber a vossa opinião sobre a vida e o ambiente no técnico, pq como é normal já li montes de opiniões diferentes e nada melhor do que a opinião de quem já frequentou.
É claro que também existe a opção de eu não me adaptar ou não gostar ou simplesmente não aguentar o curso mas são coisas que só experimentando sei.

Obrigado pela disponibilidade :)

Olá @Francisco_Moura
As principais interrogações que eu tenho sobre este curso são a empregabilidade do curso, pois já ouvi opiniões que diziam que o curso não tinha qualquer empregabilidade em Portugal e outros que diziam que é emprego garantido, por isso fiquei na duvida bem como o salário que auferem em média.
O curso tem emprego garantido, mas claro que se fores "esquisito" e quiseres trabalhar numa indústria de nicho como a do desenho de veículos espaciais ou carros de fórmula 1 aí o emprego em Portugal pode ser considerado virtualmente nulo. Sugiro que vejas isto:
http://oe.tecnico.ulisboa.pt/estatisticas/
Gostava também de saber a vossa opinião sobre a vida e o ambiente no técnico, pq como é normal já li montes de opiniões diferentes e nada melhor do que a opinião de quem já frequentou.
Podes ver a minha opinião sobre o IST aqui:
http://uniarea.com/forum/index.php?threads/instituto-superior-técnico.865/

Para quem gosta de Aeronaves também tem a opção do Curso de Engenharia Aeronáutica na UBI. Sou aluno de mestrado deste curso por isso se alguém tiver alguma questão é só perguntar

• Like
Para quem gosta de Aeronaves também tem a opção do Curso de Engenharia Aeronáutica na UBI. Sou aluno de mestrado deste curso por isso se alguém tiver alguma questão é só perguntar
Olá!
Estou em dúvida entre engenharia aeroespacial e aeronáutica. Gostava de saber mais alguma informações sobre a UBI: vantagens em relação a aeroespacial; dificuldade do curso; empregabilidade; ambiente universitário; outra informações que ache relevantes.
Desde já agradeço a sua disponibilidade.

• Like