Engenharia Aeroespacial vs Engenharia Aeronáutica

Nikita Kaminskyy

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Olá, estou no 11º ano de Ciências e Tecnologias, com Física e Química A e Biologia e Geologia. O facto de não ter Geometria Descritiva seria relevante ou até impeditivo se pretendesse seguir Eng.ª Aeroespacial?
Olá Beatriz!
Pouco ou nada vais fazer aqui no Técnico com o que aprenderes em GD. Poderá eventualmente dar jeito na cadeira de primeiro ano (Desenho e Modelação Geométrica) onde terás desenho à mão livre e modelação a 3D no computador, mas não é um fator de todo impeditivo. Eu como muita gente neste curso levamos com Biologia e Geologia durante 2 anos e conseguimos fazer a cadeira sem qualquer problema. A única parte onde GD pode ajudar-te é para subir a média, a menos que consigas tirar 19 ou 20 a Biologia e Geologia.
--- Post atualizado ---
Boa tarde Davis,
Eu tenho a seguinte questão: qual o grau de semelhança entre aeroespacial/Naval e aeroespacial/mecânica? É possível obter essa informação online?
Para a mudança de curso interna, ambas as opções têm a mesma afinidade, 80 ou 85% e natureza máxima de 5 (os 3 pertencem ao departamento de engenharia mecânica). Esses e outros valores são utilizadas para calcular a tua média de seriação com base numa fórmula e depois todos os candidatos listados pelas médias, da mais alta para a mais baixa, até preencherem as 10 vagas anuais do curso.
--- Post atualizado ---
Boa tarde, entrei este ano na UBI em aeronáutica, mas queria mudar para o IST, a razão para a mudança é a localização da universidade, já sei que Eng. Aeronáutica tem 1 valor na afinidade, e já tive a ver as médias de candidatura deste ano, no entanto a componente "Natureza" que vai de 1 a 5 não consigo perceber, se eu for da UBI tenho 5 de natureza ou o 5 é exclusivo para estudantes do IST.
Tendo em conta que os cursos são praticamente iguais, a natureza é sempre 5 independentemente da faculdade (natureza significa que pertence ao mesmo departamento, neste caso departamento de engenharia mecânica). Regra geral os que pedem transferência da UBI entram (1 vaga por ano para transferências externas) a menos que tenhas concorrência.
--- Post atualizado ---
Boa tarde, entrei este ano na UBI em aeronáutica, mas queria mudar para o IST, a razão para a mudança é a localização da universidade, já sei que Eng. Aeronáutica tem 1 valor na afinidade, e já tive a ver as médias de candidatura deste ano, no entanto a componente "Natureza" que vai de 1 a 5 não consigo perceber, se eu for da UBI tenho 5 de natureza ou o 5 é exclusivo para estudantes do IST.
Tendo em conta que os cursos são praticamente iguais, a natureza é sempre 5 independentemente da faculdade (natureza significa que pertence ao mesmo departamento, neste caso departamento de engenharia mecânica). Regra geral os que pedem transferência da UBI entram (1 vaga por ano para transferências externas) a menos que tenhas concorrência.

Tiago Rosa

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
Universidade da Beira Interior
Boas sou estudante de Eng.Mecânica estou interessado em fazer um mestrado em Eng.Aeronautica alguém da UBI aqui?
Boas Rui,
Eu estou neste momento a terminar o mestrado de aero na UBI. Se tiveres alguma duvida diz, pode ser que consiga ajudar

• Like
Reactions: Rui de Barros

Rui de Barros

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2016
Boas Rui,
Eu estou neste momento a terminar o mestrado de aero na UBI. Se tiveres alguma duvida diz, pode ser que consiga ajudar
Muito obrigado! Estive a dar uma vista de olhos na licenciatura de Eng.Aeronautica da UBI e não é muito diferente do curso de Eng.Mecânica que faço. Queria saber como é o nivel do mestrado para quem não fez a licenciatura em Eng.Aeronautica se tem vários ramos, ect. O que achares util dizer é bem vindo.

Tiago Rosa

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
Muito obrigado! Estive a dar uma vista de olhos na licenciatura de Eng.Aeronautica da UBI e não é muito diferente do curso de Eng.Mecânica que faço. Queria saber como é o nivel do mestrado para quem não fez a licenciatura em Eng.Aeronautica se tem vários ramos, ect. O que achares util dizer é bem vindo.
Boas Rui, desculpa a demora para responder. em relação ao plano de estudos do mestrado podes consultar aqui (Universidade da Beira Interior), sendo que a área da tese podes escolher vários ramos que geralmente estão inseridos nos laboratórios do departamento:
-Laboratório de Aerodinâmica e Propulsão;
-Laboratório de CFD - Dinâmica de Fluidos Computacional;
-Laboratório de Aviónica e Controlo;
-Laboratório de Estruturas e Vibrações;
-Laboratório de Anemometria;
-Laboratório de Materiais;
-Laboratório de Informática;
-Laboratório de Investigação em Transportes.

Se já tiveres em mente algum tema ou alguma área fala comigo que posso tentar responder ás tuas questões.
fica aqui também o contacto do actual director de curso de mestrado integrado: (Universidade da Beira Interior)

Os melhores cumprimentos,
Tiago Rosa

Rui de Barros

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2016
Boas Rui, desculpa a demora para responder. em relação ao plano de estudos do mestrado podes consultar aqui (Universidade da Beira Interior), sendo que a área da tese podes escolher vários ramos que geralmente estão inseridos nos laboratórios do departamento:
-Laboratório de Aerodinâmica e Propulsão;
-Laboratório de CFD - Dinâmica de Fluidos Computacional;
-Laboratório de Aviónica e Controlo;
-Laboratório de Estruturas e Vibrações;
-Laboratório de Anemometria;
-Laboratório de Materiais;
-Laboratório de Informática;
-Laboratório de Investigação em Transportes.

Se já tiveres em mente algum tema ou alguma área fala comigo que posso tentar responder ás tuas questões.
fica aqui também o contacto do actual director de curso de mestrado integrado: (Universidade da Beira Interior)

Os melhores cumprimentos,
Tiago Rosa

Obrigado e perdão também pela resposta demorada. Não estou a ver bem qual a área do mestrado mas gostaria de saber o que se faz em cada uma delas se houver essa informação na UBI de todas acho que as que me interessaram mais foram Aviónica e Controlo e Estruturas e Vibrações.

• Like
Reactions: AeroMarques

Beatrizduarte

Membro Caloiro
Matrícula
30 Maio 2017
Olá a todos!
Pretendo este ano candidatar me ao ensino superior, parei um ano para fazer melhoria de nota a matemática e físico química e na verdade não sei bem o que fazer. Queria candidatar me ao técnico em eng naval ou mecânica para depois ir para aeronáutica no segundo ano mas caso a minha média não chegue vale a pena candidatar me ao politécnico da minha cidade ( Setúbal) e tirar eng mecânica? Posso depois fazer o mestrado em eng aeronáutica numa faculdade que não seja politécnico? O curso de eng mecânica no politécnico vale a pena ou aconselham me a tentar a ubi ( visto que aeronáutica é mesmo o curso que sempre quis mas não sei se tenho possibilidades financeiras para tal)? Obrigada desde já :)

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatrizduarte
Queria candidatar me ao técnico em eng naval ou mecânica para depois ir para aeronáutica no segundo ano mas caso a minha média não chegue vale a pena candidatar me ao politécnico da minha cidade ( Setúbal) e tirar eng mecânica? Posso depois fazer o mestrado em eng aeronáutica numa faculdade que não seja politécnico?
Podes, claro.
O curso de eng mecânica no politécnico vale a pena ou aconselham me a tentar a ubi ( visto que aeronáutica é mesmo o curso que sempre quis mas não sei se tenho possibilidades financeiras para tal)?
Nesse caso diria para tentares a UBI, sim.

Tiago Rosa

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
Olá a todos!
Pretendo este ano candidatar me ao ensino superior, parei um ano para fazer melhoria de nota a matemática e físico química e na verdade não sei bem o que fazer. Queria candidatar me ao técnico em eng naval ou mecânica para depois ir para aeronáutica no segundo ano mas caso a minha média não chegue vale a pena candidatar me ao politécnico da minha cidade ( Setúbal) e tirar eng mecânica? Posso depois fazer o mestrado em eng aeronáutica numa faculdade que não seja politécnico? O curso de eng mecânica no politécnico vale a pena ou aconselham me a tentar a ubi ( visto que aeronáutica é mesmo o curso que sempre quis mas não sei se tenho possibilidades financeiras para tal)? Obrigada desde já :)
Olá Beatriz Duarte,

Quando às dificuldades financeiras para estudares na UBI deixo aqui esta informação sobre apoios que existem:
- Universidade da Beira Interior (existem vários tipos de bolsas e apoios que podes concorrer);
- Em caso de bolsa de estudo das DGES tambem tens direito a quarto em residência (pago pela bolsa);
- Alugar casa na covilhã é relativamente barato (media de 120-140 € mais despesas).

Se poder ajudar em mais alguma coisa....

Cumprimentos,
Tiago Rosa
--- Post atualizado ---
Obrigado e perdão também pela resposta demorada. Não estou a ver bem qual a área do mestrado mas gostaria de saber o que se faz em cada uma delas se houver essa informação na UBI de todas acho que as que me interessaram mais foram Aviónica e Controlo e Estruturas e Vibrações.
Boas Rui,

Fica a aqui o plano de estudos completo:

• Like

Ilidio

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Boa noite estou a ponderar convorrer a eng aeronáutica, disseram-me também que se as notas durante o 3 ano forem superiores a 16 que se torna mais fácil ser transferido para eng aeroespacial. é mesmo assim
Para quem gosta de Aeronaves também tem a opção do Curso de Engenharia Aeronáutica na UBI. Sou aluno de mestrado deste curso por isso se alguém tiver alguma questão é só perguntar

• Like

Tiago Rosa

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
Boa Noite Ilidio, sobre esse assunto não te sei dizer como é...
Boa noite estou a ponderar convorrer a eng aeronáutica, disseram-me também que se as notas durante o 3 ano forem superiores a 16 que se torna mais fácil ser transferido para eng aeroespacial. é mesmo assim

• Like

Inês Pereirinha

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2017
Olá. Este ano candidatei-me a Engenharia Aerospacial no IST com 18,63 mas a média subiu para 18,8 e então acabei por entrar em engenharia aeronáutica na UBI no entanto não estou satisfeita e quero tentar mudar para Aerospacial mas não sei se continuo e tento passar da UBI para o IST ou se me candidato a engenharia e arquitetura naval no IST na 2fase e se entrar tento à mesma pedir transferência. Em qual das hipóteses tenho mais probabilidades de ter sucesso? Se ficar na UBI as vagas são as mesmas daqueles que passam de naval para aero? Obrigada

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Inês Pereirinha
Olá. Este ano candidatei-me a Engenharia Aerospacial no IST com 18,63 mas a média subiu para 18,8 e então acabei por entrar em engenharia aeronáutica na UBI no entanto não estou satisfeita e quero tentar mudar para Aerospacial mas não sei se continuo e tento passar da UBI para o IST ou se me candidato a engenharia e arquitetura naval no IST na 2fase e se entrar tento à mesma pedir transferência. Em qual das hipóteses tenho mais probabilidades de ter sucesso? Se ficar na UBI as vagas são as mesmas daqueles que passam de naval para aero? Obrigada
Tens maior probabilidade de conseguir a colocação vindo de aeronáutiva na UBI do que de naval no IST, por causa do parâmetro afinidade. Podes ver as colocações por mudança de curso deste ano aqui:
http://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mudanca-curso-alameda_web.pdf

• Like

Inês Pereirinha

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2017
Olá @Inês Pereirinha

Tens maior probabilidade de conseguir a colocação vindo de aeronáutiva na UBI do que de naval no IST, por causa do parâmetro afinidade. Podes ver as colocações por mudança de curso deste ano aqui:
http://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mudanca-curso-alameda_web.pdf
Ajudou imenso mesmo, muito obrigada! Já estava a entrar em desespero e o facto da UBI não ser muito conceituada preocupa-me bastante! Já agora, a nota de candidatura da tabela do anexo é a nota com a qual eu acabo o primeiro ano em aeronáutica para depois mudar?

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ajudou imenso mesmo, muito obrigada! Já estava a entrar em desespero e o facto da UBI não ser muito conceituada preocupa-me bastante! Já agora, a nota de candidatura da tabela do anexo é a nota com a qual eu acabo o primeiro ano em aeronáutica para depois mudar?
Não, é o resultado da fórmula de mudança de curso. Tens o regulamento aqui:
Mudança de Par Instituição/Curso

• Like

Tiago Rosa

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
Boa Noite Inês, o que te preocupa com o facto de ser na universidade da beira interior e o que entendes como conceituada? se poder esclarecer alguma coisa diz ;).

Cumprimentos,
Tiago Rosa

Inês Pereirinha

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2017
Boa Noite Inês, o que te preocupa com o facto de ser na universidade da beira interior e o que entendes como conceituada? se poder esclarecer alguma coisa diz ;).

Cumprimentos,
Tiago Rosa

Cumprimentos,
Tiago Rosa
Boa noite,
O que me preocupa passa pelo facto de em relação a outras universidades portuguesas, a UBI não estar tão bem posicionada nos rankings, mesmo que o curso só exista nesta universidade! Não é nada de pessoal. Aliás hoje fui inscrever-me e adorei o ambiente, as pessoas foram todas muito simpáticas.
--- Post atualizado ---
--- Post atualizado ---
Olá,
Alguém me sabe dizer se me são dadas muitas equivalência se mudar de aeronáutica para aerospacial e se vou para o primeiro ou segundo ano deste?
Obrigada a quem me souber responder e a quem teve a ideia maravilhosa deste fórum :)