Engenharia Aeroespacial vs Engenharia Aeronáutica

helenaribeiro1

Membro Caloiro
Matrícula
14 Setembro 2017
Boa noite,
Em respostas anteriores li por várias vezes que para mudar para aerospacial no técnico é mais fácil estando já nesta instituição mas não concorremos todos para as mesmas vagas? É mais fácil mudar para aerospacial vindo de aeronáutica na UBI ou de outra engenharia do técnico nomeadamente naval/mecânica? Se vier de aeronáutica tenho muitas equivalências? Entro logo no 2 ano de aerospacial?

• Like
Reactions: AeroMarques

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @helenaribeiro1
Boa noite,
Em respostas anteriores li por várias vezes que para mudar para aerospacial no técnico é mais fácil estando já nesta instituição mas não concorremos todos para as mesmas vagas? É mais fácil mudar para aerospacial vindo de aeronáutica na UBI ou de outra engenharia do técnico nomeadamente naval/mecânica? Se vier de aeronáutica tenho muitas equivalências? Entro logo no 2 ano de aerospacial?
Sim, desde 2015 que é tudo misturado. Atualmente é mais fácil vindo de aeronáutica dado que é o curso que terá uma maior pontuação no critério "Afinidade". No que toca a equivalências não estou muito por dentro, o melhor seria tentar contactar o coordenador do curso e perguntar-lhe.

• Like
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Olá! Sou aluno de Ciências e Tecnologias, do 10° ano e tenho como disciplinas de opção, Biologia e Geologia; Fisica e Química A. Gostava mesmo de seguir engenharia aeronautica ou engenharia aeroespacial, e para tais cursos não vou precisar de Biologia e Geologia, sendo que até me está a baixar a média. Estou a pensar reprovar o ano e fazer algumas mudanças. Posto isto, gostava de saber se me aconselhavam a trocar BG por Geometria Descritiva A, uma vez que ouvi dizer que é relativamente fácil e tanto da para ter 9/10 como 18/19 e acho que com esforço chego lá, aumentando assim a minha média (tenho 9 a BG). Ambas as engenharias que falei não pedem exame de BG, por isso achei que fosse uma boa opção.
Sobre Engenharia Aeronáutica na UBI, há alguém que ande no curso e me possa dizer com o que tenho que me procupar? Aconselham mais Aeronáutica ou Aeroespacial?

Agradeço,
Tomás Ferreira

• Like

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Primeiro obviamente que geometria descritiva é uma opção melhor para quem quer ir para engenharia... mas não é obrigatório!
Depois quanto a essa curso não ouvi boas coisas no geral (aeronautica no ubi) mas não te fies no que dizem fala com quem está lá no curso...

Matrícula
14 Fevereiro 2018
Primeiro obviamente que geometria descritiva é uma opção melhor para quem quer ir para engenharia... mas não é obrigatório!
Depois quanto a essa curso não ouvi boas coisas no geral (aeronautica no ubi) mas não te fies no que dizem fala com quem está lá no curso...
Muito Obrigado pela resposta! :) nao estava identificada como resposta ao meu post mas cálculo que seja para mim, se nao for, agradeço na mesma :)

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Tomás Ferreira
Posto isto, gostava de saber se me aconselhavam a trocar BG por Geometria Descritiva A, uma vez que ouvi dizer que é relativamente fácil e tanto da para ter 9/10 como 18/19 e acho que com esforço chego lá, aumentando assim a minha média (tenho 9 a BG). Ambas as engenharias que falei não pedem exame de BG, por isso achei que fosse uma boa opção.
Nunca tive GDA (nem BG), mas é certamente mais útil no curso para a cadeira de desenho técnico.
Sobre Engenharia Aeronáutica na UBI, há alguém que ande no curso e me possa dizer com o que tenho que me procupar? Aconselham mais Aeronáutica ou Aeroespacial?
Tens informações do curso neste tópico e noutros aqui do fórum. Aeronáutica é uma boa opção a Aeroespacial.

• Like

Rui Jorge Gonçalves

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Olá. Eu sou de Braga e gostava de entrar em engenharia aeroespacial. Ainda fica bastante longe por isso tenho sempre aquelas dúvidas em ruído de fundo se valerá mesmo a pena. Umas das questões que me surgem são:

-Entre esta e Engenharia Mecânica no Porto que diferenças de maior existirão para além daquela "especialização" nos últimos anos que se faz em aeroespacial e que não é possível em Mecânica (ou é?)? E compensará ir para Lisboa?

- Que tipo de saídas, ou seja, em que tipo de coisas em que se poderá trabalhar em Portugal? Pergunto isto porque gosto do tema "espaço" aliado à física e parece o melhor curso para isto, mas claro, Portugal e espaço não têm muito em comum por isso que outras saídas tem e exemplos.

- E para o estrangeiro qual é o tipo de saída mais comum?

- É um curso com boa previsão para o futuro? Pelo que entendi é bastante versátil em termos de temas..
Estou impressionado o quão parecidos somos, exatamente a mesma situação, acabaste por escolher o quê?

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Excelente.
Confesso que não sabia ao certo as vagas na UBI.

Lembro-me que no início dos cursos eram semelhantes,
mas o IST aumentou para mais do dobro nas vagas do início do curso.

Obrigado, Francisco.

Última edição:
  • Like
Reactions: Francisco Aveiro

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Francisco,
obrigado pelo complemento.

Tentei encontrar uma notícia ou algo oficial sobre essas +5 vagas mas sem sucesso.

Tem a ver com as -5 do IST?
Consegues dizer-me onde posso consultar essa informação, sff.

Agradeço a tua ajuda!
Enquanto que as instituições de Lisboa e do Porto tiveram de cortar 5% das vagas as restantes podiam aumentar até 5%. A distribuição interna desses cortes/aumentos nos vários cursos ficou ao critério das instituições.

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Enquanto que as instituições de Lisboa e do Porto tiveram de cortar 5% das vagas as restantes podiam aumentar até 5%. A distribuição interna desses cortes/aumentos nos vários cursos ficou ao critério das instituições.
OK, @davis, muito obrigado. Já estou a ter uma "ideia do processo"...

• Like
Reactions: davis

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico