Engenharia Aeroespacial vs Engenharia Mecânica

username123

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2024
Curso
Ciências e tecnologias
Olá a todos, terminei o secundário, e, como muita gente, ainda estou um pouco indecisa em que curso vou pôr como primeira opção.
Durante muito tempo pensei em ir para engenharia mecânica, contudo ultimamente ando a considerar engenharia aeroespacial devido ao facto de ter mecânica + eletrotécnica (que é uma área que eu também acho interessante, por causa da robótica).

No entanto, a minha dúvida está em não saber bem o que eu gosto. Gosto do espaço, sim, mas não sei se me imagino a trabalhar nessa área futuramente (para ser sincera não me imagino a trabalhar em nada em concreto, e ao mesmo tempo imagino-me a trabalhar em tudo - por isso a minha indecisão)

Tenho medo da engenheira aeroespacial ser muito específica, por causa dos aviões e das naves, e tenho medo de não gostar.
Até porque de mestrado, o de aero não me interessa, mas do de sistemas de mecânica sim.

Mas na licenciatura também já vi que a aero está muito melhor na parte de electro e de programação do que mecânica, por isso não sei...

Já pensei em tirar licenciatura em aero e mestrado em mecânica, mas não sei se é estúpido ir para aero sendo que não sei se gosto de aviões e coisas assim

(Também não ajuda haver muitos licenciados em mecânica e poucos em aero, o que as pessoas dizem que dá a aero uma importância diferente, e até salários mais altos que mecânica).

Alguém tem conselhos?

Olá a todos, terminei o secundário, e, como muita gente, ainda estou um pouco indecisa em que curso vou pôr como primeira opção.
Durante muito tempo pensei em ir para engenharia mecânica, contudo ultimamente ando a considerar engenharia aeroespacial devido ao facto de ter mecânica + eletrotécnica (que é uma área que eu também acho interessante, por causa da robótica).

No entanto, a minha dúvida está em não saber bem o que eu gosto. Gosto do espaço, sim, mas não sei se me imagino a trabalhar nessa área futuramente (para ser sincera não me imagino a trabalhar em nada em concreto, e ao mesmo tempo imagino-me a trabalhar em tudo - por isso a minha indecisão)

Tenho medo da engenheira aeroespacial ser muito específica, por causa dos aviões e das naves, e tenho medo de não gostar.
Até porque de mestrado, o de aero não me interessa, mas do de sistemas de mecânica sim.

Mas na licenciatura também já vi que a aero está muito melhor na parte de electro e de programação do que mecânica, por isso não sei...

Já pensei em tirar licenciatura em aero e mestrado em mecânica, mas não sei se é estúpido ir para aero sendo que não sei se gosto de aviões e coisas assim

(Também não ajuda haver muitos licenciados em mecânica e poucos em aero, o que as pessoas dizem que dá a aero uma importância diferente, e até salários mais altos que mecânica).

Alguém tem conselhos?
Olá @username123
A decisão final só podes tu tomar, mas deixo-te só algumas ideias:
- Se queres uma licenciatura mais focada em mecânica, opta por engenharia mecânica.
- Se queres uma licenciatura com uma forte base mecânica, mas que vai buscar base a várias áreas da engenharia como electrotécnica, materiais e informática tens engenharia aeroespacial.
- Percebo o teu receio em veres aeroespacial como um curso muito específico, mas tem em conta que na licenciatura vais focar mais nas bases da engenharia do que propriamente a ter muitas cadeiras a falar de aviões e foguetões. Vais lá mais no mestrado. Isto é válido também para a licenciatura em eng. mecânica.
- Não vejo problema nenhum em teres uma licenciatura em engenharia aeroespacial e mestrado em mecânica (e o contrário igual).
- Efetivamente há menos alunos de engenharia aeroespacial, mas é um curso em expansão, quer no número de vagas nas faculdades que já o têm, quer em novas faculdades (olá, FEUP).
- O salário que vais ter não vai ser necessariamente mais elevado por teres formação em engenharia aeroespacial ou em engenharia mecânica, mas sim no tipo de função que acabares por ter após o curso, no tipo de indústria e no país em que decidires trabalhar. Muitas das funções poderás concorrer com qualquer uma das 2 formações.

Última edição:
Boas, venho dar a minha perspetiva, indo para o 3º ano de engenharia aeroespacial em aveiro

Entre engenharia aeroespacial e mecânica, acaba por haver muitas bases em comum. todas as cadeiras principais de mecânica (desenho técnico, modelação 3d, mecânica dos sólidos/fluidos, ondas, mecânica aplicada, termodinâmica, transferência de calor) tens também em aero, enquanto outras cadeiras talvez mais específicas a mecânica são substituidas por cadeiras de eletrónica (arquitetura de computadores, análise de circuitos, sistemas embutidos...) e também de materiais.

Quanto a não gostar de espaço/aviões, diria que na licenciatura não precisas de te preocupar. pessoalmente nos 2 primeiros anos de licenciatura não tive 1 cadeira em que falasse especificamente de aviões/foguetes/o que quer que seja. as únicas experiências que tive foram nas cadeiras de introdução a engenharia aeroespacial, em que falamos no geral de um cubesat (pequeno satélite em cubo), mas é apenas uma cadeira introdutória e motivacional; tive também um projeto numa cadeira de modelação 3d que envolvia um projeto qualquer da nasa mas nada de muito específico, e a cadeira em si focava-se mais em modelação/simulação/técnicas de fabrico no geral, do que propriamente de aviões ou foguetes ou algo assim específico.

basicamente aero é engenharia mecânica com um bocadinho menos de mecânica que é substituída por eletrónica, telecomunicações e engenharia de materiais. Quanto a mestrado, acho que é relativamente tranquilo fazeres mestrado numa área diferente; pessoalmente estou a pensar seguir o menor do meu curso ligado à eletrónica, fazer 1/2 cadeiras por fora e seguir mestrado na área da engenharia eletrónica

se decidires ir para engenharia aeroespacial em aveiro especificamente, ou outra engenharia aqui, pergunta qualquer dúvida!

• Like
Reactions: username123