Engenharia aeroespacial vs formação na TAP(por exemplo)

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Rodrigo2324

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Boa noite. Eu queria escolher um curso relacionado com reparação de aviões mas não sei bem que curso devia escolher. Devia ir para um curso de formação numa empresa como a TAP ou a Sevenair? Ou devia seguir um curso universitário como engenharia aeroespacial/aeronáutica/mecânica?
 
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davis

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Olá @Rodrigo2324
Boa noite. Eu queria escolher um curso relacionado com reparação de aviões mas não sei bem que curso devia escolher. Devia ir para um curso de formação numa empresa como a TAP ou a Sevenair? Ou devia seguir um curso universitário como engenharia aeroespacial/aeronáutica/mecânica?
Nenhum curso universitário está focado na reparação de aviões. Poderias ir para engenharia aeroespacial/aeronática, mas não ias aprender diretamente a reparar nada num avião. Aliás, pelo menos no Técnico, e no que depender das aulas, nunca tens contacto directo com um avião real. Da mesma forma que para reparar carros o melhor curso não será engenharia mecânica. Se queres mesmo por as mãos na massa o melhor será optares por um curso mais técnico.
 

Kensington

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Quando considerares cursos que te habilitem para Técnico de Manutenção de Aeronaves deves ter a certeza de que são certificados pela ANAC.
Por norma, a TAP abre o curso de formação básica TMA somente para a categoria A1 ( Aviões a turbina). Ainda sobre a TAP, os concursos para admissão no curso abrem com frequência não determinada em cada ano e, além de poucas vagas disponíveis é preciso ter "sorte" para seres selecionado para o exame, dados os critérios de seleção não serem super definidos (são um bocado vagos). Imaginando que até és selecionado para o curso, e embora não o tenhas de pagar, ficas obrigado a dar à TAP cerca de 2 anos de trabalho. (Aconselho-te seriamente a verificares esta informação, porque li num fórum e não tenho a certeza).
Depois tens a questão da progressão de carreira: teres a categoria A1 pode ser limitador, sendo que as ofertas de estágio costumam direcionar-se para portadores da certificação B1 ou B2.
Se, por outro lado, optares por pagar um curso de TAM, informa-te sobre valores, dado serem cursos capazes de chegar a 7 mil €, por serem tão técnicos e de nicho.
Consulta também tabelas salariais de um TAM por escalões e verifica se a formação técnica de um curso destes te é reconhecida internacionalmente, devido à legislação.
 

Rodrigo2324

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Olá @Rodrigo2324

Nenhum curso universitário está focado na reparação de aviões. Poderias ir para engenharia aeroespacial/aeronática, mas não ias aprender diretamente a reparar nada num avião. Aliás, pelo menos no Técnico, e no que depender das aulas, nunca tens contacto directo com um avião real. Da mesma forma que para reparar carros o melhor curso não será engenharia mecânica. Se queres mesmo por as mãos na massa o melhor será optares por um curso mais técnico.
Obrigado pela tua opinião @davis . Já agora, se eu quisesse ir para um curso na TAP, como preenchia a matrícula do acesso ao ensino superior ou não preciso? Por curiosidade, engenharia aeroespacial é mais relacionado com que saídas profissionais?
Mensagem fundida automaticamente:

Quando considerares cursos que te habilitem para Técnico de Manutenção de Aeronaves deves ter a certeza de que são certificados pela ANAC.
Por norma, a TAP abre o curso de formação básica TMA somente para a categoria A1 ( Aviões a turbina). Ainda sobre a TAP, os concursos para admissão no curso abrem com frequência não determinada em cada ano e, além de poucas vagas disponíveis é preciso ter "sorte" para seres selecionado para o exame, dados os critérios de seleção não serem super definidos (são um bocado vagos). Imaginando que até és selecionado para o curso, e embora não o tenhas de pagar, ficas obrigado a dar à TAP cerca de 2 anos de trabalho. (Aconselho-te seriamente a verificares esta informação, porque li num fórum e não tenho a certeza).
Depois tens a questão da progressão de carreira: teres a categoria A1 pode ser limitador, sendo que as ofertas de estágio costumam direcionar-se para portadores da certificação B1 ou B2.
Se, por outro lado, optares por pagar um curso de TAM, informa-te sobre valores, dado serem cursos capazes de chegar a 7 mil €, por serem tão técnicos e de nicho.
Consulta também tabelas salariais de um TAM por escalões e verifica se a formação técnica de um curso destes te é reconhecida internacionalmente, devido à legislação.
Obrigado @Kensington. Sabes qual a preferência de vagas se quisesse, por exemplo, ingressar na TAP? Deve ser pelas notas do secundário, certo?
 

davis

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Obrigado pela tua opinião @davis . Já agora, se eu quisesse ir para um curso na TAP, como preenchia a matrícula do acesso ao ensino superior ou não preciso? Por curiosidade, engenharia aeroespacial é mais relacionado com que saídas profissionais?
Nesse caso não farias a candidatura ao ensino superior. Só o fazes no concurso nacional para cursos superiores em universidades públicas. Noutros casos fazes as inscrições junto da instituição em causa.

Retirado do site do Técnico, que já dá para ficares com uma ideia:

O Engenheiro Aeroespacial é o profissional responsável por projetar, analisar, construir e testar sistemas aeroespaciais, tais como foguetes, satélites e aeronaves. Atualmente, existem Engenheiros com esta especialidade trabalhar nas maiores empresas e instituições aeronáuticas nacionais (OGMA/Embraer, TAP, FAP, NAV, INAC, CEiiA, entre outras) e europeias (Airbus, Aerospatiale, British Aerospace, Daimler-Chrysler, Rolls-Royce, Snecma, Astrium, Cern, Esa, Eurocontrol, entre outras).

O curso permite ainda a possibilidade de trabalhar em áreas diferentes como:
  • Investigação científica e desenvolvimento (I&D);
  • Controlo de qualidade;
  • Consultoria, liderança, chefia, gestão;
  • Formação profissional e ensino;
  • Comercialização de produtos, equipamentos e processos.
 

Kensington

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Obrigado @Kensington. Sabes qual a preferência de vagas se quisesse, por exemplo, ingressar na TAP? Deve ser pelas notas do secundário, certo?
O regulamento para o concurso de TAM na categoria A1 costuma indicar que é dirigido a pessoas que tenham concluído o secundário em ciências e tecnologias ou que tenham frequentado cursos técnico-profissionais, portanto, diria que ao currículo vitae deve ser anexado o certificado de habilitações, sendo que a triagem deve ser feita com base nas notas de secundário.
 

Rodrigo2324

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Nesse caso não farias a candidatura ao ensino superior. Só o fazes no concurso nacional para cursos superiores em universidades públicas. Noutros casos fazes as inscrições junto da instituição em causa.

Retirado do site do Técnico, que já dá para ficares com uma ideia:

O Engenheiro Aeroespacial é o profissional responsável por projetar, analisar, construir e testar sistemas aeroespaciais, tais como foguetes, satélites e aeronaves. Atualmente, existem Engenheiros com esta especialidade trabalhar nas maiores empresas e instituições aeronáuticas nacionais (OGMA/Embraer, TAP, FAP, NAV, INAC, CEiiA, entre outras) e europeias (Airbus, Aerospatiale, British Aerospace, Daimler-Chrysler, Rolls-Royce, Snecma, Astrium, Cern, Esa, Eurocontrol, entre outras).

O curso permite ainda a possibilidade de trabalhar em áreas diferentes como:
  • Investigação científica e desenvolvimento (I&D);
  • Controlo de qualidade;
  • Consultoria, liderança, chefia, gestão;
  • Formação profissional e ensino;
  • Comercialização de produtos, equipamentos e processos.
Eu como ainda estou a ponderar o que vou seguir, posso candidatar me ao ensino superior e na TAP ao mesmo tempo? E depois escolho o que eu preferir, certo?
Mensagem fundida automaticamente:

O regulamento para o concurso de TAM na categoria A1 costuma indicar que é dirigido a pessoas que tenham concluído o secundário em ciências e tecnologias ou que tenham frequentado cursos técnico-profissionais, portanto, diria que ao currículo vitae deve ser anexado o certificado de habilitações, sendo que a triagem deve ser feita com base nas notas de secundário.
Obrigado @Kensington.
 

davis

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Eu como ainda estou a ponderar o que vou seguir, posso candidatar me ao ensino superior e na TAP ao mesmo tempo? E depois escolho o que eu preferir, certo?
Podes, sim.
 
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