Engenharia Aeroespacial

Mario

Membro
Matrícula
24 Junho 2015
Antes de mais, boa noite.

Acabei o secundário. Estava indeciso entre Eng. Mecânica ou Eletrotécnica até que vi o curso de Engenharia Aerospacial no IST.

O meu sonho foi sempre ser piloto comercial, mas devido a problemas de saúde e a falta de dinheiro isso já não
é possível.
Escolho Aeroespacial no IST, Mecânica na FEUP ou Eletrotécnica na FEUP.

O principal problema é:
-Não sei como é o curso no IST
-O meu pai recusa-se a pagar alimentação, residência e propinas na capital. Diz que é muito caro (sou do Porto).

• Like
Reactions: AeroMarques
Boas,
Penso que tens de ser mais especifico nas informações que pretendes.

Pelo que tenho ouvido dizer da FEUP é o mesmo tipo de ensino do IST, ou seja, um ensino muito teórico e complicado, mas que te prepara muito bem para o mercado de trabalho. Entre as duas, acho que são equivalentes a nível de ensino e visibilidade externa.

Em relação a Engenharia Aeroespacial, é um curso com cadeiras de electrotécnica (electrónica), de mecânica e cadeiras próprias (Espaço). O curso tem 5 anos, sendo que os últimos 2 anos são mestrado e podes escolher 3 áreas: Aeronaves, Aviónica e Espaço.
Poderás ver o plano de estudos completo no site do IST

Saidas profissionais, por exemplo...

Como já deves saber, o curso é bastante interdisciplinado visto que temos formação em pelo menos 2 áreas complementares de engenharia, o que abre muitos horizontes a nível profissional. Dependendo da tua escolha de mestrado (Aeronaves, Aviónica ou Espaço) vais certamente conseguir trabalho em empresas do ramo (a nível nacional e internacional, nas primeiras duas, e essencialmente a nível internacional na última). Tens é que ter em mente que Aeroespacial é um curso bastante teórico e matemático, pelo que aconselho que vás sempre ver o dia aberto do IST para teres uma visão mais ampla dos cursos em concreto.

P3rsonalidade do ano 2015 – Engº Aeroespacial Nuno Silva em votação até 4 de Janeiro [2ª feira]

Caros/as Aeros,
Alunos actuais ou Futuros candidatos,
com as festas e os tempos agitados que vivemos, é natural que esta votação
passe despercebida e é essa uma das razões desta mensagem.

Link para a Votação
Nomes do lado esquerdo - é só escolher o nome e clicar em “Votar”
P3rsonalidade do ano 2015 | P3

No entanto, a principal razão para esta mensagem é a minha admiração pelo talento, humildade e LUTA do Nuno desde que entrou no curso de Aeroespacial em 1996, o que tem conseguido, muitas vezes sozinho, é a meu ver motivo de orgulho COLECTIVO para TODOS Aeronáuticos e Aeroespaciais de Portugal.

Espero que participem nesta votação de forma CONSCIENTE e por isso deixo aqui alguns links que documentam de forma simples o seu trajecto mais recente:

Revista Aeroespacial de 2012 (páginas 14 a 16)
http://s3a.ist.utl.pt/~s3a.daemon/images/pdf/Revista_Aero_4.pdf

Público de 2014
Marte aqui na Terra

Excelência Portugal em 2015
De Portugal para o Mundo. Do Mundo para Marte.

Desejo um 2016 com responsabilidade pessoal e
prosperidade colectiva.
Boas Festas!
Joaquim.

Olá @Francisco Fernandes
É assim tao difícil como dizem?
É sempre uma pergunta relativa, já que ninguém fez os cursos superiores todos para comparar e o que é difícil para uma pessoa pode não ser para outra. Devaneios à parte, diria que é um curso bastante trabalhoso e exigente, em que é normal um choque inicial, mais não seja porque tipicamente tanto tu como os teus colegas pertenciam aos melhores alunos das suas respectivas escolas, o que não acontecerá durante o curso para boa parte dos alunos...

Boa tarde
Eu tou a acabar o secundário e gostaria de entrar em engenharia aerospacial no IST... mas tenho dúvida num tópico
-Dificuldade do curso
É assim tao difícil como dizem?

Difícil não digo, se entraste em Aeroespacial é porque tens competência para o fazer. O curso é sim MUITO trabalhoso, exige muito de ti, quando entrares vais sentir uma diferença brutal do secundário porque a própria faculdade em si exige muito dos alunos. Mas se fores disciplinado no estudo, com moderação, e levares o curso com naturalidade e pés no chão consegues passar as cadeiras. Não vás é com altas expectativas de teres ótimas notas (o que pode sim acontecer até porque muitos dos meus colegas conseuem classificações excelentes) porque provavelmente isso pode abalar caso não venhas a ter. O segredo é gostares do curso em si, o resto aguenta-se!

Boa sorte para o concurso esse ano!

Olá @Francisco Fernandes,

Sugiro esta página:
Um Aero também chora

De forma breve, penso que a dificuldade actual do curso não é um factor
decisivo na alteração da sua escolha. Outros aspectos podemos falar por pm.

Boa sorte!

Boa tarde.
Este ano ir.me ei candidatar a engenharia aeroespacial no ist (penso que consigo entrar - nota de candidatura de 191.9 e ainda à espera de reaprecição a português) e gostava de saber se alguém me conseguiria disponibilizar livros ou outros recursos teóricos das cadeiras do primeiro semestre, uma vez que gostava de dar uma vista de olhos principalmente às de cáculo, álgebra e química. Muito obrigado :)

Boa tarde.
Este ano ir.me ei candidatar a engenharia aeroespacial no ist (penso que consigo entrar - nota de candidatura de 191.9 e ainda à espera de reaprecição a português) e gostava de saber se alguém me conseguiria disponibilizar livros ou outros recursos teóricos das cadeiras do primeiro semestre, uma vez que gostava de dar uma vista de olhos principalmente às de cáculo, álgebra e química. Muito obrigado :)

@Filipe T. ,
muitos parabéns pela nota de acesso.

Bem-vindo ao curso!
Passa pelo FB no Núcleo de Estudantes:
AeroTéc | Facebook

Sem perda que algum aluno actual te possa ajudar
em cadeiras que mudam mais, eu terei muito gosto
em orientar-te um pouco nesta fase, uma vez que fui
docente no Técnico, no Departamento de Matemática,
entre 1997 e 2007.

Depois do dia 22 de Julho, podemos falar por mensagem,
ou caso querias aparecer no Técnico.
Joaquim Guerreiro Marques

@Filipe T. ,

Bem-vindo ao curso!
AeroTéc | Facebook

Sem perda que algum aluno actual te possa ajudar
em cadeiras que mudam mais, eu terei muito gosto
em orientar-te um pouco nesta fase, uma vez que fui
docente no Técnico, no Departamento de Matemática,
entre 1997 e 2007.

Depois do dia 22 de Julho, podemos falar por mensagem,
ou caso querias aparecer no Técnico.
Joaquim
Mto obrigado! :)
sou capaz de passar pelo técnico por volta dessa data, pois tenciono imprimir umas coisas relativas a cadeiras do primeiro semestre num sitio onde já me disseram q as fotocópias são baratas ;)
teria mto gosto que me falasses sobre o curso. já falei igualmente com pessoas q o frequentaram ou frequentam, mas uma outra opinião é sempre bem.vinda. Mais uma vez obrigado.

Boa tarde!
Este ano teciono candidatar-me a este curso no IST. A minha nota de candidatura será 192.5. Acham suficiente para entrar? Será que posso ficar descansado? Obrigado!

@Hugo Lopes,

Bem-vindo ao curso!
AeroTéc | Facebook

Descansado em relação ao acesso, sem dúvidas.
E já tens ai nestas mensagens vários colegas.
Podem começar a preparar-se para as praxes :)

Bom descanso.
JGM

• Like
Reactions: Hugo Lopes
Para quem é de Engenharia Aeroespacial ou de Astrofísica, acham mais acertado escolher Engenharia Aeroespacial ou Física (Ramo da Astronomia e Astrofísica) para uma pessoa que seja apaixonada pela TEORIA do Universo e por cálculos/física? Pergunto isto porque apesar de uma das minhas opções ser Medicina, sou apaixonadíssima por Astrofísica mas temo que o curso de Engenharia Aeroespacial seja todo direccionado para cálculo e pouco ou nada para a teoria, uma vez que se trata de Engenharia...

• Like
Boa tarde, ainda estou no 11º e estou indecisa entre bioengenharia, engenharia biomédica e engenharia mecânica. Cheguei a ponderar engenharia aeroespacial, mas sou bem do norte (Viana do Castelo) e a distância seria enorme e penso que não se justifica com as boas universidades que existem mais perto. Apesar de gostar mais de física e química que de biologia e geologia, gosto bastante das duas e sinto-me receosa em abdicar completamente da biologia. Por um lado agrada-me o facto de enveredar por um caminho mais ligado à área da saúde (apesar de não se muito dada a ambientes hospitalares), mas por outro quando vejo o plano de estudos de engenharia mecânica parece-me igualmente apelativo. No entanto, sendo a engenharia mecânica um curso tão diversificado, gostaria de saber um pouco mais, especialmente sobre as suas saídas profissionais. Seria possível um engenheiro mecânico trabalhar na área da aviação, por exemplo? Além disso, relativamente ao plano de estudos de engenharia mecânica na FEUP e na UM encontro algumas diferenças, são significativas, ou, no final, representa tudo a mesma coisa?
Obrigada :)

• Like