Engenharia Aeroespacial

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Boa tarde, ainda estou no 11º e estou indecisa entre bioengenharia, engenharia biomédica e engenharia mecânica. Cheguei a ponderar engenharia aeroespacial, mas sou bem do norte (Viana do Castelo) e a distância seria enorme e penso que não se justifica com as boas universidades que existem mais perto. Apesar de gostar mais de física e química que de biologia e geologia, gosto bastante das duas e sinto-me receosa em abdicar completamente da biologia. Por um lado agrada-me o facto de enveredar por um caminho mais ligado à área da saúde (apesar de não se muito dada a ambientes hospitalares), mas por outro quando vejo o plano de estudos de engenharia mecânica parece-me igualmente apelativo. No entanto, sendo a engenharia mecânica um curso tão diversificado, gostaria de saber um pouco mais, especialmente sobre as suas saídas profissionais. Seria possível um engenheiro mecânico trabalhar na área da aviação, por exemplo? Além disso, relativamente ao plano de estudos de engenharia mecânica na FEUP e na UM encontro algumas diferenças, são significativas, ou, no final, representa tudo a mesma coisa?
Obrigada :)
Digo.te apenas que se realmente não estás interessada pela área de aeronáutica e aviónica não escolhas aeroespacial, aliás descarta essa opção totalmente. Acho que, sendo que o curso de aeroespacial só há no IST, para quem realmente gosta da área, não interessa o distrito do país onde vives (uma vez que o esforço financeiro compensaria). O resto não sou propriamente a melhor pessoa para te responder, nem o melhor tópico para perguntares, mas espero que tenha ajudado alguma coisa. :tearsofjoy:

• Like
Reactions: AeroMarques

Mister

Membro
Matrícula
18 Junho 2016
Boas :)
Acabei este ano o secundário e ainda não decidi bem o meu futuro. A única coisa que sei é que quero estudar uma engenharia, provavelmente aeroespacial ou mecânica.
No último mês tenho passado muito do meu tempo no fórum da uniarea à procura de informação sobre estas engenharias e tenho lido muitas vezes que um engenheiro aeroespacial está apto a desempenhar funções de engenheiro mecânico, engenheiro eletrónico e engenheiro aeroespacial. Sendo assim, qual é a vantagem em estudar engenharia mecânica (se existe) ?

• Like

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Boas :)
Acabei este ano o secundário e ainda não decidi bem o meu futuro. A única coisa que sei é que quero estudar uma engenharia, provavelmente aeroespacial ou mecânica.
No último mês tenho passado muito do meu tempo no fórum da uniarea à procura de informação sobre estas engenharias e tenho lido muitas vezes que um engenheiro aeroespacial está apto a desempenhar funções de engenheiro mecânico, engenheiro eletrónico e engenheiro aeroespacial. Sendo assim, qual é a vantagem em estudar engenharia mecânica (se existe) ?
Uma vantagem de estudar eng. mecância é o enorme leque de temas em que te podes especializar, desde processos de fabrico de materiais sólidos, a controlo de sistemas, a termodinâmica e climatização, prodjecto de peças, etc.. O curso de mecânica é muito mais virado para processos industriais do que o de aeroespacial. Mas lá está, a componente de eng. electrotécnica nunca é tão grande como pode ser em aeroespacial (eu estou-me a referir aos cursos do IST).

Ted

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2016
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST
Caros amigos.
Será possível após a licenciatura em Matemática Aplicada à Computação tirar mestrado em Aero? É que sinceramente interessam-me ambos os cursos por diferentes razões e penso que se isto fosse possível seria a situação ideal.

• Like

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Caros amigos.
Será possível após a licenciatura em Matemática Aplicada à Computação tirar mestrado em Aero? É que sinceramente interessam-me ambos os cursos por diferentes razões e penso que se isto fosse possível seria a situação ideal.
Não sei se é possível, mas ao contrário (licenciatura em eng. aeroespacial e mestrado em matemática) é possível. Se for no IST nem tens de te candidatar a matemática, podes simplesmente entrar (qualquer aluno que faça o 1º ciclo de engenharia no IST tem ingresso directo no mestrado em Matemática e Aplicações (até agora tem sido sempre assim).

• Like
Reactions: Ted

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Não sei se é possível, mas ao contrário (licenciatura em eng. aeroespacial e mestrado em matemática) é possível. Se for no IST nem tens de te candidatar a matemática, podes simplesmente entrar (qualquer aluno que faça o 1º ciclo de engenharia no IST tem ingresso directo no mestrado em Matemática e Aplicações (até agora tem sido sempre assim).
Não estou a duvidar de ti, de forma alguma. Mas isto parece-me francamente bizarro.

• Like
Reactions: Ted

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Caros amigos.
Olá @Ted,
Ántes de mais é muito natural essa dúvida com muitos casos exemplares conhecidos.

É possível como foi explicado pelo @davis.
Tens que fazer algumas UC´s do 1º ciclo de Aero, que são impostas pela Coordenação do curso
e concorrer a um número limitado de vagas.

Boa sorte.
JGM

• Like
Reactions: davis and Ted

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Não estou a duvidar de ti, de forma alguma. Mas isto parece-me francamente bizarro.
Bizarro ou não, é mesmo assim, no site das FAQ do IST (Perguntas Frequentes) tem isto:
"Sou finalista do 1.º ciclo de um curso de licenciatura (ou mestrado integrado) no Técnico. Em que condições a mudança para outro 2.º ciclo diferente é automática?
  • É sempre possível mudar de curso e prosseguir estudos noutra área após completar o 1.º ciclo desde que esteja garantida a coerência científica entre os dois cursos do Técnico. Esta coerência verifica-se sempre que as competências de formação do 1.º ciclo respeitem as necessidades de formação para ingresso no 2.º ciclo. Atabela de coerência científica entre cursos do Técnico185.5KB mostra-lhe em que situações a mudança para um 2.º ciclo diferente é automática."

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Bizarro ou não, é mesmo assim, no site das FAQ do IST (Perguntas Frequentes) tem isto:
"Sou finalista do 1.º ciclo de um curso de licenciatura (ou mestrado integrado) no Técnico. Em que condições a mudança para outro 2.º ciclo diferente é automática?
  • É sempre possível mudar de curso e prosseguir estudos noutra área após completar o 1.º ciclo desde que esteja garantida a coerência científica entre os dois cursos do Técnico. Esta coerência verifica-se sempre que as competências de formação do 1.º ciclo respeitem as necessidades de formação para ingresso no 2.º ciclo. Atabela de coerência científica entre cursos do Técnico185.5KB mostra-lhe em que situações a mudança para um 2.º ciclo diferente é automática."
Sim, não estava a duvidar, como disse. A razão pela qual acho estranho é porque, à partida, não acharia que um curso de engenharia tivesse "coerência científica" com um mestrado em Matemática. Por exemplo, a formação matemática dos primeiros três anos de Engenharia Aeroespacial (corrige-me se estiver enganado) não vai muito para além de Análise Real básica, Álgebra Linear, Análise Complexa elementar, alguma coisa de Equações Diferenciais e alguma coisa de Probabilidade e Estatística. Não há Topologia, não há Álgebra para além da Álgebra Linear, não há Geometria...

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Sim, não estava a duvidar, como disse. A razão pela qual acho estranho é porque, à partida, não acharia que um curso de engenharia tivesse "coerência científica" com um mestrado em Matemática. Por exemplo, a formação matemática dos primeiros três anos de Engenharia Aeroespacial (corrige-me se estiver enganado) não vai muito para além de Análise Real básica, Álgebra Linear, Análise Complexa elementar, alguma coisa de Equações Diferenciais e alguma coisa de Probabilidade e Estatística. Não há Topologia, não há Álgebra para além da Álgebra Linear, não há Geometria...
É mais ou menos isso. A formação de matemática é igual na generalidade dos cursos de engenharia do IST. Para além desses tópicos, também demos qualquer coisa de topologia em cálculo II e análise em R^n.
O mestrado em matemática do IST tem também a opção de fazer disciplinas do 1º ciclo de matemática e de escolher muitas disciplinas opcionais. Deve ser por isso que consideram haver "coerência científica".

Mariana Sobral

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Curso
Eng. Química
Instituição
FCT - UCoimbra
Olá!
Com uma licenciatura em Ciências da Engenharia Aeroespacial é possível concorrer para um Mestrado Integrado (IST) em Engenharia Aeroespacial?

• Like

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Olá!
Com uma licenciatura em Ciências da Engenharia Aeroespacial é possível concorrer para um Mestrado Integrado (IST) em Engenharia Aeroespacial?
Olá @Mariana Sobral,
Com uma licenciatura qualquer (i.e. 1º ciclo, 3 anos) é possível concorrer
quer para o MIEAero (5 anos) ou apenas para o Mestrado (2º ciclo, 2 anos).
São concursos diferentes. Vagas diferentes.

É uma questão de se ponderar o mais ajustado à candidatura em causa.

DFonseca

Single and ready to mingle 😏
Matrícula
10 Abril 2017
Boa noite a todos,

Acabei de me registar neste fórum porque verifiquei que se trata de um fórum com conteúdos muito interessantes para quem está a acabar o 12º ano e a pensar no ensino superior como eu.

Passando ao tema central, sou um aluno, como tinha dito, do 12º ano que adora ciência em geral mas que tem aquele ''crush'' por física e matemática. A minha média deve permitir-me, em princípio, entrar em qualquer curso que eu queira o que por um lado é bom e por outro lado é mau porque o aumento de opções leva inevitavelmente ao aumento da indecisão. É isso que me aconteceu. Até há bem pouco tempo estava inclinado para Física ou Engenharia Física na Universidade do Minho (sou de Braga) mas verifiquei que ambos os cursos podem não ter a empregabilidade que eu desejaria. Assim, comecei a minha pesquisa e deparei com Engenharia Aeroespacial. Fiquei logo interessado pelo nome, ''Aeroespacial'', até porque desde pequenino tive o sonho de trabalhar na NASA (grande sonho, hein!). Porém, para além da grande distância até ao único local que possui este curso (IST, Lisboa), temo que não seja o curso que seja mais adequado para mim, sendo que isto só poderei dizer experimentando-o, obviamente. Dito isto, gostando eu muito de física, matemática e, digamos, ''atraído'' pela parte aeroespacial, será esta a melhor opção? A empregabilidade é, como parece parecer no site do IST, assim tão alta? Em Portugal, as empresas procuram os engenheiros aeroespaciais e dão-lhes uma remuneração apreciável para esta área?

Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @DFonseca
Dito isto, gostando eu muito de física, matemática e, digamos, ''atraído'' pela parte aeroespacial, será esta a melhor opção?
É uma boa opção, sim. Nem todos os alunos do curso são super interessados e vidrados na área aeronáutica/espacial, muito pelo contrário. O perfil de aluno que descreves é muito comum no curso. Até porque muitos acabam por trabalhar em coisas fora da área depois.
A empregabilidade é, como parece parecer no site do IST, assim tão alta?
A empregabilidade, por agora, é boa, sim.
Em Portugal, as empresas procuram os engenheiros aeroespaciais e dão-lhes uma remuneração apreciável para esta área?
Não sei o que entendes por "remuneração apreciável", mas comparando com outras engenharias e outros cursos, sim, ainda se verifica. Claro que se quiseres ir para determinados valores só indo para o estrangeiro.

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Obrigado pelas respostas.

Olá @DFonseca,
é uma àrea que fazes bem em considerar.

Há muita actividade a crescer mesmo em Portugal
que naturalmente tem o seu lado económico e financeiro.

Por agora sugiro que vejas:
1 - Uma revista do Técnico dedicada ao Espaço.
Valores Próprios 2016-012

2 - O que foi falado por exemplo aqui:
Engenharia Aeroespacial vs Engenharia Aeronáutica

3 - Há por aqui vários alunos e ex-alunos (como eu),
podes enviar uma mensagem privada com uma questão
mais concreta.

4 - Uma página com alguns assuntos relacionados com
a consideração desta área como base de um 1º ciclo de estudos superiores:
Quero Estudar Engª Aeronáutica e/ou Engª Aeroespacial

5 - Passes pela Página do Núcleo de Estudantes:
AeroTéc

6 - Dá uma vista de olhos na sua última Revista:
Revista Aeroespacial 9a Edição

Boa sorte!
JGM

Última edição:

Engenheiro_SMI

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2017
Boas, tenho uma dúvida relativamente às cadeiras de 4 e 5 ano do Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial ramo de Aviónica.
Alguém do curso pode-me colocar aqui as cadeiras mandatórias e opcionais deste ramo para o 7, 8 e 9 semestre por favor.
No site a informação está muito confusa: FenixEdu™

Cumprimentos, João Barbosa

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Engenheiro_SMI
Boas, tenho uma dúvida relativamente às cadeiras de 4 e 5 ano do Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial ramo de Aviónica.
Alguém do curso pode-me colocar aqui as cadeiras mandatórias e opcionais deste ramo para o 7, 8 e 9 semestre por favor.
No site a informação está muito confusa: FenixEdu™

Cumprimentos, João Barbosa
Esquece lá essa página, vê antes este documento:

Attachments