Engenharia Aeroespacial

C. Lemos

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2017
Bom dia! Eu tenho imensas perguntas!
Sempre foi o meu sonho trabalhar em algo direcionado para o espaço (como satélites e naves para ir para a lua, aviões etc) e eu gostaria muito de trabalhar em agências como a ESA ou a NASA( extremamente impossível eu sei xd). O curso de aeroespacial parece ser o único que realmente me permite fazer isso, é verdade?
O problema é que sou do norte por isso ir para Lisboa não é propriamente fácil porque depois a minha familia pergunta-me se compensará o esforço e se irei trabalhar naquilo que realmente gosto. Por isso ,digam-me isto totalmente imparciais xd, mas poderei mesmo fazer aquilo que gosto em aeroespacial? Não ficarei desiludida e acabar por ir trabalhar em algo que não gosto? Eu nem estou a pensar em trabalhar em Portugal a minha ideia sempre foi ir para fora por isso Portugal não é para mim infelizmente xd mas como está a empregabilidade lá fora?
Ainda estou no 11ºano por isso ainda não sei nada dos exames só daqui a uns meses xd Talvez com os vossos esclarecimentos eu acabo por perceber que afinal aeroespacial dá para fazer o que quero. Mas e se a minha média não for suficiente? Apesar de me dizerem que eu entro, para eu não stressar que não vale a pena, mas e se não conseguir? Posso ir para outro curso como aeronautica na UBI ou Eng.Mecanica na FEUP e depois tentar concorrer para aeroespacial?
A minha vida é feita de "ses" xd
Obrigada por lerem e desculpem lá mas é tão difícil tomar estas decisões quando não conhecemos ninguém para nos dar informações.

• Like
Reactions: AeroMarques

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @C. Lemos
Sempre foi o meu sonho trabalhar em algo direcionado para o espaço (como satélites e naves para ir para a lua, aviões etc) e eu gostaria muito de trabalhar em agências como a ESA ou a NASA( extremamente impossível eu sei xd).
Nem por isso:
“Vocês podem chegar onde quiserem chegar”
ESA ainda é mais comum, dado a existência de programas de estágio como este que já abriram as portas a vários alunos do IST:
FCT — Cooperação internacional — Bolsas
O curso de aeroespacial parece ser o único que realmente me permite fazer isso, é verdade?
Nem por isso. Um engenheiro electrotécnico/mecânico/materiais/etc. pode também lá chegar, tudo depende do que é que queres fazer.
O problema é que sou do norte por isso ir para Lisboa não é propriamente fácil porque depois a minha familia pergunta-me se compensará o esforço e se irei trabalhar naquilo que realmente gosto. Por isso ,digam-me isto totalmente imparciais xd, mas poderei mesmo fazer aquilo que gosto em aeroespacial? Não ficarei desiludida e acabar por ir trabalhar em algo que não gosto? Eu nem estou a pensar em trabalhar em Portugal a minha ideia sempre foi ir para fora por isso Portugal não é para mim infelizmente xd mas como está a empregabilidade lá fora?
Isso só depende de ti e do percurso que tiveres. A empregabilidade lá fora, do que vejo de colegas meus, está muito bem.
Mas e se a minha média não for suficiente? Apesar de me dizerem que eu entro, para eu não stressar que não vale a pena, mas e se não conseguir? Posso ir para outro curso como aeronautica na UBI ou Eng.Mecanica na FEUP e depois tentar concorrer para aeroespacial?
Tens sempre a hipótese de fazer a licenciatura num desses cursos, e depois tentar continuar para o Mestrado em Aeroespacial no IST.

• Like

theflash

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Boas pessoal,
Tive dois anos noutro curso que nada tem a ver com aquele que pretendo entrar. Quero entrar em engenharia aerospacial, e apesar de ter uma média boazinha para entrar no instituto superior técnico, provavelmente não chega para engenharia aeroespacial.
Por isso, estava a pensar entrar noutro curso, como engenharia mecânica ou eletrotécnica e pedir ao fim de um ano, transferência.
A minha dúvida é o quanto é difícil um aluno conseguir essa transferência? Quantas vagas abrem e quantos alunos normalmente pedem transferência? E os alunos que conseguem passar para aeroespacial tem notas acima de 17 ou 18? (Ou seja, para garantir que consigo passar de mecânica para aerospacial, que notas devo ter?)
E alguém que ande em matemática aplicada e computação, podia-me elucidar mais sobre este curso? No mestrado poderia seguir uma vertente mais relacionada com aeroespacial? E perspectivas de emprego?
Desde já, obrigada e desculpem pelo longo post.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @theflash
A minha dúvida é o quanto é difícil um aluno conseguir essa transferência? Quantas vagas abrem e quantos alunos normalmente pedem transferência? E os alunos que conseguem passar para aeroespacial tem notas acima de 17 ou 18? (Ou seja, para garantir que consigo passar de mecânica para aerospacial, que notas devo ter?)
Não é propriamente fácil. Sugiro que comeces por ver isto:
Mudança de Par Instituição/Curso

Podes ver os resultados do ano passado aqui:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mpic-1.pdf

E alguém que ande em matemática aplicada e computação, podia-me elucidar mais sobre este curso? No mestrado poderia seguir uma vertente mais relacionada com aeroespacial? E perspectivas de emprego?
Sugiro que cries um tópico sobre esse curso, será mais fácil obteres respostas. Poderias tentar fazer apenas a licenciatura nessa área e depois concorrer ao mestrado em aeroespacial.

• Like

theflash

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Olá @theflash

Não é propriamente fácil. Sugiro que comeces por ver isto:
Mudança de Par Instituição/Curso

Podes ver os resultados do ano passado aqui:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mpic-1.pdf

Sugiro que cries um tópico sobre esse curso, será mais fácil obteres respostas. Poderias tentar fazer apenas a licenciatura nessa área e depois concorrer ao mestrado em aeroespacial.
Muito obrigada! :) As notas de candidatura que aparecem dependem apenas das notas que tivermos às cadeiras no curso que frequentamos ou também entra a média do secundário? É que são altíssimas para engenharia aeroespacial.

Ok, irei fazer isso.
Não sabia que se podia fazer isso :rolleyes:

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigada! :) As notas de candidatura que aparecem dependem apenas das notas que tivermos às cadeiras no curso que frequentamos ou também entra a média do secundário? É que são altíssimas para engenharia aeroespacial.
É o resultado da fórmula de mudança de curso. Tens na página das informações os detalhes.

• Like

Zirtaeb

Membro
Matrícula
20 Maio 2017
Curso
Bioquímica
Instituição
FCUP
Boa noite!
Alguém me pode explicar o que faz um engenheiro aeroespacial, mais propriamente nas áreas ligada ao espaço por favor?

• Like

Ali

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2017
Bom dia, alguém me pode explicar o que se faz na semana do caloiro em aero?
Obrigada pela atenção

• Like

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Sim exato, a semana de acolhimento ^^
No dia das matrículas tens um mentor que te vai acompanhar durante o percurso da matricula e faz visita ao técnico. À tarde tens uma reunião de apresentação do curso pelos professores e alguns núcleos de alunos. Nessa semana é provável que haja uma ou outra atividade do NAPE, mas ainda não te sei dizer. De resto, nessa semana não há mais nada.
Na semana de 18-22 tens atividades organizadas pela comissão de praxe. Não és obrigada a participar, como é óbvio, mas aconselho vivamente a ires. Todas as informações necessárias vão ser dadas ou no dia das matrículas (dia 11) ou no grupo de facebook que há-de ser criado quando as colocações saírem.

• Like
Reactions: Ali and AeroMarques

Ali

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2017
No dia das matrículas tens um mentor que te vai acompanhar durante o percurso da matricula e faz visita ao técnico. À tarde tens uma reunião de apresentação do curso pelos professores e alguns núcleos de alunos. Nessa semana é provável que haja uma ou outra atividade do NAPE, mas ainda não te sei dizer. De resto, nessa semana não há mais nada.
Na semana de 18-22 tens atividades organizadas pela comissão de praxe. Não és obrigada a participar, como é óbvio, mas aconselho vivamente a ires. Todas as informações necessárias vão ser dadas ou no dia das matrículas (dia 11) ou no grupo de facebook que há-de ser criado quando as colocações saírem.
Muitíssimo obrigada pelas infos!

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Boas, há alguém que tenha ingressado neste curso que não tenha vindo de ciências e tecnologias? Se formos ao Dges dá para ver que a esmagadora maioria vem de CT mas não dá para ver todos os anos, só os últimos 3. Penso que o admin Davis foi para este curso a partir de ciências socioeconómicoas, no site da Dges não há estatística dum único aluno de CS mas como disse só dá para ver os últimos 3 anos.

TrunkWill0

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2018
Boas, há alguém que tenha ingressado neste curso que não tenha vindo de ciências e tecnologias? Se formos ao Dges dá para ver que a esmagadora maioria vem de CT mas não dá para ver todos os anos, só os últimos 3. Penso que o admin Davis foi para este curso a partir de ciências socioeconómicoas, no site da Dges não há estatística dum único aluno de CS mas como disse só dá para ver os últimos 3 anos.
desde que cumpras os requisitos que te pedem especialmente examesn te devem negar entrada (acho eu). Só é impossível até acontecer!