Engenharia Aeroespacial

Bom dia! Eu tenho imensas perguntas!
Sempre foi o meu sonho trabalhar em algo direcionado para o espaço (como satélites e naves para ir para a lua, aviões etc) e eu gostaria muito de trabalhar em agências como a ESA ou a NASA( extremamente impossível eu sei xd). O curso de aeroespacial parece ser o único que realmente me permite fazer isso, é verdade?
O problema é que sou do norte por isso ir para Lisboa não é propriamente fácil porque depois a minha familia pergunta-me se compensará o esforço e se irei trabalhar naquilo que realmente gosto. Por isso ,digam-me isto totalmente imparciais xd, mas poderei mesmo fazer aquilo que gosto em aeroespacial? Não ficarei desiludida e acabar por ir trabalhar em algo que não gosto? Eu nem estou a pensar em trabalhar em Portugal a minha ideia sempre foi ir para fora por isso Portugal não é para mim infelizmente xd mas como está a empregabilidade lá fora?
Ainda estou no 11ºano por isso ainda não sei nada dos exames só daqui a uns meses xd Talvez com os vossos esclarecimentos eu acabo por perceber que afinal aeroespacial dá para fazer o que quero. Mas e se a minha média não for suficiente? Apesar de me dizerem que eu entro, para eu não stressar que não vale a pena, mas e se não conseguir? Posso ir para outro curso como aeronautica na UBI ou Eng.Mecanica na FEUP e depois tentar concorrer para aeroespacial?
A minha vida é feita de "ses" xd
Obrigada por lerem e desculpem lá mas é tão difícil tomar estas decisões quando não conhecemos ninguém para nos dar informações.

• Like
Reactions: AeroMarques
Olá @C. Lemos
Sempre foi o meu sonho trabalhar em algo direcionado para o espaço (como satélites e naves para ir para a lua, aviões etc) e eu gostaria muito de trabalhar em agências como a ESA ou a NASA( extremamente impossível eu sei xd).
Nem por isso:
“Vocês podem chegar onde quiserem chegar”
ESA ainda é mais comum, dado a existência de programas de estágio como este que já abriram as portas a vários alunos do IST:
FCT — Cooperação internacional — Bolsas
O curso de aeroespacial parece ser o único que realmente me permite fazer isso, é verdade?
Nem por isso. Um engenheiro electrotécnico/mecânico/materiais/etc. pode também lá chegar, tudo depende do que é que queres fazer.
O problema é que sou do norte por isso ir para Lisboa não é propriamente fácil porque depois a minha familia pergunta-me se compensará o esforço e se irei trabalhar naquilo que realmente gosto. Por isso ,digam-me isto totalmente imparciais xd, mas poderei mesmo fazer aquilo que gosto em aeroespacial? Não ficarei desiludida e acabar por ir trabalhar em algo que não gosto? Eu nem estou a pensar em trabalhar em Portugal a minha ideia sempre foi ir para fora por isso Portugal não é para mim infelizmente xd mas como está a empregabilidade lá fora?
Isso só depende de ti e do percurso que tiveres. A empregabilidade lá fora, do que vejo de colegas meus, está muito bem.
Mas e se a minha média não for suficiente? Apesar de me dizerem que eu entro, para eu não stressar que não vale a pena, mas e se não conseguir? Posso ir para outro curso como aeronautica na UBI ou Eng.Mecanica na FEUP e depois tentar concorrer para aeroespacial?
Tens sempre a hipótese de fazer a licenciatura num desses cursos, e depois tentar continuar para o Mestrado em Aeroespacial no IST.

• Like
  • Like
Boas pessoal,
Tive dois anos noutro curso que nada tem a ver com aquele que pretendo entrar. Quero entrar em engenharia aerospacial, e apesar de ter uma média boazinha para entrar no instituto superior técnico, provavelmente não chega para engenharia aeroespacial.
Por isso, estava a pensar entrar noutro curso, como engenharia mecânica ou eletrotécnica e pedir ao fim de um ano, transferência.
A minha dúvida é o quanto é difícil um aluno conseguir essa transferência? Quantas vagas abrem e quantos alunos normalmente pedem transferência? E os alunos que conseguem passar para aeroespacial tem notas acima de 17 ou 18? (Ou seja, para garantir que consigo passar de mecânica para aerospacial, que notas devo ter?)
E alguém que ande em matemática aplicada e computação, podia-me elucidar mais sobre este curso? No mestrado poderia seguir uma vertente mais relacionada com aeroespacial? E perspectivas de emprego?
Desde já, obrigada e desculpem pelo longo post.

• Like
Olá @theflash
A minha dúvida é o quanto é difícil um aluno conseguir essa transferência? Quantas vagas abrem e quantos alunos normalmente pedem transferência? E os alunos que conseguem passar para aeroespacial tem notas acima de 17 ou 18? (Ou seja, para garantir que consigo passar de mecânica para aerospacial, que notas devo ter?)
Não é propriamente fácil. Sugiro que comeces por ver isto:
Mudança de Par Instituição/Curso

Podes ver os resultados do ano passado aqui:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mpic-1.pdf

E alguém que ande em matemática aplicada e computação, podia-me elucidar mais sobre este curso? No mestrado poderia seguir uma vertente mais relacionada com aeroespacial? E perspectivas de emprego?
Sugiro que cries um tópico sobre esse curso, será mais fácil obteres respostas. Poderias tentar fazer apenas a licenciatura nessa área e depois concorrer ao mestrado em aeroespacial.

• Like
Olá @theflash

Não é propriamente fácil. Sugiro que comeces por ver isto:
Mudança de Par Instituição/Curso

Podes ver os resultados do ano passado aqui:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mpic-1.pdf

Sugiro que cries um tópico sobre esse curso, será mais fácil obteres respostas. Poderias tentar fazer apenas a licenciatura nessa área e depois concorrer ao mestrado em aeroespacial.

Muito obrigada! :) As notas de candidatura que aparecem dependem apenas das notas que tivermos às cadeiras no curso que frequentamos ou também entra a média do secundário? É que são altíssimas para engenharia aeroespacial.

Ok, irei fazer isso.
Não sabia que se podia fazer isso :rolleyes:

• Like
Muito obrigada! :) As notas de candidatura que aparecem dependem apenas das notas que tivermos às cadeiras no curso que frequentamos ou também entra a média do secundário? É que são altíssimas para engenharia aeroespacial.
É o resultado da fórmula de mudança de curso. Tens na página das informações os detalhes.

• Like
Boa noite!
Alguém me pode explicar o que faz um engenheiro aeroespacial, mais propriamente nas áreas ligada ao espaço por favor?

• Like
Boa noite!
Alguém me pode explicar o que faz um engenheiro aeroespacial, mais propriamente nas áreas ligada ao espaço por favor?

Olá @Zirtaeb,
Sugiro ver por exemplo este link.
Tens alguns testemunhos na 1ª pessoa, que recomendo:
Magazine

Boa sorte.
Joaquim

• Like
Reactions: Zirtaeb and davis
Sim exato, a semana de acolhimento ^^

No dia das matrículas tens um mentor que te vai acompanhar durante o percurso da matricula e faz visita ao técnico. À tarde tens uma reunião de apresentação do curso pelos professores e alguns núcleos de alunos. Nessa semana é provável que haja uma ou outra atividade do NAPE, mas ainda não te sei dizer. De resto, nessa semana não há mais nada.
Na semana de 18-22 tens atividades organizadas pela comissão de praxe. Não és obrigada a participar, como é óbvio, mas aconselho vivamente a ires. Todas as informações necessárias vão ser dadas ou no dia das matrículas (dia 11) ou no grupo de facebook que há-de ser criado quando as colocações saírem.

• Like
Reactions: Ali and AeroMarques
No dia das matrículas tens um mentor que te vai acompanhar durante o percurso da matricula e faz visita ao técnico. À tarde tens uma reunião de apresentação do curso pelos professores e alguns núcleos de alunos. Nessa semana é provável que haja uma ou outra atividade do NAPE, mas ainda não te sei dizer. De resto, nessa semana não há mais nada.
Na semana de 18-22 tens atividades organizadas pela comissão de praxe. Não és obrigada a participar, como é óbvio, mas aconselho vivamente a ires. Todas as informações necessárias vão ser dadas ou no dia das matrículas (dia 11) ou no grupo de facebook que há-de ser criado quando as colocações saírem.
Muitíssimo obrigada pelas infos!

Boas, há alguém que tenha ingressado neste curso que não tenha vindo de ciências e tecnologias? Se formos ao Dges dá para ver que a esmagadora maioria vem de CT mas não dá para ver todos os anos, só os últimos 3. Penso que o admin Davis foi para este curso a partir de ciências socioeconómicoas, no site da Dges não há estatística dum único aluno de CS mas como disse só dá para ver os últimos 3 anos.

Boas, há alguém que tenha ingressado neste curso que não tenha vindo de ciências e tecnologias? Se formos ao Dges dá para ver que a esmagadora maioria vem de CT mas não dá para ver todos os anos, só os últimos 3. Penso que o admin Davis foi para este curso a partir de ciências socioeconómicoas, no site da Dges não há estatística dum único aluno de CS mas como disse só dá para ver os últimos 3 anos.
desde que cumpras os requisitos que te pedem especialmente examesn te devem negar entrada (acho eu). Só é impossível até acontecer!