Engenharia aeronautica vs Engenharia informatica vs Engenharia mecânica

bukoski

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2018
Boa noite! Parece absurdo mas estou muito indeciso entre os 3 cursos (aeronautica e informatica especialmente). De mecânica, pelo que sei, não me interessa tanto como aeronautica, por me parecer menos "hands on". Mesmo assim, tenho algumas perguntas para o pessoal:
- Quais as saidas profissionais de cada curso (principalmente mecanica e aeronautica)? E quais são as saídas mais "hands on" ( tipo manutenção de aviões)
- Quais são as principais diferenças entre os 3 cursos?
- Como decidir entre os 3 cursos?

Gosto de física de 12º(especialmente mecânica) , gosto de perceber a mecânica automóvel e acho as primeiras cadeiras de mecanica/aeronautica interessantes mas por outro lado interessa-me a programação (engenharia informatica), apesar de não ser um "geek do software". Ainda, não tenho muito interesse em projeto (de moldes,etc.), programação de máquinas industriais e design de sistemas de aquecimento; o que me leva à ultima pergunta: quais são as áreas de mecânica para além das que mencionei na frase anterior?
Tankas

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Não sou o mais indicado para te responder sobre estes 3 cursos , mas pelo que falaste se fosse a ti iria para mecânica....
Quanto ao que falas de "hands on" vai depender de onde trabalhares e não tanto do curso que estás

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boa noite! Parece absurdo mas estou muito indeciso entre os 3 cursos (aeronautica e informatica especialmente). De mecânica, pelo que sei, não me interessa tanto como aeronautica, por me parecer menos "hands on". Mesmo assim, tenho algumas perguntas para o pessoal:
- Quais as saidas profissionais de cada curso (principalmente mecanica e aeronautica)? E quais são as saídas mais "hands on" ( tipo manutenção de aviões)
- Quais são as principais diferenças entre os 3 cursos?
- Como decidir entre os 3 cursos?

Gosto de física de 12º(especialmente mecânica) , gosto de perceber a mecânica automóvel e acho as primeiras cadeiras de mecanica/aeronautica interessantes mas por outro lado interessa-me a programação (engenharia informatica), apesar de não ser um "geek do software". Ainda, não tenho muito interesse em projeto (de moldes,etc.), programação de máquinas industriais e design de sistemas de aquecimento; o que me leva à ultima pergunta: quais são as áreas de mecânica para além das que mencionei na frase anterior?
Tankas
Olá. Escolhe mais pelo tipo de funções que tens, um engenheiro mecânico ou aeronáutico, tem um trabalho muito diferente de um engenheiro informático, trabalham em locais diferentes, em ambientes diferentes, fábricas em relação a um ambiente de escritório. Se gostas de física do 12.º ano, mecânica é uma excelente opção. Também o local onde entrares é importante porque em Lisboa e Porto as opções de final de curso são sempre mais amplas, do que em cidades mais pequenas. E podem também ter mais prestígio para os empregadores.

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Engenharias tem todas duas coisas-Matemática e Física
Mecânica depois aumenta a carga de Física por ser Mecânica
Informática aumenta a carga de programação ,ou seja, se não tiveres conhecimentos básicos de programação( por exemplo App .Informáticas B ) ou aprenderes tu alguma coisa sozinho, estarás perdido nas cadeiras de informática.