Olá meninas!
Eu estou neste momento a acabar os meus estudos em engenharia química na FCT e uma das minhas melhores amigas está exactamente no mesmo curso mas no técnico.
Tanto uma como outra são excelentes faculdades mas o método de ensino é totalmente diferente. Atrevo me a dizer que o técnico é mais puxado, vão exigir que saibam a teoria toda de trás para a frente e se não perceberem aquilo então dificilmente conseguem uma boa nota.
Na nova o método de ensino é mais moderno, os professores são (em geral) relativamente jovens e focam se principalmente na parte pratica do curso. Acho que quem quer ir para investigação ou pretende tirar um PhD devia provavelmente pensar em ir para o técnico.
Em termos de avaliação também é muito diferente, sendo que na FCT tens tudo por avaliação contínua (ou seja tens um semestre inteiro com testes a cada 2/3 semanas) e no técnico eles costumam estar mais relaxados durante o semestre mas depois matam-se a estudar para os exames. Isto depende muito da preferência de cada pessoa
Ha mais umas pequenas diferenças por exemplo:
Espírito de faculdade: IST é mil vezes melhor que a FCT! A FCT é muito limitada em termos de festas e churrascos, já para não falar que é muito mais complicado a situação toda dos transportes à noite.
Na escolha dos horarios: na fct é sorteado e no ist é quem chega primeiro Que fica nos turnos que quer.
Na distribuição da tese: na fct é quem tem a melhor média que escolhe primeiro, no ist é sujeito a entrevistas com os professores e a decisão está ao cargo deles.
A tese em si também é totalmente diferente, na FCT vais para uma empresa estagiar durante 6/8 meses e no IST ficas ao cargo de um professor.
Por fim, o técnico tem mais nome! Por consequência tem mais ligações com empresas e as oportunidades são ligeiramente melhores, no entanto sinto que a FCT tem evoluido muito nestes ultimos anos e existem cada vez mais oportunidades.
Espero que tenha ajudado!