Engenharia Biomédica no IST vs Engenharia Biomédica na FCT/NOVA

danielafespal

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2019
Olá, estou indecisa entre o Instituto Superior Técnico e a Universidade Nova de Lisboa para frequentar o curso de Engenharia Biomédica. Em primeiro lugar, pretendo saber se as Soft Skills da FCT/NOVA permitem garantir a empregabilidade do curso.
Em segundo lugar, tenho como objetivo informar-me acerca da vossa experiência em cada uma das instituições. Contudo, estou também indecisa entre o curso de Engenharia Biológica do IST.
Obrigada.

marta22

Membro
Matrícula
17 Fevereiro 2018
Olá, estou indecisa entre o Instituto Superior Técnico e a Universidade Nova de Lisboa para frequentar o curso de Engenharia Biomédica. Em primeiro lugar, pretendo saber se as Soft Skills da FCT/NOVA permitem garantir a empregabilidade do curso.
Em segundo lugar, tenho como objetivo informar-me acerca da vossa experiência em cada uma das instituições. Contudo, estou também indecisa entre o curso de Engenharia Biológica do IST.
Obrigada.

Olá!
Estou na mesma situação! Se alguém souber responder eu agradeço!

scp98

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2020
Olá meninas!
Eu estou neste momento a acabar os meus estudos em engenharia química na FCT e uma das minhas melhores amigas está exactamente no mesmo curso mas no técnico.
Tanto uma como outra são excelentes faculdades mas o método de ensino é totalmente diferente. Atrevo me a dizer que o técnico é mais puxado, vão exigir que saibam a teoria toda de trás para a frente e se não perceberem aquilo então dificilmente conseguem uma boa nota.
Na nova o método de ensino é mais moderno, os professores são (em geral) relativamente jovens e focam se principalmente na parte pratica do curso. Acho que quem quer ir para investigação ou pretende tirar um PhD devia provavelmente pensar em ir para o técnico.

Em termos de avaliação também é muito diferente, sendo que na FCT tens tudo por avaliação contínua (ou seja tens um semestre inteiro com testes a cada 2/3 semanas) e no técnico eles costumam estar mais relaxados durante o semestre mas depois matam-se a estudar para os exames. Isto depende muito da preferência de cada pessoa

Ha mais umas pequenas diferenças por exemplo:
Espírito de faculdade: IST é mil vezes melhor que a FCT! A FCT é muito limitada em termos de festas e churrascos, já para não falar que é muito mais complicado a situação toda dos transportes à noite.
Na escolha dos horarios: na fct é sorteado e no ist é quem chega primeiro Que fica nos turnos que quer.
Na distribuição da tese: na fct é quem tem a melhor média que escolhe primeiro, no ist é sujeito a entrevistas com os professores e a decisão está ao cargo deles.
A tese em si também é totalmente diferente, na FCT vais para uma empresa estagiar durante 6/8 meses e no IST ficas ao cargo de um professor.

Por fim, o técnico tem mais nome! Por consequência tem mais ligações com empresas e as oportunidades são ligeiramente melhores, no entanto sinto que a FCT tem evoluido muito nestes ultimos anos e existem cada vez mais oportunidades.

Espero que tenha ajudado!

• Like
Reactions: marta22

b0ba

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá meninas!
Eu estou neste momento a acabar os meus estudos em engenharia química na FCT e uma das minhas melhores amigas está exactamente no mesmo curso mas no técnico.
Tanto uma como outra são excelentes faculdades mas o método de ensino é totalmente diferente. Atrevo me a dizer que o técnico é mais puxado, vão exigir que saibam a teoria toda de trás para a frente e se não perceberem aquilo então dificilmente conseguem uma boa nota.
Na nova o método de ensino é mais moderno, os professores são (em geral) relativamente jovens e focam se principalmente na parte pratica do curso. Acho que quem quer ir para investigação ou pretende tirar um PhD devia provavelmente pensar em ir para o técnico.

Em termos de avaliação também é muito diferente, sendo que na FCT tens tudo por avaliação contínua (ou seja tens um semestre inteiro com testes a cada 2/3 semanas) e no técnico eles costumam estar mais relaxados durante o semestre mas depois matam-se a estudar para os exames. Isto depende muito da preferência de cada pessoa

Ha mais umas pequenas diferenças por exemplo:
Espírito de faculdade: IST é mil vezes melhor que a FCT! A FCT é muito limitada em termos de festas e churrascos, já para não falar que é muito mais complicado a situação toda dos transportes à noite.
Na escolha dos horarios: na fct é sorteado e no ist é quem chega primeiro Que fica nos turnos que quer.
Na distribuição da tese: na fct é quem tem a melhor média que escolhe primeiro, no ist é sujeito a entrevistas com os professores e a decisão está ao cargo deles.
A tese em si também é totalmente diferente, na FCT vais para uma empresa estagiar durante 6/8 meses e no IST ficas ao cargo de um professor.

Por fim, o técnico tem mais nome! Por consequência tem mais ligações com empresas e as oportunidades são ligeiramente melhores, no entanto sinto que a FCT tem evoluido muito nestes ultimos anos e existem cada vez mais oportunidades.

Espero que tenha ajudado!
Olá! Estou em Biomédica no IST e acho que só tenho a acrescentar umas coisas:
O método de avaliação depende muito das cadeiras em si, umas com imensos elementos de avaliação contínua, outras em que a maior percentagem cai sobre um exame final (tenho encontrado mais do primeiro método!)
É verdade que o técnico tende a ser mais puxado em termos teóricos, mas também temos laboratórios muito exigentes, o que não nos deixa atrás na parte prática.
Qualquer outra coisa, sintam-se livres de perguntar por aqui ou por mensagem privada!

• Like

Luis00

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2020
Olá!
Olá, estou em Engenharia Biomédica na Nova e tenho amigos em Engenharia Biomédica no IST. Sim, sendo que o técnico poderá ser mais puxado na parte teórica, nao deixa a Nova para trás sendo que está tem grande parte prática que o IST não tem tanto (atenção contínua a ter uma boa componente prática) E sendo que a Nova tem tado a ganhar cada vez mais nome, algumas empresas preferindo esta pelas soft skills, estágios e pelo o facto do mestrado não ser específico ( se quiseres sabers as diferenças podes perguntar) Em espírito académico,depende de cada curso e digo que na Nova a praxe foi uma maneira enorme de fazer amizades e comparando as com os meus amigos do IST acredito que este espírito académico seja maior dentro da praxe ( de Biomédica) na nova . E aos transportes quando queres sair sempre tens o barco para depois de uma noite no Urban, não precisando com os churrascos, festas e as Quartas no Kapa da Nova.
Mensagem fundida automaticamente:

Olá!
Poderas ver vídeos sobre a FCT Nova na página desta e da AEFCT

• Like

b0ba

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Sobre as soft skills,
sei que na FCT existe uma cadeira entre semestres só dedicada a soft skills, mas pelo que sei de amigos meus na FCT o que fazes nestes módulos consegues adquirir no Técnico através dos variados trabalhos de grupo e projectos que fazemos ao longo do semestre nas várias cadeiras. Logo no primeiro semestre, temos uma cadeira de projeto de Engenharia Biomédica que treina soft skills.
Sobre os estágios,
o técnico todos os anos abre uma plataforma de estágios com estágios de verão. Cabe a ti teres a proatividade de te candidatares, pois não faltam.
Espero ter ajudado um pouquinho!

• Like

Maria Pereira 02

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2019
Olá! Estou interessada no curso de engenharia biomédica só que estou indecisa na escolha da faculdade, gostaria que me pudessem dar o vosso ponto de vista e experiência própria para me ajudarem da melhor forma nesta decisão.
Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só para esclarecer que atualmente o Técnico permite teses de cariz puramente científico como projetos em ambiente empresarial, que são orientados por um professor da escola.

Com o novo modelo de ensino Técnico 2021, que vai mudar a organização de todos os cursos, passa ser possível fazer um projeto Capstone. Ou seja, trabalhares num desafio específico e real de uma empresa/organização, usando os conhecimentos do mestrado, resultando daí um produto, uma sugestão de alteração de desempenho ou apresentação de uma solução, por exemplo. Inclusive, uma das alterações para os projecto capstone é que poderá ser feito em equipa, ao contrário das teses atuais que são sempre individuais. Sei que já houve uma tese feita nestes moldes em equipa no Técnico em regime experimental.

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
IST é mil vezes melhor que a FCT! A FCT é muito limitada em termos de festas e churrascos, já para não falar que é muito mais complicado a situação toda dos transportes à noite.
Discordo totalmente. As festas no convívio são regulares, os churrascos são quase 1 vez por semana e as próprias atividades de cursos como jantares e galas também ocorrem com relativa frequência (pelo menos em biomédica). Quem quer ir a Lisboa para a noite pode apanhar um uber com amigos e por 4 ou 5 euros cada um vais e vens às horas que quiseres. Também a praxe dura todo o ano e é sempre bom ir para a relva da cantina desanuviar depois de uma semana de trabalho. Para além disso, desenvolves também o hábito de ir para casa de alguém com mais 10 ou 12 amigos jantar e passar um bom tempo, fruto da proximidade da malta que vive ali no serrado/monte da caparica, não precisas de estar sempre em bares ou discotecas para te divertir de noite (até porque estudante universitário não nada em dinheiro, né).

Tenho amigos no IST que me dizem que as praxes duram apenas as semanas inciais do semestre e não há quase festas durante o semestre depois da semana inicial. Estes amigos também me dizem que não costumam ter muitos jantares de curso, galas,etc. A única vantagem do IST é que já estás em Lisboa se quiseres sair lá de noite, embora eu ache preferível viver fora da confusão e ir lá quando me apetece. Não que estes aspetos devam ser fulcrais na escolha da faculdade, mas as coisas são assim.

Ah e ainda relativamente aos transportes, quando há festa do lado de cá e, se fores alguém que se dá com a malta, facilmente arranjas sítio onde dormir.

Última edição:
  • Like

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Há churrascos no IST frequentemente ao longo do semestre, sendo que nos inícios de semestre há 1 por dia.
Festa =/= churrascos.

Anyway, isso é-me dito por malta de eletro. Vale o que vale, mas sim eles dizem que há churrascos frequentemente. Opinião pessoal (eufemismo meio estúpido mas pronto) , os churrascos ficam desinteressantes eventualmente e a parte mais fixe da noite na FCT passa a ser a "pré" em casa de alguém que viva perto antes de lá aparecermos e irmos para o bar académico.

Última edição:
  • Like

Medicina@

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2019
Olá, não sei se o meu tema se enquadra muito bem neste tópico mas aqui vai. Este ano pretendo ingressar no curso de engenharia biomédica. A minha eterna questão é saber qual universidade escolher. Por lado tenho ouvido falar muito bem do curso na Universidade do Minho. Por outro lado também tenho pensado muito no curso na NOVA. A minha preocupação é mesmo a taxa de empregabilidade destas duas universidades.
Alguém me pode dizer se a taxa numa e noutra é muito diferente ou não?
Obrigada desde já.

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Olá, não sei se o meu tema se enquadra muito bem neste tópico mas aqui vai. Este ano pretendo ingressar no curso de engenharia biomédica. A minha eterna questão é saber qual universidade escolher. Por lado tenho ouvido falar muito bem do curso na Universidade do Minho. Por outro lado também tenho pensado muito no curso na NOVA. A minha preocupação é mesmo a taxa de empregabilidade destas duas universidades.
Alguém me pode dizer se a taxa numa e noutra é muito diferente ou não?
Obrigada desde já.
A diferença, se existir, vai ser praticamente desprezável. Quando vimos do secundário temos essa preocupação mas a verdade é que a empregabilidade tem a ver com muitos fatores e torna-se difícil distinguir de forma objetiva essa questão colocas. Ambas são boas faculdades. Obviamente que a minha opinião nunca vai ser imparcial, mas só tenho coisas boas a dizer acerca do ambiente na FCT, acerca do curso, etc. Acho que a decisão também poderá passar pela cidade na qual queres passar grande parte dos teus próximos 5 anos, de onde és, etc. Qualquer tipo de dúvidas pergunta por PM ou aqui.

Btw mais alguém que queria medicina e decide ir para engenharia biomédica? Não foste só tu a mudar de ideias ( e a fazer uma boa decisão) 🤠

Malta de medicina, não se ofendam com o parênteses

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Engenharia física fcul vs engenharia física fct vs engenharia física tecnológica ist vs curso de física fcul vs engenharia biomédica Tecnologias 10
D Engenharia Biomédica: IST ou ISEP? Tecnologias 9
TiagoJorge Engenharia biomédica, engenharia biológica, e bioengenharia Tecnologias 5
P Engenharia Biomédica ou Engenharia química Tecnologias 11
R Consigo sobreviver a engenharia biológica ou biomédica? Tecnologias 6
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
A Engenharia Biomédica (ISEP) vs Biotecnologia Medicinal (ESS PORTO) Tecnologias 2
A.Dudu Engenharia biomédica para medicina Saúde 2
J Engenharia Biomédica vs Medicina (Dentária) Saúde 1
J Engenharia Biomédica (UA) vs Engenharia biomédica (FCTUC) vs Engenharia Biomédica (FCUL) vs Engenharia Biomédica (UM) Tecnologias 1
D Engenharia Biomédica Vs Bioengenharia Vs Biotecnologia Vs Ciências Biomédicas Ciências 29
B Engenharia Biomédica (ISEP) ou Engenharia Química (FEUP) ? Tecnologias 20
L Bioengenharia vs Engenharia Biológica vs Engenharia Química vs Engenharia Biomédica Tecnologias 8
P Engenharia Biomédica - FEUP ou UM? Tecnologias 1
I Ciências Biomédicas vs. Engenharia Biomédica Ciências 3
I FEUP FEUP - Mestrado em Engenharia Biomédica Universidade do Porto 2
I ISEL ISEL- Mestrado em Engenharia Biomédica Instituto Politécnico de Lisboa 0
E Engenharia Biomédica: Aveiro vs Coimbra Tecnologias 3
A Engenharia Biomédica ou Fisíca Tecnologias 1
pereira_bruno11 Engenharia electrotécnica depois de Engenharia biomédica? Tecnologias 1
João Sanguessuga Mudança de curso - Engenharia Biomédica Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Bioquímica vs Engenharia Biomédica Ciências 13
J Mudança de curso para Engenharia Biomédica em Aveiro Tecnologias 0
fernandacmsousa IST Engenharia Biomédica Universidade de Lisboa 1
R ISEL Engenharia Biomédica - ISEL Instituto Politécnico de Lisboa 4
R FCUL Engenharia Biomédica e Biofísica Universidade de Lisboa 1
S Medicina / Engenharia Biomédica Ciências 6
João Sanguessuga Engenharia Biomédica: que mestrado devo escolher? Tecnologias 1
G Biologia vs Engenharia Biomédica Ciências 2
anarita76 ISEP Engenharia Biomédica Instituto Politécnico do Porto 4
D Engenharia Biomédica - FCT vs FCUL Tecnologias 0
B Bioquimica vs Engenharia Biomédica Ciências 1
J Matemática aplicada / Engenharia Biomédica Ciências 1
R Bioquímica vs Engenharia Biológica vs Engenharia Química vs Engenharia Biomédica vs Química Ciências 2
D Indecisão quanto a opções - Engenharia Biomédica Arquivo 1
carminhomcp Engenharia Biomédica vs Engenharia Biomédica e biofísica Tecnologias 10
C UA Engenharia Biomédica - UA Universidade de Aveiro 25
A UMinho Engenharia Biomédica - UMinho Universidade do Minho 3
L FCTUC Engenharia Biomédica - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 10
M Engenharia Biomédica (e Biofísica) Arquivo 1
E Bioengenharia vs Engenharia Biomédica Tecnologias 74
E Engenharia Biológica vs. Engenharia Biomédica Tecnologias 6
I Engenharia Biomédica Tecnologias 366
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
E Engenharia quimica vs quimica Concurso Nacional e Locais - Público 0
cruzz Engenharia Civil Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Edvânia IST Engenharia e Gestão Industrial - IST Universidade de Lisboa 1
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 1
R IPCA Engenharia de Sistemas Informáticos IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 1