Olá! desde já muito obrigada por todos os tópicos esclarecidos! Já que és de eng química da FEUP, será que me podias falar um pouco mais do curso? é que tenho pesquisado bastante mas sinto que ainda não sei o que quero saber
Bem, vou tentar ser curto que se não o texto fica ainda maior que o outro xD.
EQ é muito conhecida como uma "engenharia de banda larga" porque se faz de tudo um pouco. "A Engenharia Química tem uma vasta aplicação, sendo mesmo considerada uma “engenharia universal” devido à combinação de várias áreas. Desde a biologia, física, química, matemática, informática, etc. ". Se fores ver o plano curricular, nos primeiros 3 anos temos cadeiras de química orgânica, química geral, física (mecânica e eletromagnetismo), estatística, biologia, desenho técnico, matemática, matemática, físicas disfarçadas, matemática e mais físicas disfarçadas. O obejtivo é darem-te ferramentas para poderes fazer muitas coisas.
O objetivo principal é trabalhares numa fábrica e seres capaz de entender o processo que essa fábrica usa, as máquinas por onde as coisas passam, porque é que usa aquela temperatura, aquela pressão, aqueles reagentes, etc e, se puderes, mudar o processo de algum modo para sair mais barato à empresa. Por exemplo, imagina que queres produzir X a partir de Y que passa por duas máquinas a 800ºC. Se arranjares um processo que só use uma máquina a 200ºC poupaste dinheiro à empresa. Há quem fique responsável por controlo dos processos e fica a ver se as máquinas estão a trabalhar como deve ser, à temperatura que queres, à pressão que queres e alteram o processo conforme seja melhor ou pior na altura. Mas isto é o ramo da EQ pura e dura e corresponde ao ramo de mestrado de "Processo e Produto".
Tudo vai depender do ramo que queres seguir e o que queres fazer. Mesmo deste ramo que te falei agora, podes trabalhar numa refinaria de petróleo, numa farmacêutica, numa fábrica alimentar, etc. Basicamente, onde quer que haja produção é sítio para ti :P
Este é, pelo menos o ramo que mais conheço porque é o que quero mas há outros 2/3 (agora vão dividir um por isso não sei bem como vai funcionar): Tens ainda Energia e Ambiente (vão dividir em energia + ambiente ) e biotecnologia
Biotecnologia é mais virados para processos biológicos e se quiseres trabalhar com isso é o indicado.
Energia e Ambiente é mais voltado para o tratamento de resíduos ou processos energéticos da empresa.
Mas é como te disse, tu com o curso podes fazer milhares de coisas. Tenho um amigo que acabou o curso que está a fazer investigação na faculdade, outro está também a fazer investigação mas numa empresa, outro trabalha mais com o marketing (ainda gostava de saber como foi lá parar xD) e outro está como project management (está a liderar uma equipa dentro da empresa e a falar com clientes, fornecedores, etc). Como vez, a versatilidade que o curso de te dá permite-te escolher o que queres fazer.
Vou-te dar o meu exemplo. Quando estava a candidatar-me, estava indeciso entre Gestão e EQ mas acabei por escolher EQ porque sabia que quando acabasse o curso podia fazer o trabalho de gestor ( há muita gente a ir para esses cargos) e como gestor nunca faria o trabalho de engenheiro.
Sorry pelo tamanho outra vez mas muito mais podia ter sido dito. Mais alguma coisa ou algo que não tenha explicado bem avisa