Engenharia Biomédica vs Medicina (Dentária)

jmsalgadodacunha

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2019
Boa noite! A poucos dias do fim das candidaturas estou dividido entre Medicina, Med Dentária e Eng Biomédica, todas em Coimbra. Gosto bastante da área da saúde e é nela que me vejo futuramente. O que eu gostava de saber é se é possível trabalhar na área da biomédica em Portugal ao tirar o curso de Eng Biomédica, e não ter que envergar por áreas que se prendem mais com a mecânica ou com a eletrotécnica, num futuro próximo; se vêm o futuro da medicina dentária a melhorar porque é uma paixão antiga, mas também sei que o trabalho é mal remunerado e há condições de sub-emprego; se é preferível escolher Medicina em detrimento das outras opções.
Já avaliei os planos de estudos e agradam-me a uma primeira vista! As minhas dúvidas prendem-se mais com um futuro profissional. Obrigado!!

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa noite! A poucos dias do fim das candidaturas estou dividido entre Medicina, Med Dentária e Eng Biomédica, todas em Coimbra. Gosto bastante da área da saúde e é nela que me vejo futuramente. O que eu gostava de saber é se é possível trabalhar na área da biomédica em Portugal ao tirar o curso de Eng Biomédica, e não ter que envergar por áreas que se prendem mais com a mecânica ou com a eletrotécnica, num futuro próximo; se vêm o futuro da medicina dentária a melhorar porque é uma paixão antiga, mas também sei que o trabalho é mal remunerado e há condições de sub-emprego; se é preferível escolher Medicina em detrimento das outras opções.
Já avaliei os planos de estudos e agradam-me a uma primeira vista! As minhas dúvidas prendem-se mais com um futuro profissional. Obrigado!!
Acima de tudo, deves ordenar essas áreas pela tua preferência pessoal. O que te vês realmente a fazer no futuro. São cursos que, apesar de partilharem o mesmo mundo, o da saúde, são bastante distintos naquilo que é a sua “área de atuação”, isto sequer sem olhar para planos de estudos ou outra coisa do género. Todas as profissões, praticamente, estão a passar por momentos complicados, remunerações baixas, demasiadas horas de trabalho, poucos recursos, etc. Em ambas as Medicinas, estão a ser formados mais profissionais de saúde do que aquilo que é a capacidade para recebê-los, por um lado na especialidade, no caso de Medicina, por outro para o mercado de trabalho, no caso de Med Dentária (pensando no número de faculdades públicas, mais as do privado, são bastantes alunos). Da área da Engenharia sei muito pouco, mas à parte de algumas cadeiras iniciais do curso, semelhantes a Med, deve ser completamente diferente depois. Por mais que procures um futuro profissional com excelentes condições, atualmente, o mais importante acaba por ser o teu gosto pela profissão. Se não fosse assim, presumo que a maioria dos profissionais de saúde do sns já tinham abandonado o barco.