Engenharia Biomédica

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Olá! Eu estou a frequentar o curso, na FCT da Universidade Nova de Lisboa. Estou a gostar mas se quiseres mais informações, preciso de perceber melhor o que queres saber... ;)

Fábio

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2015
Olá! Eu estou a frequentar o curso, na FCT da Universidade Nova de Lisboa. Estou a gostar mas se quiseres mais informações, preciso de perceber melhor o que queres saber... ;)
Olá! Também estou a pensar em ir para Engenharia Biomédica, por isso gostava de saber um pouco sobre o curso, desde as áreas cientificas que fazem parte do curso, até saídas profissionais.
Como gosto muito de matemática e fisica queria também saber se é um curso adequado aos meus gostos!
:)

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Olá! Também estou a pensar em ir para Engenharia Biomédica, por isso gostava de saber um pouco sobre o curso, desde as áreas cientificas que fazem parte do curso, até saídas profissionais.
Como gosto muito de matemática e fisica queria também saber se é um curso adequado aos meus gostos!
:)
Posso dizer-te que, dependendo da faculdade que estás a considerar, a coisa pode mudar ligeiramente, mas na FCT o nosso plano de estudos é muito vasto: Matemática e Física são cruciais, como em qualquer curso de Engenharia, mas também temos cadeiras em Quimica, Biologia, Eletrotecnia, Informatica, Biomédica, Medicina, entre outras... O biomédico é muito versátil na sua formação assim como nas saidas profissionais... A maioria tenta a área hospitalar mas também podes ser inserido na industria de farmaceutica, cosméticos, entre outros. Se quiseres investigação também é possivel. Para teres uma noção melhor, os nossos docentes biomédicos (com os quais ja tive contacto, outros nao sei) trabalham em áreas como neurociencia, imagiologia, engenharia de tecidos (muito diferentes) no entanto ha muito mais que podes fazer!
Se isto é mesmo algo que gostas, acho que vale a pena investir porque a biomédica é algo recente e o mercado não está saturado! Não tenho conhecimento de pessoas a sair do curso que estejam desempregadas durante muito tempo, como ouvimos tantas vezes noutras areas (ainda bem) mas tambem temos de ter a mente aberta para outras possibilidades ao nosso dispor!
Qualquer duvida extra, estas a vontade

Última edição:

cici118

Membro
Matrícula
29 Outubro 2014
Curso
Mestrado Matemática e Computação-Machine Learning
Instituição
Universidade do Minho
Olá, como está a empregabilidade?

cici118

Membro
Matrícula
29 Outubro 2014
Curso
Mestrado Matemática e Computação-Machine Learning
Instituição
Universidade do Minho
Aos mestrdos integrados em engenharia biomédica, claro, uma vez que é o tema deste tópico!
Sim mas dentro do mestrado integrado pode-se escolher vários ramos dependendo da universidade(eletrónica médica, informática médica, biomecânica, etc)

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Sim mas dentro do mestrado integrado pode-se escolher vários ramos dependendo da universidade(eletrónica médica, informática médica, biomecânica, etc)
Para ser sincera, nunca ouvi falar de tal coisa! Todos recebemos o mesmo tipo de formação, à exceção das cadeiras opcionais/blocos livres em que cada um escolhe conforme o ramo que pretende trabalhar mais e depois há a dissertação que "define" a nossa especialização!
Aquilo de que falas dá a ideia que o curso é o mesmo mas os estudantes têm planos de estudos diferentes conforme essas áreas o que, pelo menos na Nova, não acontece.
Quando falei da empregabilidade estar nos 96% (depois confirmei e até é mais) falei no curso como um todo... Dos diplomados que saíram de Engenharia Biomédica cerca de 98% está a trabalhar, pelos dados do IEFP.

Matrícula
8 Fevereiro 2015
Deixa me complementar a informação de empregabilidade de forma qualitativa. Muitos colegas meus de engenharia biomédica não trabalham na área, a sua grande parte está em consultoria (Tecnologias de Informação) em projectos, na sua maioria, da área da banca ou telcos.

guickel00b

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2015
Boa tarde, queria candidatar-me para Biomédica na FCT mas o facto de a universidade ser na caparica n me agrada de todo nem o ambiente da faculdade. A minha outra opção é a FCUL mas dizem que o ambiente entre os colegas é ainda pior... o que dizem ? Em termos de faculdade qual acham ter mais prestigio? obg.

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Boa tarde, alguém me sabe dizer se a FCTUC é uma "boa aposta" para seguir este curso?
Além disso, disseram-me que Engenharia Mecânica é um pouco parecida com Engenharia Biomédica, alguém me sabe distinguir o que pode fazer um engenheiro mecânico e o que faz um engenheiro biomédico?

Agradeço resposta,

Ana Teixeira

joaord

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2015
Boa tarde, eu estou também interessado neste curso. Pensei no IST por ser reconhecido e conceituado, contudo tenho a ideia de que o ambiente não é muito bom, porque há muita competitividade entre os alunos, gostava de saber como era o ambiente da universidade e entre os alunos também. Também já me disseram que as aulas eram todas em Inglês, é verdade?

Agradeço uma resposta, obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joaord . No que toca ao IST, o ambiente muda um pouco de curso para curso, e até de ano para ano e turma para turma, mas é sempre pintado de uma forma pior do que realmente é, segundo a minha experiência noutro curso. As aulas só costumam ser em inglês no mestrado, nos casos em que existem alunos estrangeiros na sala. É inclusive uma das obrigações que entrou no regulamento do IST com Bolonha.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá, estou a pensar em concorrer a eng.biomédica em coimbra, mas é mestrado integrado. É possivel eu fazer a licenciatura em coimbra e o mestrado em lisboa, por exemplo?
Podes fazer isso, sim. Lá por ser integrado não és obrigada a realizar o mestrado na mesma instituição de ensino.

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Boa tarde, eu estou também interessado neste curso. Pensei no IST por ser reconhecido e conceituado, contudo tenho a ideia de que o ambiente não é muito bom, porque há muita competitividade entre os alunos, gostava de saber como era o ambiente da universidade e entre os alunos também. Também já me disseram que as aulas eram todas em Inglês, é verdade?

Agradeço uma resposta, obrigado
Olá boa tarde!
Estou na FCT UNL, e quanto ao ambiente na nossa faculdade e curso posso garantir-te que é do melhor. Quando entrei, não conhecia absolutamente ninguém e no espaço de pouco tempo já tinha encontrado as pessoas com quem melhor me dou. É excelente!
Também sofri com a dúvida de IST ou FCT, mas acabei por ficar na segunda e não me arrependi.
Quanto à competividade, isso não acontece connosco (não posso falar noutros cursos ou faculdades porque não conheço) mas isso, até agora, não tem existido. O nosso curso organiza-se por grupos de cada ano, no facebook e muitas vezes debatemos a matéria lá. Além disso, todos os anos é organizada uma dropbox para os caloiros com tudo o que há até à data, das várias cadeiras. Também possuímos um repositório de Biomédica. Por isso, coisas para estudar e pessoas que ajudem (incluindo veteranos e professores) não faltam!
Boa sorte no concurso! :)

Boa tarde, queria candidatar-me para Biomédica na FCT mas o facto de a universidade ser na caparica n me agrada de todo nem o ambiente da faculdade. A minha outra opção é a FCUL mas dizem que o ambiente entre os colegas é ainda pior... o que dizem ? Em termos de faculdade qual acham ter mais prestigio? obg.
Olá! Como aluna da FCT posso dizer que as tuas dúvidas em relação à faculdade são legítimas mas acontece que o facto de ser na caparica não é mau (tem os seus inconvenientes por causa dos transportes mas nada mais).
Quanto ao ambiente cá, não tens motivo para ter medo! É excelente. Como aliás, já expliquei na resposta anterior...
Quanto ao prestígio é difícil acreditar em mim porque vou puxar brasa à minha sardinha MAS o que te posso dizer objetivamente é que a NOVA tem ganho inúmeras distinções a nível internacional sendo das melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. A FCT também tem os seus prémios sendo que este ano professores alunos e investigadores têm sido também distinguidos (incluindo um ex aluno de Engenharia Biomédica que ficou em primeiro lugar num concurso europeu por ter desenvolvido um novo método de diagnóstico do cancro.
Para acabar, se a tua dúvida é FCT ou FCUL, para eng biomédica acho que a resposta óbvia é a FCT. A FCUL é mais virada para a ciência como investigação enquanto que a FCT é mais tecnologias logo engenharias...
Desejo-te muita sorte no concurso :)

• Like
Reactions: Beatriz Chaves

Daniela Metello

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2015
Olá, estou a pensar candidatar-me a Engenharia Biomédica no IST, alguém me pode dizer alguma coisa sobre o curso, o que estão a achar, se há apoio tanto por parte dos professores como do resto dos alunos, o ambiente e como costumam ser os horarios(por exemplo a que horas começam as aulas)? Por favor, é mesmo importante para conseguir convencer os meus pais, preciso de saber o maior numero de detalhes! Desde já, muito obrigada!

• Like
Reactions: msro